Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

Você tem coragem de revirar os cômodos dessas propriedades horripilantes?

27/03/2024

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito povoam o terror, causando medo justamente por desestabilizarem a segurança e conforto do nosso lar. Não é coincidência que essas histórias façam tanto sucesso, afinal de contas, não existe nada mais perturbador do que descobrir que sua residência se transformou em seu pior pesadelo.

LEIA TAMBÉM: 5 CASAS DA FICÇÃO INSPIRADAS EM PROPRIEDADES VERDADEIRAS

Mansões decadentes, propriedades rurais, casas vitorianas, hotéis fechados para o inverno e residências suburbanas, o gênero de casa assombrada engloba os mais variados tipos de construção, mostrando que qualquer lugar pode se tornar lar de um fantasma ou de outra entidade sobrenatural. Pensando nisso, a Caveira separou algumas casas fantasmagóricas da ficção para você conhecer e ficar bem longe.

1. Bly

Localizada no condado de Essex, na Inglaterra, Bly é o cenário de A Volta do Parafuso publicado pelo autor americano Henry James em 1898. Uma das casas fantasmagóricas mais famosas de todos os tempos, a propriedade rural é o lar de Miles e Flora, duas crianças órfãs, que se tornam objeto do cuidado de uma nova governanta. No entanto, logo a mulher começa a desconfiar que a misteriosa mansão pode ser também o lar de fantasmas, como os antigos cuidadores dos dois irmãos. A Volta do Parafuso influenciou diversas outras histórias centradas em casas estranhas, além de apontar o perigo de ser uma babá em uma história de terror.

bly a volta do parafuso

2. Casa da Colina

Embora nunca tenha sua localização especificada, a Casa da Colina é um dos grandes exemplos de casas assombradas na ficção. O local, conhecido por suas manifestações sobrenaturais, é o grande protagonista de A Assombração da Casa da Colina, livro publicado por Shirley Jackson em 1959. Na história, acompanhamos a tímida Eleanor, uma jovem que junto a outras duas pessoas recebe o convite do Dr. John Montague para passar um tempo na mansão investigando sua estranha história. Nem precisamos dizer que rapidamente as coisas tomam um rumo dramático, colocando em risco a sanidade e segurança de todos os hóspedes. 

LEIA TAMBÉM: A PSICOLOGIA POR TRÁS DO MEDO DE CASAS MAL-ASSOMBRADAS

3. Hotel Overlook

Inspirado por sua estadia no Hotel Stanley, no Colorado, Stephen King criou um dos locais mais assustadores da ficção: o Hotel Overlook. Cenário principal de O Iluminado, o majestoso hotel esconde segredos sombrios e residentes pouco amigáveis em todos os seus cômodos. Para piorar a situação, King insere uma pequena família para tomar conta do lugar durante o inverno. A adaptação cinematográfica feita por Stanley Kubrick em 1980 ajudou a cimentar a posição do hotel nessa lista. Ah, uma dica: evite os quartos 217 e 237. 

hotel overlook

4. Mansão Belasco

Um dos casarões mais mortais da literatura, a infame mansão Belasco é conhecida pelos horríveis atos de blasfêmia e perversão que ali aconteceram. Localizada no estado do Maine, a diabólica mansão é o cenário de Hell House: A Casa do Inferno de Richard Matheson. Na trama, seguimos uma equipe investigativa que é contratada por um milionário à beira da morte para desvendar os mistérios do lugar e investigar a possibilidade de vida após a morte. Contudo, logo eles descobrem que o local não é chamado de Casa do Inferno à toa e que ali reside um antigo mal.

mansão belasco

5. A casa vitoriana de Elementais

Três casas vitorianas idênticas se impõem sobre a ensolarada praia de Beldame, na atmosfera escaldante do Alabama. Duas são habitáveis, enquanto a terceira está sendo lentamente enterrada sob enormes dunas de areia. Embora esteja desabitada há décadas, a casa não está vazia e algo mortal ali reside. Esse é o cenário de Elementais, obra de Michael McDowell, roteirista de Os Fantasmas se Divertem e autor de Chamas Vivas, concluído por Tabitha King. Revisitando a tradição literária de casas assombradas, McDowell entrega uma residência fantasmagórica diferente de qualquer outra, mostrando que não devemos temer apenas mansões e castelos sombrios. Às vezes, o horror pode acontecer em plena luz do dia em uma bela casa de veraneio. 

elementais

6. Manderley

“Ontem à noite, sonhei que tinha ido a Manderley novamente.” É assim que Daphne du Maurier começa um dos grandes clássicos da literatura, Rebecca. Isso não é para menos. A imponente mansão da família de Winter, localizada em uma propriedade isolada na Cornualha, é um personagem importante em Rebecca, funcionando como uma entidade viva na história. Quando a nova sra. de Winter chega ao local, ela descobre que Manderley está carregada pela presença de Rebecca, a falecida primeira esposa de seu marido. 

rebecca

7. A residência da família Freeling

Os Freeling talvez sejam um dos melhores exemplos de como o mercado imobiliário pode ser um verdadeiro monstro. A família de Diane e Steve achou que havia ganho na loteria quando conseguiu um bom negócio na compra de uma agradável casa na comunidade planejada de Cuesta Verde, na Califórnia. O único problema é que eles não contavam com o fato de que a residência suburbana vinha com alguns inquilinos que não ficaram muito felizes com sua mudança. Essa é a premissa de Poltergeist, clássico de Tobe Hooper e Steven Spielberg que aterrorizou os espectadores em 1982. Não bastasse a casa assombrada, Poltergeist também nos traumatizou com outro objeto: a televisão. 

poltergeist

8. High Place

Uma mansão isolada localizada nas montanhas de uma cidadezinha chamada El Triunfo é local de horrores inimagináveis e lar de um mal abominável. Essa é High Place, residência da família Doyle e para onde a protagonista de Gótico Mexicano, Noemí Taboada, é enviada para socorrer a prima Catalina. Concebida pela autora Silvia Moreno-Garcia, High Place é uma mansão imponente no melhor estilo gótico: permeada por uma atmosfera estranha e indesejável, habitada por moradores suspeitos, envolta em uma densa neblina e situada ao lado de um cemitério gélido e fantasmagórico. 

gótico mexicano

9. A Casa de Usher

É difícil escolher apenas um lugar macabro na produção de Edgar Allan Poe. O autor americano inquieta como nenhum outro, transformando até os lugares mais imemoráveis em cenários assustadores. Contudo, entre tantos exemplos, a decrépita mansão em ruínas da família Usher com certeza se sobressai como uma das mais célebres do horror. Entre tumbas estranhas, cadáveres que podem não ser cadáveres e um brilhante lago assustador, “A Queda da Casa de Usher” é uma das histórias mais fantasmagóricas da literatura, sendo revisitada inúmeras vezes, inclusive em A Queda da Casa Morta de T. Kingfisher. 

a queda da casa morta

10. Thornfield Hall

Parte importante do romance Jane Eyre, publicado por Charlotte Brontë em 1847, Thornfield Hall é a propriedade do misterioso e soturno Edward Fairfax Rochester, onde a protagonista que dá título ao livro encontra emprego como governanta. Imaginada de acordo com a tradição gótica que a obra incorpora, Thornfield Hall é descrita como uma mansão isolada com uma grande quantidade de quartos não utilizados, o que reforça o tom de mistério e segredos ocultos. Para piorar, coisas estranhas acontecem no local, como risadas estranhas, um incêndio misterioso e ataques aos hóspedes. Charlotte Brontë construiu a ambientação sombria da residência para expressar e amplificar a sensação de depressão e mal-estar dos personagens, em contraste com os terrenos ao seu redor, que são saudáveis e alegres, palcos dos momentos felizes da trama. 

11. Allerdale Hall

Uma mansão em ruínas localizada no topo de uma mina de argila vermelha nas colinas de Cumberland, ao noroeste da Inglaterra, desmorona lentamente no solo. Refletindo a decrepitude da família Sharpe, Allerdale Hall é o cenário de A Colina Escarlate, filme de 2015 dirigido por Guillermo del Toro. Apelidada de Crimson Peak devido à cor avermelhada que escoa da neve, remetendo sangue, a sombria residência torna-se o lar de Edith Cushing, após esta se casar com o misterioso Sir. Thomas Sharpe. No entanto, quando se muda para a mansão os pesadelos de Edith se tornam reais e ela passa a ser atormentada por aparições macabras que desejam revelar a história e os segredos de sua nova casa. 

a colina escarlate

Lar, doce lar

Ao longo do tempo, essas residências icônicas da ficção deixaram suas portas abertas, convidando-nos para conhecê-las. Ao nos chamarem para explorarmos seus cômodos fantasmagóricos, descobrirmos seus segredos mais profundos e nos perdermos em seus corredores labirínticos. Sua imponência é tão grande que a Caveira possui uma coleção inteiramente dedicada a homenagear algumas dessas residências assombrosas, a Dark House, além do grande clássico A Volta do Parafuso, que integra a marca Medo Clássico em uma edição ilustrada que te entrega as chaves da residência Bly, uma das mais icônicas da literatura. 

As chaves estão na porta. Basta girar a fechadura, respirar fundo e se aventurar por essas residências sombrias. Cuidado com os vultos que se escondem nas sombras, com as vozes misteriosas e boa sorte para conseguir sair. Você definitivamente vai precisar. 

LEIA TAMBÉM: 7 FILMES DE TERROR COM CASAS ASSOMBRADAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Volta do Parafuso + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Elementais + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Rebecca + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide