Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

DarklovePerfil

Ann Shen: “Como artista, eu tenho a oportunidade de criar aquilo que eu gostaria de ver”

Conheça a autora e ilustradora de Divinas Mulheres, sua trajetória e inspirações.

Quem vê as ilustrações delicadas e cartunescas de Ann Shen se lembra instantaneamente das animações de princesas da Disney. Isso não acontece por acaso: desde muito nova a artista já sonhava com suas histórias próprias, inspiradas pelos contos de fada eternizados pelo estúdio. Hoje, ela utiliza seus traços para ilustrar figuras femininas poderosas, como é o caso das deusas em Divinas Mulheres, livro ilustrado publicado pelo selo DarkLove.

LEIA TAMBÉM: BUSQUE O CONSELHO DAS DEUSAS EM DIVINAS MULHERES

Nascida e criada no sul da Califórnia, Ann mora atualmente em Los Angeles. Ela se formou em Escrita e Fotografia e se mudou para L.A. logo após sua formatura. No começo de sua carreira, ela trabalhou para organizações sem fins lucrativos, como a 826LA, dedicada a incentivar jovens estudantes que querem se tornar escritores, e a Planned Parenthood, que presta assistência no planejamento familiar.

Em 2008, sentindo-se estagnada e percebendo que passava tempo demais lendo blogs de design, a autora decidiu começar aulas de desenho. Em entrevista ao site Casha Doemland, declarou “Eu me apaixonei na hora e decidi levar as aulas de arte mais a sério”. Ann começou a montar seu portfólio para ser aceita em um bom curso na área.

Formada em artes, ela trabalhou por três anos em empresas como designer gráfica antes de iniciar sua carreira como ilustradora autônoma. Foi um passo importante e assertivo em sua carreira: apenas poucos meses após pedir demissão, Ann Shen assinou seu primeiro contrato para um livro.

Desta forma, ela teve a oportunidade de trabalhar para empresas como Disney, Facebook, The New York Times, Papyrus, entre outras. Com um traço bem característico, a artista se mostra versátil quanto à aplicação de suas artes, com projetos dedicados a parques de diversão, embalagens de bonecas, ilustrações para editorial e até mesmo design de roupas.

As inspirações de Ann Shen em seu trabalho

Desde pequena, Ann sempre gostou de desenhar e pintar. Mas foi somente quando ela aprendeu que pessoas poderiam viver disso que ela decidiu seguir esta carreira. “Eu sabia que alguém tinha que fazer estampas de roupas, velas, itens para casa e as artes que a gente vê na publicidade e na mídia – eu só não tinha ligado os pontos ainda”. Foi através dos blogs de design e dos encontros com estudantes de arte que ela se deu conta de que isso poderia ser sua carreira.

Com um estilo caprichoso, colorido e profundo, Ann afirma que sempre foi fortemente influenciada pelos desenhos da Disney. Em entrevista ao site Disney/Style, a artista declarou que sua paixão pela marca começou desde o nascimento, já que seu pai trabalhava em um hotel da Disneylândia e ela cresceu visitando o parque. “Meu primeiro trabalho depois do ensino médio foi nas lojas da Fantasyland dentro da Disney. Isso é uma parte muito importante do meu cerne”, detalhou.

Como inspiração para sua arte, Ann enumera alguns artistas que trabalham nas animações do estúdio, como Mary Blair, Eyvind Earle, Freddie Moore, Marc Davis e Glen Keane. “A abordagem deles em relação à arte era tão genial em seus estilos pessoais e devo muito do meu desenvolvimento como artista a eles e por ter a oportunidade de estudar seus trabalhos, entender o que eles tinham de tão atraente e então aplicar isso ao meu trabalho, em meus próprios termos”.

Além da equipe da Disney, a ilustradora também busca inspiração em muitos artistas e designers da metade do século 20, pelos seus desenhos simples e elegantes. Livros ilustrados de forma geral também têm forte influência em sua arte.

Até mesmo um dos hobbies preferidos de Ann a ajuda em suas influências: garimpar mercados de pulgas e lojas de antiguidades. “Eu adoro descobrir livros que eu não conhecia, tecidos, móveis e roupas”. A artista ainda lista como inspiração o trabalho de fotógrafos e cineastas que constroem mundos mágicos em seus trabalhos, como Tim Walker, Wes Anderson e Colleen Atwood.

Além de ir a mercados de pulgas, os hobbies de Ann Shen incluem fotografia, ler cartas de tarô, cozinhar – em especial, preparar macarons perfeitos, cochilar com os cachorros, trabalhar com cerâmica, mexer no jardim e viajar com o marido. Um fato curioso: ela cria galinhas de estimação em casa.

Mulheres poderosas no trabalho da artista

Nem só de Disney vive a arte de Ann Shen. Seu primeiro trabalho solo, Garotas Más na História, foi desenvolvido enquanto ela estava na faculdade. Tudo começou com zine sobre um assunto que interessava a artista: mulheres na história que quebraram as regras para fazer as coisas do seu jeito. “Eu estava me sentindo tão perdida e presa em todas as tendências e gostos dos professores e profissionais de ilustração, em sua maioria homens, e eu queria exemplos de mulheres que tinham feito as coisas do seu próprio jeito”.

Seu trabalho publicado pela DarkSide® também é dedicado a mulheres fortes: Divinas Mulheres reúne 50 divindades femininas de culturas de diversas partes do mundo. O livro mostra como essas deusas grandiosas impactaram nossa cultura e como elas não apenas nos inspiram, mas também empoderam através de sua força, amor e compaixão.

LEIA TAMBÉM: 5 DEUSAS DE DIVINAS MULHERES PARA CONHECER E SE INSPIRAR

Ann Shen acredita que a arte tem a incrível possibilidade de moldar a forma com que enxergamos o mundo. Sobre seus trabalhos autorais, ela declara: “Como artista, eu tenho a oportunidade de criar aquilo que eu gostaria de ver, e isso inclui livros e projetos que nos proporcionem alegria, amor e esperança. A artista entende como valioso o fato de que as pessoas possam se enxergar na arte dos outros.

De uma profissional com tantas inspirações, a mensagem que Ann deixa a outros artistas, de todos os tipos, é certamente inspiradora:Faça o trabalho que você ama, não o que você acha que deveria fazer, e trabalhe nas suas habilidades o quanto puder. E então compartilhe o seu trabalho com o máximo de pessoas que conseguir – você nunca sabe onde isso pode te levar!”.

Conheça o trabalho de Ann Shen no site da artista e também em seu perfil no Instagram @anndanger.

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Vitorianas Macabras + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Divinas Mulheres + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesGraphic Novel

O Príncipe e a Costureira ganhará musical produzido pela equipe de Frozen

Segundo o site Playbill, a graphic novel de Jen Wang, O Príncipe e a Costureira, vai...

Por DarkSide
Crime ScenePerfil

Nicholas Pileggi: De repórter policial a roteirista de filmes de máfia

Ser um repórter criminal na Nova York dos anos 1950 era trabalhar em uma das editorias...

Por DarkSide
DarksidePerfil

Agatha Christie: 130 anos de influência na literatura de suspense

Um assassinato foi cometido. Você está em uma sala com vários possíveis suspeitos,...

Por DarkSide
Lançamento

Chega à DarkSide®, a obra Dicionário Agatha Christie de Venenos

“Foi o começo de tudo. De repente, vi meu caminho com clareza. E decidi cometer não...

Por DarkSide
DarksideSéries

Série Bom Dia, Verônica da Netflix ganha trailer oficial e novos pôsteres

Com estreia confirmada para 1º de outubro, a série Bom Dia, Verônica produzida pela...

Por DarkSide