Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarkSide Records

A relação de Robert Crumb com a música

Um dos maiores quadrinistas da história também manja muito do assunto

16/08/2024

Um dos maiores nomes dos quadrinhos underground, dos quais praticamente foi inventor, a lenda Robert Crumb é reconhecidamente um apaixonado por música. Tudo bem que temas sexuais e escatologia fizeram parte do seu trabalho nos últimos 60 anos, mas o criador fez história também com quadrinhos autobiográficos e escrevendo e ilustrando sobre música — de livros como Heróis do Blues, Jazz & Country, lançado aqui pela DarkSide® Books, a capas de álbuns como Cheap Thrills (1968), da Big Brother and the Holding Company e da coletânea The Music Never Stopped: Roots of the Grateful Dead. Aliás, não só: ele também compõe, canta, toca banjo, entre outros instrumentos, sendo líder da banda The Cheap Suit Serenaders.

LEIA TAMBÉM: Lançamento: Heróis do Blues, Jazz & Country, por Robert Crumb

E essa história começou lá atrás, quando o jovem Crumb, então com 15 anos — e ele completa 81 anos em 30 de agosto — começou a colecionar discos de jazz e blues, com foco nas décadas de 1920 a 1940. Seus estilos preferidos até hoje seguem a mesma linha: country, bluegrass, big band, swing — tanto que, além do livro em que homenageia os pioneiros desses gêneros, são essas músicas que embalam Crumb, documentário sobre sua carreira lançado por Terry Zwigoff, que ganhou o prêmio de melhor documentário no prestigioso Festival Sundance, em 1995.

Daquela coleção para montar uma banda o caminho era quase inevitável. Crumb se juntou ao seu xará Robert Armstrong, também conhecido na cena de HQs underground, autor de Mickey Rat and The Couch Potatoes e fã das mesmas bandas e artistas que ele. Junto com Al Dodge, os The Cheap Suit Serenaders começaram a tocar só pela diversão, mas a coisa ficou séria quando Denis Kitchen, outro cartunista, se ofereceu para gravar um disco da banda. Foi quando lançaram um álbum de 78 rotações assinando como R. Crumb and his Keep on Truckin’ Orchestra.

album crumb

A coisa foi ainda mais longe, e os quadrinistas-que-viraram-músicos chamaram atenção dos selos Blue Goose (cujo logotipo ele desenhou) e Yazoo Records, especializados em “música de raiz” — ou seja, blues, country e jazz. Tocaram em muitos casamentos e chegaram a ter formações com sete ou oito músicos, incluindo Zwigoff no violoncelo. Eventualmente, Crumb se exilou no interior dos EUA e depois na França, onde vive até hoje, afastando-se da banda. 

Mas você acha que ele parou com a música? Jamais. Em 1986, na França, ele formou a banda Les Primitifs du Futur com Dominique Cravic, com quem gravou quatro álbuns, cujas capas, adivinhe, também foram desenhadas com ele. Em 2006, ele organizou e ilustrou o maravilhoso Heróis do Blues, Jazz & Country

Eventualmente, Crumb toca com a East River String Band, para a qual ilustrou quatro capas de discos, incluindo Goodbye Cruel World, no qual ele ainda canta, toca ukulele, bandolim e tiple, uma espécie de violão de 12 cordas. 

LEIA TAMBÉM: Celebre os Heróis do Blues, Jazz & Country com essa playlist

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

The American Scream: Torne-se um adulto da pior maneira possível

Vamos começar essa matéria dizendo que, mais cedo ou mais tarde, todo fã de horror...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesFilmes

A ligação secreta entre Halloween 3 e Invasores de Corpos

Santa Mira, Califórnia, não é um lugar qualquer no cinema de terror. Em 1956, foi o...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Tudo o que sabemos sobre Casamento Sangrento 2

O dia do seu casamento deve ser um dos mais felizes da sua vida, certo? Bem, talvez...

Por DarkSide
ArtigoDarklove

A casa como espaço de opressão

Quando pensamos no gótico enquanto gênero literário, é fato que o ambiente físico...

Por Dayhara Martins
GamesNovidades

O jogo de tabuleiro de O Massacre da Serra Elétrica

A franquia que revolucionou o terror nos anos 1970 está prestes a fazer vítimas nas...

Por DarkSide