Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesSociedade Secreta

A influência de Pã na cultura pop

Da mitologia para o imaginário coletivo

15/02/2024

Um labirinto de imaginação, temor e fascínio. Essa é a essência de O Grande Deus Pã, obra-prima do escritor galês Arthur Machen, considerada uma das precursoras do horror cósmico. Revelando aos poucos uma teia de segredos ocultos, a narrativa se desenrola a partir da descoberta de experimentos científicos e rituais misteriosos capazes de despir os véus que separam o mundo real do mundo sobrenatural.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: O GRANDE DEUS PÃ, POR ARTHUR MACHEN

Inspirando grandes nomes do terror e da fantasia, como H.P. Lovecraft, Stephen King e Guillermo del Toro, O Grande Deus Pã supera as fronteiras do convencional e explora temas como a busca pelo conhecimento proibido e os limites entre o bem e o mal. Unindo o sobrenatural e o cotidiano, o fio condutor da trama é o Deus Pã, uma entidade milenar que se popularizou no panteão grego.

Emprestando seu nome à obra de Arthur Machen, Pã é a divindade grega dos pastores, associado aos rebanhos, bosques, florestas e tudo que é silvestre. Conhecido por seu jeito espalhafatoso e luxúria, ele é representado com uma aparência híbrida: seu corpo e braços são humanos, enquanto a cabeça, as pernas e o rabo são de bode. 

o grande deus pã

No entanto, a divindade há muito saiu da mitologia para fincar seu lugar no imaginário coletivo e na cultura pop. Você inclusive já deve ter se deparado com algumas versões e alusões a esse personagem por aí! Para refrescar sua memória, a Caveira separou exemplos da presença de Pã na cultura pop para você entrar no clima de O Grande Deus Pã.

1. O Labirinto do Fauno

Com o título original El Laberinto del Fauno, o premiado filme de Guillermo del Toro foi traduzido para o inglês de Pan’s Labyrinth justamente para enfatizar a conexão com obras do final do século XIX como O Grande Deus Pã. Ao invés de retratar diretamente a divindade, o longa traz seu equivalente romano, o Fauno. Embora não sejam a mesma coisa, as duas criaturas compartilham a essência e as características físicas.

labirinto do fauno

Segundo alguns historiadores do cinema, del Toro teria encontrado inspiração para o personagem nas representações de romances vitorianos e eduardianos, os quais enfatizavam o lado sombrio e sinistro de Pã, construído como um ser ambivalente e possivelmente perigoso. 

2. A Lenda

O icônico vilão Darkness do filme A Lenda pode à primeira vista lembrar o Diabo, principalmente devido à sua pele vermelha, mas o personagem interpretado por Tim Curry possui inspiração em Pã. Além dos chifres de bode, o antagonista também possui um corpo metade humano e metade animal. Darkness também é um bom exemplo de como Pã e seus companheiros sátiros influenciaram a iconografia diabólica cristã, a qual incorporou a divindade grega e suas características físicas em seu panteão demoníaco.

a lenda

3. O Chamado das Asas

Acredite se quiser, mas Pã já apareceu em uma história da dama do crime, Agatha Christie. Publicado em 1971, “O Chamado das Asas” integra a coletânea A Mina de Ouro e Outras Histórias, composta por quinze contos que saíam um pouco do tradicional estilo policial da autora. Aqui, Agatha Christie evoca o imaginário de Pã por meio do instrumento que o representa: sua famosa flauta. A Caveira não quer entrar em spoilers, mas imagine só a seguinte imagem: um flautista com as pernas amputadas capaz de tocar uma inebriante melodia. 

LEIA TAMBÉM: QUEM É O DEUS PÃ NA MITOLOGIA GREGA?

4. As Crônicas de Nárnia

Criação de C.S. Lewis para os livros As Crônicas de Nárnia, Tumnus é o fauno que os protagonistas encontram em Nárnia no primeiro livro da série, O Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupa. Com traços mais suavizados e menos assustadores, ele aparece como uma figura bondosa e domesticada, diferentemente das outras representações sinistras de Pã. Inclusive, Tumnus foi a inspiração inicial da saga. A ideia para o primeiro livro veio para o escritor através da imagem mental de um fauno caminhando em uma floresta nevada. 

crônicas de nárnia

5. Percy Jackson e os Olimpianos

A série literária escrita por Rick Riordan ficou famosa por retratar e reinterpretar a mitologia grega e é claro que Pã não ficaria de fora dessa. Ao longo dos cinco livros, a divindade está desaparecida há séculos e é incessantemente procurada pelos sátiros. Um deles é Grover, o melhor amigo do protagonista, que busca sem sucesso por ele ao longo dos quatro livros. Os leitores enfim descobrem o que aconteceu com Pã em A Batalha do Labirinto quando o grupo parte para o mitológico Labirinto de Creta.

