Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Darklove

Becky Chambers vence Hugo Awards 2019

Autora DarkLove já foi ganhadora do Prix Julia Verlanger de 2017 com a mesma série. O Hugo Awards é visto como um dos maiores prêmios literários da ficção científica

19/08/2019

Becky Chambers, autora de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil e A Vida Compartilhada em uma Admirável Órbita Fechada, venceu o Hugo Awards 2019, na categoria de Melhor Série. Revelação na literatura sci-fi e fã de ficção científica, Chambers faz parte da linha DarkLove, da DarkSide® Books. Filha de cientistas espaciais, sempre que precisa, ela consegue checar informações com a mãe, especialista em astrobiologia, e com o pai, engenheiro espacial. 

Geek de carteirinha, Chambers é fã de Star Trek: Next Generation, e assistiu ao primeiro episódio aos três anos de idade. Ela também adora jogar games no PC e RPGs de papel e caneta. A cerimônia de premiação do Hugo Awards aconteceu neste final de semana, em Dublin, na Irlanda. Além deste recente prêmio, a autora também é ganhadora do Prix Julia Verlanger de 2017, com A Vida Compartilhada em uma Admirável Órbita Fechada, já foi indicada ao Arthur C. Clarke Award e ao Bailey’s Women’s Prize for Fiction com A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil. E foi indicada ao Locus Awards 2019, com Record of a Spaceborn Few, último livro da série, em junho deste ano.

O primeiro livro da série A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, lançado originalmente através de financiamento coletivo pela plataforma Kickstarter, conquistou a crítica especializada e os mais exigentes fãs do gênero. Nessa obra, o gatilho principal é a construção de um túnel espacial que permitirá ao pequeno planeta do título participar de uma aliança galáctica.

LEIA TAMBÉM: Becky Chambers fala sobre suas influências e paixões na literatura de ficção científica

Chambers revela criatividade e, sobretudo, diversidade ao criar a tripulação da nave Andarilha e seus comportamentos. Elementos essenciais em qualquer narrativa sci-fi estão muito bem representados, assim como a precisão científica e suas possíveis implicações políticas no universo de Chambers. Em A Vida Compartilhada em uma Admirável Órbita Fechada, segundo volume da série, os leitores encontram Sálvia e Lovelace em outros contextos, mas ainda assim explorando e descobrindo novas realidades.

Becky Chambers

Temas como amizade, racismo, poliamor, força feminina e novos conceitos de família, que deveriam ser cada vez mais discutidos em nosso mundo, são abordados pela autora com leveza e naturalidade, além de nos apresentar discussões importantes e contemporâneas, como os limites para o uso de Inteligência Artificial e a presença de diferentes espécies no espaço. Em entrevista ao Nebulla.co, Chambers ressaltou a importância da diversidade na ficção científica: “Dois campos nos quais eu sou muito interessada são biologia e antropologia. Eu amo aprender sobre outros animais (quanto mais diferentes dos humanos, melhor), e sobre culturas e subculturas diferentes das quais eu sou um produto. Nosso planeta tem uma quantidade incrível riqueza de diversidade, tanto em outras espécies como na nossa. Dizer que um futuro galáctico teria apenas uma cultura dominante, só um tipo de família, aliens que se parecem e se comportam exatamente como nós – isso não é só desonesto, é chato. Eu não estou interessada num futuro que representa apenas uma pequeno braço da humanidade, e não estou interessada em alienígenas que são só humanos com tinta verde. A vida como nós a conhecemos é muito mais divertida do que isso.”

Hugo Award: o prêmio

A World Science Fiction Society (WSFS) entrega o Hugo Awards anualmente para os melhores trabalhos de fantasia ou ficção científica do ano anterior. O prêmio é em homenagem a Hugo Gernsback, que fundou a pioneira revista de ficção científica Amazing Stories e é considerado um dos “pais” do gênero de ficção científica no mundo. Trabalhos publicados em inglês no ano anterior ao prêmio são elegíveis para o prêmio. 

Em 2017, Chambers foi finalista do prêmio com a mesma série, que deve ter o terceiro volume anunciado ainda neste ano pela DarkSide Books.

Podem concorrer ao Hugo Awards trabalhos individuais, por exemplo, livro ou filme; pessoas, como por exemplo, “Melhor Artista Profissional”, caso em que o prêmio é dado pelo trabalho que a pessoa fez dentro do ano de elegibilidade. E publicações em série, por exemplo Melhor Fanzine, caso em que o prêmio é concedido para toda a execução da obra, publicada dentro do ano de elegibilidade.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

7 Comentários

  • Priscilla

    19 de agosto de 2019 às 22:48

    Espero ansiosamente pelo terceiro livro !

  • Fernando

    20 de agosto de 2019 às 17:01

    Comprei os dois primeiros pela DS e assim que lançarem o terceiro, comprarei também! É um livro que sempre indico para amigas e amigos que se interessam por uma boa história recheada de ciência.
    Aguardando ansiosamente!

  • Fernanda

    23 de agosto de 2019 às 19:07

    Merecidíssmo! Espero que a série continue, pq o universo q ela criou é muito rico e fantástico.

  • Jordânia Cavalcante

    11 de setembro de 2019 às 22:34

    Ansiosa pelo terceiro volume dessa série incrível!

  • Claudio

    10 de dezembro de 2019 às 09:28

    O primeiro é muito bom! Não gostei do segundo, muito arrastado, muito devaneio e meio que se perde nos assuntos da moda. Espero ansioso pelo terceiro volume. Inegável o talento dela mas falta muito para chegar no nível de Asimov, Pohl, Clarke, Le Guin ou Scalzi.

  • Larissa

    29 de junho de 2020 às 16:59

    Vocês vão publicar mesmo o terceiro livro?

    • Avatar photo

      DarkSide

      30 de junho de 2020 às 09:57

      Vamos sim. A Caveira teve uma breve pausa durante a pandemia o que comprometeu os lançamentos. Mas em breve voltaremos com novidades.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Chronos: Limites do Tempo + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide