Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMedo Clássico

A vez em que Machado de Assis viralizou na gringa

Vídeo no TikTok ultrapassou 740 mil visualizações

18/06/2025

A escritora americana Courtney Henning Novak, de 45 anos, não esperava que seu projeto pessoal de ler livros de diferentes países a partir das letras alfabeto a colocaria diante de uma crise existencial literária. Muito menos a gente. Ao chegar na letra “B” de sua lista, escolheu o Brasil e mirou em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Não demorou muito e a norte-americana se viu completamente dominada pela genialidade do autor brasileiro. Seu desabafo no TikTok — “Por que ninguém me avisou que este é o melhor livro já escrito?” — rapidamente ultrapassou 740 mil visualizações, revelando como a obra de 1881 continua capaz de surpreender leitores no século 21.

LEIA TAMBÉM: Roteiro Machado de Assis para a cidade do Rio de Janeiro

A ironia não poderia ser mais machadiana: um livro sobre um defunto contando sua própria história póstuma ganhando vida nova nas redes sociais, que nem existiam quando ele deu vida a tantos personagens inesquecíveis. Courtney foi atingida em cheio pelo gênio do Bruxo do Cosme Velho. Seu desespero hilário – “O que vou fazer da minha vida depois de terminar Memórias Póstumas de Brás Cubas?” – ecoou na internet, fazendo com que milhares de estrangeiros descobrissem o que nós, brasileiros, sabemos há séculos: Machado é imbatível.

brás cubas

A tradutora Flora Thomson-DeVeaux, responsável pela versão em inglês que Courtney estava lendo, celebrou o fenômeno: “É a mesma reação que tive quando li Machado pela primeira vez com meu português ainda ruim: indignação por não tê-lo conhecido antes”. De repente, Brás Cubas estava na boca do povo, de booktubers franceses a professores de literatura em Harvard. A tradução de Flora chegou a ficar em segundo lugar entre as ficções mais vendidas na célebre lista do New York Times. Finalmente muita gente teve a oportunidade de ler a dedicatória “ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver”. E que alegria essa gente toda deve ter sentido.

Enquanto isso, Courtney – que ainda precisava ler autores da Croácia ao Zimbábue – enfrentava seu dilema: como seguir em frente depois de Machado? Ela até pensou em abandonar o projeto para devorar toda a obra do autor, mas seguiu em frente, não sem antes declarar que Machado “deveria ser tão celebrado quanto Shakespeare”, de “roubar” nas próprias regras e ler Dom Casmuro (com direito à polêmica do traiu ou não traiu e tudo) e de se dedicar a aprender português para ter o gostinho de ler Machado no original.

Courtney Henning Novak

Foi um daqueles momentos mágicos em que a literatura transcendeu fronteiras e algoritmos. Machado, que sempre brincou com a ideia de fama póstuma em suas obras, certamente estaria rindo (com aquela risada irônica) ao ver seu Brás Cubas viralizar entre adolescentes norte-americanos. E nós, aqui da DarkSide, só podemos aplaudir: finalmente o mundo está descobrindo o que sempre soubemos. Como diria o próprio defunto-autor, algumas coisas – como a genialidade – simplesmente não morrem.

LEIA TAMBÉM: Rio de Janeiro é a Capital Mundial do Livro

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Medo Imortal + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesResenha

Caveira Viu: Drácula: Uma História de Amor Eterno

Entre os inúmeros personagens literários transportados para as telas do cinema,...

Por DarkSide
CuriosidadesMedo ClássicoSéries

5 referências a Edgar Allan Poe na 2ª temporada de Wandinha

Ela está de volta para infelicidade geral dos DarkSiders que amaram odiar (ou odiaram...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

A ligação feminina com o sobrenatural na ficção

O que você faria se descobrisse que sua esposa é uma poderosa bruxa? Não, não...

Por DarkSide
LançamentoMagicae

Lançamento: O Jardim da Bruxa Natural, por Arin Murphy-Hiscock

Depois do sucesso dos best-sellers Bruxa Natural, A Casa da Bruxa Natural e O Bem-Estar...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SEntrevista

Kate Alice Marshall: “Eu queria saber o que acontece quando a ferida cicatriza de maneira errada”

Quais sensações uma floresta provoca em você? Para Kate Alice Marshall, que cresceu...

Por DarkSide