Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveListas

Blanche White e + 10 detetives mulheres da cultura pop

Nenhum crime é indecifrável para elas

12/08/2022

O chamado a resolver mistérios nem sempre vem de uma carreira ou de uma família de detetives. Para Blanche White, ser considerada a principal suspeita de um crime que ela não cometeu a colocou no caminho da investigação. Em Blanche em Apuros, ela precisa solucionar o caso para provar sua inocência.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: BLANCHE EM APUROS, DE BARBARA NEELY

Se a missão já seria difícil para qualquer pessoa, o contexto de vida de Blanche torna tudo ainda mais complicado: ela é uma mulher negra e gorda de 40 anos que trabalha como faxineira sem contratação fixa, mantendo o estilo de vida de mulheres brancas que mal a consideram uma representante da raça humana. 

A personagem de Barbara Neely é protagonista de uma trama baseada nas tradicionais histórias de detetive. Com sua sagacidade, jogo de cintura e muito bom humor, Blanche dá contornos inusitados para uma história de mistério permeada pela invisibilidade.

A personagem se junta a outras mulheres que desafiam a predominância masculina na investigação, frequentemente lembrada por personagens como Sherlock Holmes, Auguste Dupin e Hercule Poirot, para entregar tramas inteligentes e repletas de perspicácia. Conheça algumas delas:

1. Audrey Rose 

A protagonista da série Rastro de Sangue, da musa Darklove Kerri Maniscalco, tem uma curiosidade nata e um conhecimento peculiar por medicina forense que a colocou no encalço de um serial killer em Rastro de Sangue: Jack, O Estripador. Sua sagacidade a fez cruzar fronteiras, dirigindo-se à Romênia em Príncipe Drácula, resolvendo um mistério a bordo de um navio em O Grande Houdini e encarando um assassino cruel em Holmes, o Maligno.

2. Nancy Drew

Créditos: Divulgação

Considerada uma das investigadoras mais influentes da cultura pop, Nancy Drew deu as caras pela primeira vez em 1930, e desde então suas histórias foram escritas anonimamente por diversas pessoas, que sempre assinam com o pseudônimo Carolyn Keene. A personagem é uma adolescente que perdeu a mãe ainda jovem e que passou a resolver mistérios — alguns por acaso e alguns em decorrência do trabalho do pai dela, que é advogado.

3. Miss Marple

Créditos: Alamy

Protagonista de doze livros da rainha do mistério Agatha Christie, Miss Marple é uma senhora que começou como uma vizinha fofoqueira e enxerida, mas cuja curiosidade a levou a solucionar crimes. Seu pessimismo quanto à natureza humana também a ajuda a resolver casos complexos, para surpresa daqueles que a veem somente como uma pacata velhinha.

4. Jessica Jones

Créditos: Netflix

Protagonista de séries de quadrinhos como Alias e Pulse, e mais tarde ganhando sua série de TV pela Netflix, Jessica Jones é uma jornalista e investigadora particular que esconde um passado tenebroso. Ela costumava ser uma super-heroína, mas que teve seus poderes utilizados para o mal quando foi manipulada durante uma relação abusiva.

5. Lisbeth Salander

Créditos: SBS/Yellow Bird

Sobrevivente de uma infância traumática, Lisbeth Salander é uma personagem criada pelo sueco Stieg Larsson e que protagoniza a série de livros Millenium, que já ganhou algumas adaptações para a telona. A personagem é uma perspicaz hacker que utiliza suas habilidades para conduzir investigações, inclusive internacionais.

6. Clarice Starling

Créditos: © 1991 Orion Pictures Corporation

A agente do FBI é a co-protagonista dos livros e filmes O Silêncio dos Inocentes e Hannibal. Ao investigar um de seus primeiros casos, ela precisa entrevistar o assassino canibal Hannibal Lecter, com quem inicia uma relação de indesejada admiração mútua.

7. Enola Holmes

ENOLA HOLMES. MILLIE BOBBY BROWN as ENOLA HOLMES. Cr. ALEX BAILEY/LEGENDARY ©2020

Sherlock Holmes ganhou uma irmã mais nova através dos livros de Nancy Springer, destinados a crianças e pré-adolescentes. A personagem é uma jovem de 14 anos que fugiu do colégio interno para se dedicar a solucionar casos de pessoas desaparecidas.

8. Debra Morgan

Créditos: Showtime

A policial Debra Morgan é irmã de Dexter Morgan, um assassino em série dedicado a fazer justiça com as próprias mãos matando outros serial killers, da série de livros e de TV Dexter. Debra é uma competente detetive que seguiu os passos do pai para capturar criminosos e cuja intuição geralmente a coloca um passo mais próximo de solucionar crimes do que seus colegas policiais.

9. Veronica Mars

Créditos: Hulu

Protagonista da série de TV que leva seu nome, Veronica Mars é uma adolescente entre o colegial e a faculdade que se dedica a resolver mistérios, aspirando se tornar uma investigadora particular. Ela conta com o apoio do pai, que é um detetive. Suas tramas costumam envolver um mistério maior, que dura toda a temporada, e casos menores, resolvidos a cada episódio.

10. Dana Scully

Créditos: Fox

Médica e agente especial do FBI, Dana Scully forma a icônica dupla de Arquivo X, ao lado do colega Fox Mulder. Ela é o lado mais cético do duo, em contraste com as características de Mulder, mais suscetível a acreditar em eventos sobrenaturais. Scully prefere se basear somente naquilo que a ciência pode comprovar.

LEIA TAMBÉM: DE FEMME FATALE A ANTI-HEROÍNAS: MULHERES NA LITERATURA NOIR

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Blanche em Apuros + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Rastro de Sangue: Jack, O Estripador
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide