Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksidePerfil

Conheça Peter Straub, autor do clássico Ghost Story

Autodidata e com um grave trauma de infância, ele é hoje um dos mais aclamados escritores do gênero de horror

29/10/2019

Peter Straub é um dos autores de horror mais prolíficos e aclamados de todos os tempos, com inúmeros romances, contos, poemas e novelas publicadas. Entre os leitores notáveis de seu trabalho encontra-se Stephen King, também amigo pessoal e parceiro criativo em obras como O Talismã e A Casa Negra. Na DarkSide, o autor chega com o clássico de terror, Ghost Story, uma das histórias sobrenaturais mais surpreendentes já escritas, e com um conto na antologia Seres Mágicos & Histórias Sombrias, organizada por Neil Gaiman e Al Sarrantonio.

Nascido em 2 de março de 1943, Milwaukee, Wisconsin, Peter Straub foi o primeiro de três filhos. Seus pais, um vendedor e uma enfermeira, tinham projeções diferentes para o seu primogênito. O pai queria que ele se tornasse um grande atleta. A mãe, um médico ou ministro luterano. Mas tudo que ele queria era aprender a ler.

LEIA TAMBÉM: GHOST STORY: CLÁSSICO DE PETER STRAUB CHEGA À DARKSIDE

Na biografia publicada em seu site, Straub conta que quando tinha apenas 6 anos e o Jardim de Infância se revelou uma verdadeira decepção – com aulas dedicadas a cortar e colar figuras de animais – ele decidiu aprender a ler por conta própria. Começou memorizando seus quadrinhos preferidos e recitando-os repetidamente para outras crianças da vizinhança, até que pudesse se familiarizar e reconhecer as palavras. Quando ele finalmente chegou à primeira série, revirou a biblioteca do colégio em busca de histórias de piratas, soldados, detetives, espiões, criminosos e outras almas aventureiras, enquanto as outras crianças liam apenas contos infantis. Em pouco tempo, Straub ganhou a reputação de contador de histórias.

Mas sua vida teve uma brusca mudança. Aos 7 anos, enquanto ainda frequentava a primeira série, Straub sofreu um grave atropelamento que ocasionou em uma experiência de quase morte. Muitos ossos quebrados, inúmeras operações cirúrgicas e um longo período em cadeira de rodas, o deixaram mais de um ano afastado da escola e com peculiaridades emocionais. Em decorrência do trauma, o autor adquiriu uma severa gagueira que o atormentou durante grande parte de sua vida.

Um conforto no mundo dos livros

Por ter aprendido prematuramente que o mundo era um lugar extremamente perigoso, constantemente Peter Straub se sentia nervoso, inquieto e fisicamente desconfortável com tudo ao seu redor. Os livros o tiraram dessa realidade – como uma distração para o seu trauma – e ele então começou a ler mais do que antes.

Como se estivesse roteirizado, o resto de sua vida se seguiu como ele planejou. Foi bolsista da Milwaukee Country Day School e se tornou o queridinho de seus professores de inglês. Formado com um diploma de honra, em seguida cursou um mestrado na Columbia University. Recheado de livros – e de opiniões sobre livros – mas sem dinheiro, ele se casou com sua amada Susan e conseguiu um emprego como professor de inglês em sua antiga escola.

Ghost Story

Três anos depois, temendo se ver preso em um trabalho sem espírito e manchado de giz, Peter Straub foi para Dublin, na Irlanda, para trabalhar em um Ph.D. e começar a escrever a sério. Em 1979, ele voltou para a América e, atormentado por pesadelos de seu trauma de infância, encontrou no terror uma forma de extravasar seus pensamentos. Foi neste ano que Straub publicou a obra Ghost Story, um terror psicológico que mexe profundamente com a cabeça do leitor e aborda arrependimentos, vinganças, amizades que se desmancham e histórias mal-resolvidas. 

Como autor, Straub recebeu diversos prêmios, entre eles o Bram Stoker Award, o World Fantasy Award e o International Horror Guild Award. Em 2006, foi agraciado com o Life Achievement Award pela Horror Writer’s Association. 

Fonte: peterstraub.net

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

4 Comentários

  • Paola Cruz

    19 de dezembro de 2019 às 07:15

    Já garanti o meu,só não li ainda porque estou lendo o diário de Nisha e a leitura coletiva do dia 27 de dezembro é do livro,Seres Mágicos & Histórias Sombrias. Estou encantada com as edições da DARKSIDE.

  • Bárbara

    27 de outubro de 2020 às 16:51

    Lento, denso, misterioso. Peter Straub é um baita contador de histórias.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ghost Story + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Pequenas Realidades + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide