Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

ListasMacabra

A transformação dos zumbis no cinema em 7 filmes icônicos

Desde o primeiro filme de zumbis, muitas mudanças aconteceram aos mortos-vivos.

Mortos que caminham pela terra, criaturas que retornam à vida para tirar a paz dos vivos… a história dos mortos-vivos tem diversas origens. Do revenant europeu ao Wiedergänger alemão, várias são as lendas que nos contam um pouco mais sobre a possibilidade dos mortos estarem por aí, à solta. 

No cinema, entretanto, devido ao contexto do período, os mortos-vivos  foram inspirados principalmente nas histórias de zumbis haitianos, através de relatos de viagem que chegavam à América do Norte. Esses relatos tratavam de forma exótica o que era uma parte específica da cultura local, que logo foi inserida nos filmes e livros de gênero.

Uma das criaturas de maior sucesso no terror, os zumbis passaram por algumas mudanças desde que estrearam nos cinemas, em 1932. Listamos 7 filmes que formam um panorama das principais transformações dos mortos-vivos na sétima arte.

1. Zumbi Branco

Lançado em 1932, dirigido por Victor Halperin e estrelado por Bela Lugosi, Madge Bellamy e Joseph Cawthorn, Zumbi Branco, acredita-se, foi o primeiro filme de zumbis a ser feito. Adaptado a partir do livro The Magic Island, um relato de viagem de William B. Seabrook, Zumbi Branco conta a história de um jovem apaixonado que, percebendo que a mulher que ama irá se casar em breve com o noivo, faz com que um feiticeiro a afaste do homem. Tudo sai do controle, e a jovem acaba sendo transformada em uma zumbi. Seabrook, autor do livro original, passou anos com a marinha norte-americana na ocupação do Haiti, no começo do século XX. Lá, ele afirma, conheceu uma série de encantamentos da população haitiana que, diziam, enganava a morte e trazia os falecidos de volta à vida. 

LEIA TAMBÉM: 5 PACTOS DIABÓLICOS DO CINEMA

2. A Morta-Viva

Uma enfermeira é contratada para cuidar da esposa do dono de uma plantação de açúcar em uma ilha caribenha, pois a mulher tem agido de forma estranha nos últimos dias. Dirigido por Jacques Tourneur e lançado em 1943, novamente o zumbi se volta para suas origens no Caribe para contar uma história de estranheza entre culturas. 

3. A Noite dos Mortos-Vivos

Dirigido por George A. Romero, o filme de 1968 alterou completamente a forma como os zumbis, ou os mortos-vivos, são vistos no cinema. Cercados por essas criaturas, um grupo de desconhecidos se reúnem em uma fazenda buscando a sobrevivência. Desde A Noite dos Mortos-Vivos, os zumbis foram cada vez mais afastados de suas origens caribenhas e cada vez mais aproximados de uma história de origem própria — vírus, doenças ou eventos cataclísmicos que trazem os mortos de volta à vida, em vez de feitiçaria proveniente de culturas de matriz africana.

4. A Maldição dos Mortos-Vivos

Baseado no livro de 1985 de Wade Davis, The Serpent and the Rainbow: A Harvard Scientist’s Astonishing Journey into the Secret Societies of Haitian Voodoo, Zombies, and Magic, A Maldição dos Mortos-Vivos, de 1988, foi dirigido por Wes Craven. Em seu livro, Davis conta como, através de suas pesquisas com a etnobotânica, poderia ter desvendado o mistério por trás dos curandeiros e zumbis haitianos. O trabalho de Davis, assim como o filme, sofreu diversas críticas pela literatura especializada na área devido a forma como as pesquisas foram conduzidas. 

LEIA TAMBÉM: 7 FILMES PARA CONHECER O CINEMA BRASILEIRO DE TERROR

5. [REC]

Dentre as produções mais recentes, o filme espanhol [REC] se destacou entre os fãs de terror. Dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza, vemos uma equipe de reportagem cuja intenção é acompanhar a noite de um batalhão de bombeiros. Quando os bombeiros recebem uma chamada, as coisas acabam desandando. A franquia contou com quatro filmes e recebeu um remake norte-americano. A junção dos zumbis com o subgênero do found footage foi um sucesso.

6. Invasão Zumbi

O filme de 2016, dirigido por Sang-ho Yeon, foi um dos respiros mais inovadores se tratando do tema de zumbis nos últimos anos, e seu sucesso foi imenso. Em Invasão Zumbi, acompanhamos um grupo de passageiros que estão em um trem de Seul para Busan, na Coréia do Sul, quando um vírus zumbi é detectado. Eles terão que lutar para sobreviver. As cenas com os zumbis e a forma como as criaturas foram tratadas o colocou no topo das listas de filmes de mortos-vivos.

7. Zumbilândia

Uma parte divertida e interessante da história dos zumbis no cinema é a mistura com a comédia. Dirigido por Ruben Fleischer, Zumbilândia, de 2009, nos conta a história de um grupo de desconhecidos que juntos tentarão sobreviver a um país infestado de zumbis. Outros filmes de comédia e zumbis, como Todo Mundo Quase Morto (2004) e Anna e o Apocalipse (2017) também souberam mesclar bem os dois gêneros.

Quer conhecer mais sobre zumbis? No blog da Macabra você encontra uma breve história de como essas criaturas chegaram aos cinemas e de onde elas vieram.

Sobre Macabra

Macabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Invasores de Corpos + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Livros de Sangue: Volume 1 + Brindes Exclusivos
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneFilmesSéries

Raphael Montes: Das páginas para as telas

Raphael Montes sempre demonstrou seu interesse pela Literatura e, embalado por livros...

Por DarkSide
HalloweenLançamentoMacabra

Lançamento: Halloween – O Legado de Michael Myers, de Dustin McNeill e Travis Mullins

A Macabra Filmes, em parceria com a DarkSide® Books, realiza um sonho antigo da...

Por Macabra
Graphic NovelVários

Stephen King assombra o mundo há 74 anos

Stephen King é um dos maiores mestres do terror e vem aterrorizando gerações com...

Por DarkSide
Dark HouseDarksideLançamento

Dark House: Uma coleção de casas diabolicamente assombradas

Para celebrar nove anos de histórias assombrosas, a Caveira convida os darksiders a um...

Por DarkSide
DarksideLançamento

Nova edição: Amityville, de Jay Anson

Depois de passar um período fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue...

Por DarkSide