Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesLivros

5 Casas da ficção inspiradas em propriedades verdadeiras

Residências com história além da ficção

14/12/2023

Já teve alguma casa de livro ou filme que você tenha pensado “como eu queria conhecer esse lugar”. Embora a maioria delas só pertença à ficção mesmo, existem várias propriedades verdadeiras que inspiraram casas, mansões e castelos da ficção que são quase um personagem da história. E a boa notícia é que várias delas existem até hoje.

LEIA TAMBÉM: A PSICOLOGIA POR TRÁS DO MEDO DE CASAS MAL-ASSOMBRADAS

A Caveira investigou alguns desses imóveis de verdade que acabaram se tornando verdadeiras musas inspiradoras de escritores e roteiristas. Conheça as casas fictícias inspiradas neles:

1. Manderley, de Rebecca

A inspiração de Daphne Du Maurier para a icônica Manderley foi uma obsessão nascida da frustração. A autora cobiçou a mansão Menabilly, na Cornualha, por décadas antes de ela finalmente conseguir se mudar para lá. Foi nos anos em que ela estava de olho na propriedade que ela criou a ideia em torno da mansão enigmática de Rebecca

menabilly

A descrição do local dos De Winter partiu, na verdade, de Milton Hall, perto de Peterborough, que a escritora havia visitado na infância durante a Primeira Guerra Mundial. Mas ao esboçar a história de Rebecca, Du Maurier descrevia a mansão como “vazia, negligenciada, sem a presença do proprietário”, mais ou menos como a casa que ela cobiçava — e onde entrou algumas vezes sem autorização.

2. Mansão Misselthwaite, de O Jardim Secreto

A Great Maytham Hall, no condado de Kent, Inglaterra, é a antiga casa de Frances Hodgson Burnett, autora de O Jardim Secreto. Ele alugou a mansão de campo por dez anos, explorando cada centímetro de seus 18 acres de jardins — o cenário perfeito para compor toda a magia de uma história centrada em crianças.

great maytham hall

Foi a horta do local que despertou a ideia para Burnett. Conforme ela explorava o terreno todos os dias, deparou-se com um pesado portão de ferro escondido por detrás de algumas vinhas. A entrada levava a um jardim murado, plantando a semente para o seu celebrado romance.

3. Amityville

Essa aqui dispensa apresentações, né? Embora o livro de Jay Anson se proponha a relatar o testemunho da família Lutz, que afirmou ter passado por fenômenos sobrenaturais no local, ela também pode ser considerada uma inspiração para casas fictícias porque rendeu uma franquia e muitas produções que fogem bastante da realidade.

amityville

A casa localizada no número 112 da Ocean Avenue foi palco do massacre da família DeFeo em 1974, cometido por um dos filhos da família. Pouco mais de um ano depois, os Lutz se mudaram para o local e relataram alguns fenômenos inexplicáveis, como odores estranhos, ver gosma verde escorrendo de paredes e fechaduras e sentir locais gelados sem motivo aparente pela casa. Até mesmo o nosso querido casal de demonologistas Ed & Lorraine Warren chegou a investigar o local, mas Amityville permanece até hoje com sua fama de casa mal-assombrada — apesar de nunca mais terem sido relatados acontecimentos paranormais.

LEIA TAMBÉM: COMO ESTÁ A CASA DE AMITYVILLE NOS DIAS DE HOJE

4. Mansão Addams, de A Família Addams

Construída em 1888 e localizada no número 21 do Chester Place em Los Angeles, essa propriedade inspirou o que hoje conhecemos como Mansão Addams. Curiosamente, ela apareceu no primeiro episódio da famosa série de TV que transformou os Addams no fenômeno pop que conhecemos a fundo no livro A Família Addams: Retrato de Família.

mansão addams

Diferentemente da Mansão Addams, a casa no Chester Place tinha apenas dois pavimentos. Para acrescentar o terceiro pavimento e a torre gótica, a produção tirou uma foto em tamanho grande da casa verdadeira e um pintor criou os detalhes que estavam faltando. A propriedade passou por diversos donos, incluindo o Mount St. Mary’s College. Eventualmente ela foi demolida para abrir caminho para uma pista recreativa.

5. A casa de Os Goonies

Sim, até a casa do clássico da Sessão da Tarde Os Goonies foi inspirada numa propriedade de verdade. Construída em 1896 em uma vizinhança de classe média, a casa dos Goonies foi habitada por um carpinteiro até 1904. Ele a deixou para os amigos que dividiam a casa até 1925, quando foi vendida para a família que morou ali até 1971.

casa os goonies
Behman Zakeri/Oregon Public Broadcasting – Reprodução

A casa foi vendida novamente em 1975 e então reformada para se tornar a casa que conhecemos tão bem no filme de 1985. No começo dos anos 2000 a propriedade foi comprada de uma dívida hipotecária e resgatada das péssimas condições em que o antigo proprietário a havia deixado. Em janeiro de 2023 a casa foi comprada por um fã de Os Goonies por 1,6 milhão de dólares. A boa notícia é que ele quer manter a propriedade aberta para os fãs do filme.

Bônus: A Polícia do Pensamento e o Grande Irmão, de 1984

Ok, George Orwell se inspirou em muitas coisas para sua obra-prima 1984. Muita mesmo. Mas entre tantas influências, teve um lugar que se tornou uma de suas principais musas: Barnhill. Essa casa de campo na remota ilha escocesa de Jura foi o local onde Orwell criou a Polícia do Pensamento e o Grande Irmão

barnhill 1984

Localizada nas Ilhas Hébridas, Barnhill era, e ainda é, quase que completamente fora de alcance. De sua mesa com vista para a janela, o escritor via uma paisagem deserta e imaginava um mundo onde não houvesse privacidade ou liberdade. Foi assim que surgiu esse clássico distópico.

LEIA TAMBÉM: 8 REFERÊNCIAS A 1984 NA CULTURA POP

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Rebecca + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Jardim Secreto + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarklove

Conheça o conto da princesa Kaguya

A cultura japonesa é recheada de histórias fascinantes, criaturas misteriosas e seres...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

8 Curiosidades sobre a floresta de Aokigahara

A noroeste do majestoso Monte Fuji, nos arredores de Tokyo, encontra-se Aokigahara, uma...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Tudo que sabemos sobre MaXXXine

E quem diria que um terror indie sem distribuição chegaria ao terceiro filme com...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Jogos Mortais XI tem novidades de roteiro e lançamento adiado

Marcus Dunstan, roteirista de Jogos Mortais XI, finalmente atualizou os fãs sobre o...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Pin: Um Trauma feito de loucura e plástico

Alguns filmes sempre foram raros no Brasil, outros acabaram sendo subestimados e...

Por Cesar Bravo