6. Peter Pan

É possível encontrarmos várias inspirações na criação de Peter Pan, personagem clássico de J.M. Barrie. Uma delas é justamente Pã. Enquanto o primeiro nome do menino que não queria crescer veio de um dos filhos adotivos do autor, o segundo vem da divindade grega. Além disso, acredita-se que o jeito travesso, a associação com a natureza e a famosa flauta de Peter também estejam associadas ao personagem mitológico.

peter pan

7. O Homem do Cortador de Grama

Stephen King afirmou que O Grande Deus Pã era uma das melhores histórias de terror já escritas. Não é coincidência então que o escritor tenha incorporado a divindade em seu conto “O Homem do Cortador de Grama”, publicado em 1978 na coletânea Sombras da Noite. Embora não apareça diretamente na história, a divindade grega é central para o desenrolar da narrativa, que parte da premissa de um homem que contrata um novo e perturbador serviço para aparar a grama do quintal de sua casa

8. Pink Floyd e Stevie Wonder

Engana-se quem acha que Pã não fez sua aparição no mundo da música com sua famosa flauta! O deus grego é referenciado em canções e álbuns dos mais diversos estilos musicais. É citado em “Power Flower do cantor Stevie Wonder e também inspirou o título do primeiro álbum da banda britânica Pink Floyd. O grupo nomeou The Piper at the Gates of Dawn como uma referência ao capítulo homônimo do livro The Wind in the Willows, publicado por Kenneth Grahame em 1908, que traz o encontro dos protagonistas com a divindade. O empresário da banda chegou a comentar certa vez que o vocalista Syd Barrett havia creditado Pã por ter lhe fornecido um melhor entendimento da natureza

pink floyd

9. Castlevania

Pã também faz uma participação em Castlevania: Lords of Shadow, videogame lançado em 2010 como reboot da clássica série de jogos japonesa. A entidade grega aparece como conselheiro do personagem principal, atendendo também ao nome de Nomios. Seu nome e aparência são inspirados diretamente na representação clássica de Pã, contando com pernas de bode e chifres. No entanto, diferentemente de outras versões citadas, aqui o personagem auxilia o protagonista ao longo de sua jornada. 

castlevania

10. O Mundo Sombrio de Sabrina

A relação da deidade grega com a natureza foi reforçada na terceira parte de O Mundo Sombrio de Sabrina. Disfarçado como Professor Carcosa, Pã chega na cidade de Greendale em busca de vingança contra as bruxas e querendo ressuscitar antigos deuses pagãos. Apresentado como o vilão da temporada, ele se passa por humano e revela posteriormente sua verdadeira aparência tocando sua flauta mágica. O personagem é descrito como a “loucura personificada”, já que seu olhar e performance musical podem causar efeitos negativos nas pessoas. 

pã sabrina

Uma jornada fascinante pela imaginação

Músicas, filmes, séries de televisão e livros. Pã está em praticamente todos os lugares. Ao longo do tempo, a divindade inspirou autores famosos, como Oscar Wilde e Algernon Blackwood, aparecendo até mesmo em uma história da Mulher Maravilha escrita pelo célebre artista George Pérez

Arthur Machen enxergou cedo a potencialidade dessa criatura mitológica e habilmente lhe deu contornos cósmicos em O Grande Deus Pã, o mais novo integrante da marca Sociedade Secreta. Com revelações perturbadoras sobre a mente, o desejo e o espírito humano, a obra de Machen influenciou escritores como H.P. Lovecraft, Neil Gaiman, Stephen King e Peter Straub, que credita O Grande Deus Pã como grande influência em seu trabalho Ghost Story

o grande deus pã

Marco da literatura de fantasia e terror, O Grande Deus Pã é uma fascinante jornada que explora as áreas mais sombrias da mente humana, levando o leitor por labirintos de imaginação nunca antes vistos. Prepara-se para embarcar em mais uma viagem com a Caveira. Pã está nos esperando. 

LEIA TAMBÉM: O PODER DA MITOLOGIA NA CULTURA POP

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Claudio Morcego

    17 de fevereiro de 2024 às 06:49

    uma obra bem interessante e muito influente na literatura e cultura pop. excelente lançamento.

  • LA

    18 de fevereiro de 2024 às 13:39

    Eu vi esse ser durante uma Cerimônia de Ayahuasca. A princípio pensei que era Bafomet, agora de 2 a 3 anos depois estou me deparando com esses estudos sobre Pã e tem feito mais sentido pois eu o vi claramente tocando uma flauta cercado de pessoas ruivas. Pã era um ser gigante e as pessoas as sua volta pareciam brinquedo em miniaturas. Tô bem curioso pois não tinha conhecimento sobre esse ser antes. Ele ficou bastante tempo comigo me ensinando algumas coisas sobre ele. Me falou que tinha essa aparência para assustar os que fossem preconceituosos de coração, pois eles não poderiam ter acesso aos mistérios da naturesa! Mas os mistérios ele não me contou… Nao estava muito interessado nisso e estava bem mais interessado em saber quem ele era. Tenho uma música aonde eu conto esse relato, mas o nomeio como Bafomet porque até então não tinha o conhecimento de seu real nome. Grato pela matéria, me fez entender melhor sobre essa passagem e minha vida.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Grande Deus Pã + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Ghost Story + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidades

Jane Toppan: Conheça o caso dessa lady killer

Conhecida como “a primeira serial killer dos Estados Unidos”, Jane Toppan se valia...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide
Crime SceneNovidades

O.J. Simpson morre aos 76 anos

Aos 76 anos de idade, O.J. Simpson faleceu em decorrência de um câncer nessa...

Por DarkSide