Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMedo Clássico

Roteiro Machado de Assis para a cidade do Rio de Janeiro

Conheça lugares especiais para o escritor imortal

19/01/2023

Ler uma obra de Machado de Assis é mais do que mergulhar nas camadas de seus complexos, errôneos e absolutamente humanos personagens. É ser transportado a outro tempo e outro lugar, mais precisamente ao Brasil que estava deixando para trás a sua condição de império para se tornar uma república, tendo o Rio de Janeiro como sua capital. 

LEIA TAMBÉM: MACHADO DE ASSIS: MUITO ALÉM DO REALISMO

Um pouco da relação do autor com a capital carioca pode ser observada em Machado, a Cidade e seus Pecados, uma coleção de contos, novelas e fragmentos de romances machadianos que conversam intimamente com a atmosfera fluminense da época. 

Fiel observador da cidade, o escritor imortal tem uma relação especial com alguns cantos do Rio de Janeiro, como os bairros onde morou, trabalhou e os locais que gostava de frequentar. Conheça a seguir um roteiro obrigatório da capital carioca para os fãs de Machado de Assis:

1. Rua do Ouvidor

Cenário das fervilhantes crônicas do autor, a rua do Ouvidor abrigava as redações dos grandes jornais da época, por isso Machado se tornou um assíduo frequentador de olhos e ouvidos sempre atentos para captar as frivolidades do cotidiano. Foi a rua mais movimentada e importante do Rio de Janeiro até a virada do século XX. 

É na rua do Ouvidor que Brás Cubas reencontra Virgília e onde Bentinho costuma passear em Dom Casmurro. Um dos locais prediletos na via era a Livraria Garnier, que servia como ponto de encontro para ele, seus amigos e seu editor.

rua do ouvidor
Imagem: Fulviusbsas/ Wikipedia

2. Laranjeiras

Não foi por acaso que o escritor escolheu o Cosme Velho como local para morar: antes disso ele adorava passear nas Paineiras. Infelizmente a casa onde o autor morou não está mais lá. 

LEIA TAMBÉM: POR QUE MACHADO DE ASSIS ERA CHAMADO DE BRUXO DO COSME VELHO?

Outro ponto preferido por ele era o Largo do Machado. Mas nem tudo era perfeito nas Laranjeiras: Machado de Assis detestava a matriz de Nossa Senhora da Glória. Sua crítica era referente à arquitetura da igreja, e dizem que ele até abaixava a cabeça quando passava por lá para evitar olhar a construção.

igreja nossa senhora da graça
Imagem de domínio público

3. Glória

Na época de Machado, a Glória era um dos bairros mais nobres da capital do Brasil, pois era onde ficavam as embaixadas. Uma de suas principais homenagens ao bairro está em Dom Casmurro: no romance, Capitu e Bentinho moram lá e observam o mar da janela de casa.

glória
Imagem: O Globo

4. Santa Teresa

O charmoso bairro de Santa Teresa permanece até hoje um reduto de artistas, intelectuais e pessoas que gostam de um estilo de vida mais boêmio e pacato. No final do século XIX o local, que fica em uma posição elevada, ganhou um bondinho, que se tornou tema dos textos machadianos. É lá que mora Luiz Garcia, do romance Iaiá Garcia.

santa teresa
Imagem: Bruno Veiga

5. Flamengo

O bairro do Flamengo foi no século XIX o que Copacabana foi para o século XX: um importante destino de lazer da sociedade carioca. Foi na orla do bairro que Machado de Assis decidiu ambientar a morte de Escobar, amigo e antagonista de Bentinho em Dom Casmurro. O bairro também serviu de inspiração para o último romance do escritor, Memorial de Aires.

Flamengo 1949
Imagem de domínio público

6. Confeitaria Colombo

Fundada em 1894, a Confeitaria Colombo era um ponto de encontro entre os intelectuais da época, como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga e, claro, Machado de Assis. Até hoje a confeitaria mantém a mobília do século retrasado e seus salões belamente decorados com toques de art nouveau. Se quiser incluir os quitutes do local no seu roteiro, chegue cedo, pois a Colombo costuma ficar lotada.

confeitaria colombo
Imagem: Diego Baravelli / Wikipedia

7. Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras (ABL) não poderia ficar de fora do roteiro, afinal, Machado de Assis foi seu fundador em 1897, o primeiro dos imortais e detentor da cadeira nº 23. Além do local contar com uma estátua de bronze representando o escritor, vale muito a pena observar o mobiliário preservado desde a época de sua fundação.

ABL
Imagem: Wolfhardt / via Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0

LEIA TAMBÉM: MACHADO, A CIDADE E SEUS PECADOS: CONHEÇA OS 7 PECADOS CAPITAIS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Lisandro

    25 de janeiro de 2023 às 07:28

    Excelente matéria! Gosto muito da obra do Machado de Assis e conhecer os lugares que frequentou e morou, é muito interessante.

  • Marcelo Sarmento

    30 de abril de 2023 às 19:47

    Muito obrigado pelo artigo. Uma pena que o Rio de Janeiro não tenha, até hoje, dado valor a um dos seus mais nobres cidadãos. Não há referências a Machado de Assis da forma que o autor merecia, Machado era gigante, maior que o Rio e Maior que o Brasil, uma pena que seja tratado assim.

  • Denis

    12 de julho de 2023 às 17:32

    muito bom. parabéns!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Medo Imortal + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Parthenon Místico + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide