Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFilmes

A Órfã: 7 Curiosidades sobre o filme

O plot twist mais tenso de 2009

ATENÇÃO: O POST A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DO FILME DE 2009

Lançado em 2009, A Órfã conseguiu a façanha de deixar espectadores do mundo todo de boca aberta com seu plot twist para lá de inesperado. O que parecia ser outra história de criança assassina que atormenta todos ao seu redor, tomou um rumo sinistro quando descobrimos que as coisas não são exatamente o que parecem e que a criança… não é bem uma criança. 

LEIA TAMBÉM: ÓRFÃ 2: AS ORIGENS MACABRAS DE ESTHER LOGO SERÃO REVELADAS

Dirigido por Jaume Collet-Serra, responsável por A Casa de Cera (2005), e protagonizado por Vera Farmiga (Invocação do Mal) e Peter Sarsgaard (A Chave Mestra), A Órfã conta a história de Kate e John Coleman, que, após perderem a filha durante o nascimento, resolvem adotar uma garotinha russa de 9 anos chamada Esther. Entretanto, a menina não é tão inocente quanto parece e inicia um reinado de terror na residência da família, principalmente contra os outros dois filhos do casal, Max e Daniel.

A Órfã 2009
© 2009 Dark Castle Holdings, LLC.

Apesar das críticas mistas, o longa foi um sucesso de bilheteria e em 2022 ganhou uma esperada e inusitada prequela intitulada Órfã 2: A Origem. Para marcar esse lançamento que está dando o que falar, a Caveira separou algumas curiosidades sobre o primeiro filme:

1. O filme é inspirado em uma história real

No chocante plot twist de A Órfã descobrimos que Esther não é uma criança, mas sim uma mulher de 33 anos com hipopituitarismo, uma doença rara que causa a diminuição da atividade da hipófise e resulta em baixa estatura, infertilidade e outros sintomas. O que o filme deixa de fora é que o hipopituitarismo tem tratamento a partir de reposição hormonal e Esther deveria estar tomando medicamentos diários ou semanais para sobreviver, já que sua saúde estaria extremamente frágil. 

Mas as semelhanças com a realidade não param por aí. Por mais espantoso que seja, o filme foi inspirado na história real de Barbora Skrlová, uma mulher que nasceu com uma condição hormonal que a fazia parecer uma criança. 

Em 2007, Skrlová foi morar com as irmãs Katerina e Klara Mauerova na cidade de Kuřim, na República Tcheca. Usando o nome Anna, ela contou a história de que havia sofrido abusos de sua família. Após se mudar para a residência, Barbora/Anna cometeu vários atos de tortura e crueldade contra as crianças Mauerova e ainda convenceu as irmãs a participarem dos atos brutais. 

Após as denúncias de vizinhos, as autoridades chegaram ao local e Barbora fingiu ser uma menina de 12 anos que havia sido sequestrada pelas irmãs. Ela conseguiu fugir, sendo encontrada anos depois na Noruega, onde se passou por um menino de 13 anos e conseguiu ser adotada por um casal que não fazia ideia de sua verdadeira identidade. 

Barbora Skrlová
Julgamento de Barbora Skrlová / Divulgação

2. Esther era inicialmente bem diferente

No roteiro original, Esther foi descrita como possuindo pele pálida e cabelo loiro platinado. O visual da antagonista foi alterado porque Isabelle Fuhrman impressionou tanto os produtores que acabou levando o papel mesmo não preenchendo as características. Com 11 anos na época, ela compareceu aos testes com o visual que acabou definindo a personagem: um vestido antigo e fitas ao redor do pescoço e dos pulsos. 

Durante as filmagens, o diretor Jaume Collet-Serra permitiu que Isabelle fizesse as cenas com palavrões em apenas uma ou duas tomadas para que não ficasse xingando repetidamente. Quando o filme finalmente chegou nos cinemas, a atriz teve permissão para participar da estreia com a condição de que sua irmã mais velha se sentasse ao seu lado e cobrisse seus olhos nas cenas mais violentas.

A Órfã
© 2009 Dark Castle Holdings, LLC.

3. Semelhanças com O Chamado 2

No clímax do filme, após Esther ser desmascarada, ela e Kate lutam no lago congelado perto da casa da família. O gelo quebra e as duas caem na água gelada. Quando a personagem de Vera Farmiga sobe até a superfície e tenta sair do buraco, Esther pede ajuda e implora “por favor, não me mate mamãe”. Kate então responde “eu não sou a p**** da sua mamãe” e a chuta novamente para as profundezas geladas. 

Os darksiders mais atentos provavelmente vão perceber que essa cena é familiar. No clímax de O Chamado 2, quando Rachel, interpretada por Naomi Watts, sai do poço, Samara tenta enganá-la e a chama de mamãe. Antes de fechar a entrada do poço com um pedregulho enorme, ela retruca: “eu não sou a p**** da sua mamãe”.

A Órfã
© 2009 Dark Castle Holdings, LLC.

4. Leonardo DiCaprio foi um dos produtores

Apesar de não se envolver muito com produções de horror, Leonardo DiCaprio foi um dos produtores do filme. Segundo alguns boatos internos, o ator inclusive foi o responsável por conseguir o envolvimento de Vera Farmiga e Peter Sarsgaard no projeto. 

A cena final em que Esther afunda no lago foi filmada para imitar o famoso momento de Titanic (1997) em que o corpo de Jack, personagem de DiCaprio, flutua para o fundo do oceano.

LEIA TAMBÉM: 5 FILMES PARA QUEM ADOROU LADY KILLERS

5. O filme causou controvérsia com agências de adoção

A Órfã recebeu inúmeras reclamações de agências de adoção e lares temporários, que incentivaram o boicote ao filme por sua representação negativa da adoção e de crianças do leste europeu. Isso levou a Warner Brothers a retirar a frase “deve ser difícil amar uma criança adotada como se fosse sua” do trailer. 

Após essas polêmicas, no DVD lançado nos Estados Unidos foi inserida uma mensagem que promovia e incentivava a adoção, avisando que o filme não passava de ficção e não deveria atrapalhar um processo tão bonito.  

A Órfã
© 2009 Dark Castle Holdings, LLC.

6. Simetria desconcertante

Se você olhar para o pôster do filme, o qual traz o rosto de Esther encarando o espectador, vai sentir um leve desconforto. Mas pode ficar tranquilo que isso foi proposital!

Os designers do cartaz espelharam metade do rosto da atriz Isabelle Fuhrman para deixá-lo perfeitamente simétrico e causar essa inquietação em quem observa.

Poster filme A Órfã
© 2009 Dark Castle Holdings, LLC.

7. Uma carreira com crianças malignas

Mais do que qualquer outro artista, Vera Farmiga é conhecida por participar de projetos com crianças e adolescentes endiabrados. A atriz interpretou a médium Lorraine Warren nos filmes Invocação do Mal, Annabelle 3: De Volta para Casa e Invocação do Mal 2, além da famosa Norma Bates na série de televisão Bates Motel.

Mas a maior semelhança com certeza fica com Joshua, o Filho do Mal, lançado apenas dois anos antes de A Órfã. No filme, Farmiga interpreta Abby, a mãe de um menino prodígio extremamente manipulador e sádico que não consegue lidar com o nascimento da irmã mais nova e começa a aterrorizar a família. 

Filme Joshua
© 2007 Twentieth Century Fox

LEIA TAMBÉM: 7 FILMES DE TERROR COM CASAS ASSOMBRADAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Evil

    20 de setembro de 2022 às 21:26

    muito dark

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Menina Má
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneGraphic NovelLivros

3 Livros sobre Jeffrey Dahmer publicados pela DarkSide®

A série da Netflix sobre os crimes cometidos por Jeffrey Dahmer dão alguns insights...

Por DarkSide
DarkloveFilmes

Os paralelos entre A Mulher Rei e Ela Seria o Rei

O filme A Mulher Rei estreou em meados de setembro e apresenta Viola Davis como...

Por Dayhara Martins
ArtigoMagicae

A bruxaria é um ato político

“Eu sou bruxa.” Essas três palavrinhas sempre irão causar algum tipo de reação,...

Por DarkSide
FilmesHalloweenNovidades

Halloween está de volta aos cinemas

Uma das grandes certezas do universo do terror é a de que Michael Myers sempre...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabra

A macabra medicina dos médicos que fazem cirurgias em si próprios

Quem já precisou passar por uma cirurgia deve se lembrar bem de todos os cuidados...

Por DarkSide