Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

DarksidePerfil

Conheça Peter Straub, autor do clássico Ghost Story

Autodidata e com um grave trauma de infância, ele é hoje um dos mais aclamados escritores do gênero de horror

Peter Straub é um dos autores de horror mais prolíficos e aclamados de todos os tempos, com inúmeros romances, contos, poemas e novelas publicadas. Entre os leitores notáveis de seu trabalho encontra-se Stephen King, também amigo pessoal e parceiro criativo em obras como O Talismã e A Casa Negra. Na DarkSide, o autor chega com o clássico de terror, Ghost Story, uma das histórias sobrenaturais mais surpreendentes já escritas, e com um conto na antologia Seres Mágicos & Histórias Sombrias, organizada por Neil Gaiman e Al Sarrantonio.

Nascido em 2 de março de 1943, Milwaukee, Wisconsin, Peter Straub foi o primeiro de três filhos. Seus pais, um vendedor e uma enfermeira, tinham projeções diferentes para o seu primogênito. O pai queria que ele se tornasse um grande atleta. A mãe, um médico ou ministro luterano. Mas tudo que ele queria era aprender a ler.

LEIA TAMBÉM: GHOST STORY: CLÁSSICO DE PETER STRAUB CHEGA À DARKSIDE

Na biografia publicada em seu site, Straub conta que quando tinha apenas 6 anos e o Jardim de Infância se revelou uma verdadeira decepção – com aulas dedicadas a cortar e colar figuras de animais – ele decidiu aprender a ler por conta própria. Começou memorizando seus quadrinhos preferidos e recitando-os repetidamente para outras crianças da vizinhança, até que pudesse se familiarizar e reconhecer as palavras. Quando ele finalmente chegou à primeira série, revirou a biblioteca do colégio em busca de histórias de piratas, soldados, detetives, espiões, criminosos e outras almas aventureiras, enquanto as outras crianças liam apenas contos infantis. Em pouco tempo, Straub ganhou a reputação de contador de histórias.

Mas sua vida teve uma brusca mudança. Aos 7 anos, enquanto ainda frequentava a primeira série, Straub sofreu um grave atropelamento que ocasionou em uma experiência de quase morte. Muitos ossos quebrados, inúmeras operações cirúrgicas e um longo período em cadeira de rodas, o deixaram mais de um ano afastado da escola e com peculiaridades emocionais. Em decorrência do trauma, o autor adquiriu uma severa gagueira que o atormentou durante grande parte de sua vida.

Um conforto no mundo dos livros

Por ter aprendido prematuramente que o mundo era um lugar extremamente perigoso, constantemente Peter Straub se sentia nervoso, inquieto e fisicamente desconfortável com tudo ao seu redor. Os livros o tiraram dessa realidade – como uma distração para o seu trauma – e ele então começou a ler mais do que antes.

Como se estivesse roteirizado, o resto de sua vida se seguiu como ele planejou. Foi bolsista da Milwaukee Country Day School e se tornou o queridinho de seus professores de inglês. Formado com um diploma de honra, em seguida cursou um mestrado na Columbia University. Recheado de livros – e de opiniões sobre livros – mas sem dinheiro, ele se casou com sua amada Susan e conseguiu um emprego como professor de inglês em sua antiga escola.

Ghost Story

Três anos depois, temendo se ver preso em um trabalho sem espírito e manchado de giz, Peter Straub foi para Dublin, na Irlanda, para trabalhar em um Ph.D. e começar a escrever a sério. Em 1979, ele voltou para a América e, atormentado por pesadelos de seu trauma de infância, encontrou no terror uma forma de extravasar seus pensamentos. Foi neste ano que Straub publicou a obra Ghost Story, um terror psicológico que mexe profundamente com a cabeça do leitor e aborda arrependimentos, vinganças, amizades que se desmancham e histórias mal-resolvidas. 

Como autor, Straub recebeu diversos prêmios, entre eles o Bram Stoker Award, o World Fantasy Award e o International Horror Guild Award. Em 2006, foi agraciado com o Life Achievement Award pela Horror Writer’s Association. 

Fonte: peterstraub.net

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

2 Comentários

  • Paola Cruz

    19 de dezembro de 2019 às 07:15

    Já garanti o meu,só não li ainda porque estou lendo o diário de Nisha e a leitura coletiva do dia 27 de dezembro é do livro,Seres Mágicos & Histórias Sombrias. Estou encantada com as edições da DARKSIDE.

  • Bárbara

    27 de outubro de 2020 às 16:51

    Lento, denso, misterioso. Peter Straub é um baita contador de histórias.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ghost Story + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Pequenas Realidades + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidadesGraphic Novel

O que o Green River Killer, Ted Bundy e Hannibal Lecter têm em comum?

Para capturar um serial killer às vezes é preciso entrar na mente de um deles. Foi...

Por DarkSide
FilmesMedo Clássico

Como o Horror de Coração das Trevas influenciou Apocalypse Now

No final do século XIX, após um longo período de exploração belga no Congo, o...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic Novel

Conheça o caso de Green River Killer

Um dos serial killers com o maior número de vítimas nos Estados Unidos rendeu quase...

Por DarkSide
LançamentoMedo Clássico

“O horror! O horror!”: Coração das Trevas, por Joseph Conrad, chega à DarkSide

Em meados da década de 1870, o rei Leopoldo II da Bélgica passou a...

Por DarkSide
Crime Scene FictionFilmesListas

Nó na Garganta: 8 Curiosidades sobre o filme de Butcher Boy

A infância nem sempre é um período repleto de brincadeiras e boas lembranças. Em...

Por DarkSide