Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Eventos

Confira os filmes de terror em cartaz na Mostra Horror Noire

Clássicos do gênero serão exibidos em agosto no Centro Cultural São Paulo para abordar a representatividade negra no cinema

07/08/2019


Os filmes de terror vão muito além de sustos e tramas sombrias que podem tirar o nosso sono   — um dos gêneros mais questionadores, subversivos e marcantes do cinema também pode nos levar a profundas reflexões acerca da sociedade em que vivemos ou vivíamos há algumas décadas atrás. O horror sempre foi uma ferramenta potente nas mãos de autores e diretores de cinema que conseguiram perpetuar personagens marcantes em nossa memória. Mas, como os negros foram representados pelo horror ao longo de todos esses anos?

Em Horror Noire, lançado no Brasil pela DarkSide Books, a autora Robin R. Means Coleman traz uma ampla e profunda pesquisa sobre a importância dos atores e cineastas negros no avanço da representatividade no terror. E o documentário de mesmo nome, inspirado no livro de Coleman, conta com depoimentos de grandes nomes do horror internacional, incluindo o aclamado diretor Jordan Peele. A mostra que estreia no Centro Cultural São Paulo (CCSP) no dia 08 de agosto terá filmes de terror em exibição gratuitamente até o dia 17 e é uma parceira com a DarkSide Books (confira a programação completa). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com 1 hora de antecedência diretamente na bilheteria no local, de acordo com o site do CCSP.

LEIA TAMBÉM: “Nós” também fazemos filme de terror, afirma Jordan Peele

No dia 10 de agosto, haverá um bate-papo entre o crítico e curador de cinema Heitor Augusto, a pesquisadora Kênia Freitas e a escritora Cecília Floresta, que colaborou na edição brasileira do livro. A DarkSide também estará presente no evento com a venda de livros do catálogo, incluindo a edição brasileira de Horror Noire e Candyman, de Clive Barker, com brinde exclusivo. Os demais livros terão preço especial com 10% de desconto e a venda acontecerá na entrada do auditório ao longo dos dias do evento, com pagamento em cartão ou dinheiro.

Confira os filmes que estão em cartaz na mostra Horror Noire e escolha o seu favorito:

A NOITE DOS MORTOS-VIVOS, de George A. Romero
The Night of the Living Dead, EUA, 1968, 96min, DCP, 16 anos
Com Duane Jones, Judith O’Dea, Keith Wayne 

A radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de gente, fazendo com que um grupo de pessoas refugiados em uma casa tenham que lutar pela sobrevivência contra uma horda sedenta de carne e sangue.

O DESPERTAR DOS MORTOS, de George A. Romero
Dawn of the Dead, EUA, 1978, 115min, DCP, 16 anos
Com Ken Foree, Scott H. Reiniger, David Emge

Os Estados Unidos está sendo devastado por uma epidemia que transforma pessoas em zumbis assassinos. As causas são desconhecidas, mas todos os cadáveres que são afetados pelo vírus se tornam mortos-vivos, famintos por carne humana. Diante deste cenário de caos e desolação, o governo recruta uma equipe para acabar com a ameaça. Dois membros dessa equipe, Peter (Ken Foree) e Roger (Scott Reiniger) foram incumbidos de exterminar os zumbis de um conjunto habitacional em Pittsburgh. Porém, a missão fica complicada e os agentes pedem ajuda a Stephen (David Emge), um piloto de helicóptero e sua namorada Frances (Gaylen Ross). Os quatro se refugiam em um shopping local, mas eles não vão conseguir se esconder por muito tempo.

BLACULA, O VAMPIRO NEGRO, de William Crain
Blacula, EUA, 1972, 93min, DVD, 16 anos
Com William Marshall, Vonetta McGee, Denise Nicholas

Um príncipe africano é amaldiçoado com o sangue de Drácula, tornando-se um vampiro chamado Blacula (William Marshall). Ele desperta de seu sono profundo, sedento por sangue, se alimentando de pessoas inocentes enquanto persegue uma mulher que lembra sua esposa falecida.

ASSALTO À 13ª DP, de John Carpenter
Assault on Precinct 13, EUA, 1976, 80min, DCP, 16 anos
Com Kim Richards, Tony Burton, Charles Cyphers

As gangues de rua resolveram se unir e declarar guerra à polícia. Neste contexto, um pai estaciona seu carro no subúrbio para que a filha possa comprar um sorvete. Ela é assassinada a sangue frio pelo integrante de uma gangue. O pai parte atrás dele e o mata com vários tiros, fugindo em seguida para a 13ª DP. Ethan Bishop (Austin Stoker) assumiu há pouco tempo a delegacia, que deve ser fechada nos próximos dias. O local conta apenas com Leigh (Laurie Zimmer) e uma telefonista, além de três prisioneiros que aguardam a chegada de um médico para tratar de um deles. Com a chegada do pai, logo a delegacia é cercada por gangues. Aqueles que estão dentro dela, sejam policiais ou prisioneiros, terão que unir forças para defendê-la.

O MISTÉRIO DE CANDYMAN, de Bernard Rose
Candyman, EUA, 1992, 98min, DCP, 16 anos
Com Virginia Madsen, Tony Todd, Xander Berkeley

Fascinada pela história do espírito Candyman (Tony Todd), Helen Lyle (Virginia Madsen) decide escrever uma tese sobre ele. A fim de provar que o “ser” não existe, Lyle vai até o local onde ocorreu um bárbaro assassinato e o invoca, chamando seu nome cinco vezes. Quando Candyman aparece, ele inicia uma série de mortes que recairá sobre Helen, já que a polícia não acredita em entidades.

TALES FROM THE HOOD, de Rusty Cundieff
EUA, 1995, 98min, DVD, 16 anos
Com Clarence Williams, Corbin Bernsen, Joe Torry

Um agente funerário conta 4 contos de horror focado em três traficantes de drogas que ele retém em seu local de trabalho.

BONES – O ANJO DAS TREVAS, de Ernest R. Dickerson
Bones, EUA, 2001, 95min, DVD, 16 anos
Com Merwin Mondesir, Katharine Isabelle, Deezer D 

Jimmy Bones (Snoop Dogg) é um lendário protetor e patrão de sua vizinhança que, com todo o seu respeito que tem pela região, é responsável por afastar a violência e ser o guarda destas pessoas. Quando ele é traído por uma pessoa muito próxima, uma onda de violência toma o bairro. Vinte anos depois, o crime destruiu a vizinhança, e Jimmy Bones agora é apenas um carismático símbolo dos bons tempos. Mas acontecimentos farão que ele prove que ainda tem a força do passado.

CORRA!, de Jordan Peele
Get Out, EUA, 2017, 104min, DCP, 14 anos
Com Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener

Chris (Daniel Kaluuya) é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

NÓS, de Jordan Peele
US, EUA, 2019, 116min, DCP, 16anos
Com Lupita Nyong’o, Winston Duke, Elisabeth Moss

Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.

O NÓ DO DIABO, de Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Ian Abé, Jhesus TribuziBrasil, 2018, 128min, DCP, 16 anos
Com Fernando Teixeira, Isabél Zuaa, Tavinho Teixeira

Há dois séculos, no período da escravidão, uma fazenda canavieira era palco de horrores. Anos depois, o passado cruel permanece marcado nas paredes do local, mesmo que ninguém perceba. Eventos estranhos começam a se desenvolver e a morte torna-se evidente. Cinco contos de horror ilustram a narrativa.

HORROR NOIRE: A HISTÓRIA DO HORROR NEGRO, de Xavier Burgin
Horror Noire: A History of Black Horror, EUA, 2019, 83min, DCP, Livre
Com Meosha Bean, Ashlee Blackwell, Robin R. Means Coleman

Um documentário baseado no livro de mesmo nome, lançado no Brasil pela DarkSide Books, que busca na história do cinema estadunidense o protagonismo de pessoas negras no gênero de horror desde o começo das produções cinematográficas.



Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide