Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Darkside

“Cristo foi o primeiro exorcista”, diz padre especialista em exorcismos

Cesare Truqui, discípulo do lendário padre exorcista Gabriele Amorth, revela que milhares de italianos recorrem a rituais de exorcismo por medo possessões

06/06/2019

O padre Cesare Truqui não se assemelha em nada com o que pensamos de um padre exorcista. Nossas lembranças nos levam diretamente ao clássico O Exorcista, filme inspirado no livro Exorcismo, de Thomas B. Allen, que relata um caso real de possessão demoníaca registrado em 1949, publicado pela DarkSide Books. Mas o padre que afirma ter sido Cristo o primeiro exorcista é mais jovem e menos misterioso que os padres Merrin e Karras, do filme. Truqui foi aluno de um dos maiores exorcistas do Vaticano, o padre Gabriele Amorth, que afirmava ter realizado mais de 10 mil rituais de exorcismo.

Em 2018, Truqui ministrou uma série de palestras durante um curso sobre “exorcismo e oração de libertação”, de acordo com o Vaticano. O curso visava oferecer uma reflexão rica e articulada sobre um tema que, por vezes, é omitido e controverso. Padres da igreja católica reconhecem que temas que envolvam possessões demoníacas e o maligno ainda são encarados como tabu  — algo que pode prejudicar ainda mais a busca por libertação.

Segundo Truqui, “a luta contra o maligno iniciada na origem do mundo, é destinada a durar até o fim do mundo, mas hoje estamos em uma fase crucial da história: muito cristãos não acreditam mais na sua existência, são nomeados poucos exorcistas e não existem mais jovens padres dispostos a aprender a doutrina e a prática de libertação das almas”. O padre exorcista, no entanto, nunca viu alguém levitar durante uma ritual de exorcismo, mas afirma que conhece outro padre que conseguiu realizar o feito amplamente explorado em filmes que tratam do assunto.

Sobre sua afirmação de Cristo ter sido o primeiro exorcista, o padre garantiu, em entrevista ao The Guardian: “O poder de expulsar demônios foi um dos sinais de que o cristianismo era uma religião verdadeira”.

Padre exorcista no filme O Exorcista

Exorcismos: casos e polêmicas

Embora o exorcismo tenha sido criticado ao longo dos anos por estigmatizar indivíduos que sofrem de doenças físicas ou mentais difíceis de diagnosticar, Truqui afirma que os “pacientes” que passam por seus rituais sentem-se bem. “No final do exorcismo, sempre há alívio”, garante.

Segundo ele, os casos que já passaram por suas mãos apresentam problemas que não podem ser explicados em termos médicos normais. Um deles, que acredita ter sido amaldiçoado pela sogra, sente uma sensação quase constante de espadas entrando em suas pernas, agulhas de tricô em seus braços e uma mão cerrada no queixo. Outro, se masturbava 40 vezes por dia. “Isso é humanamente impossível… então só pode ser uma coisa satânica”, diz Truqui. Apesar do que Hollywood nos mostra, o padre exorcista diz que a possessão demoníaca é algo muito raro. A grande maioria das pessoas que chegam até ele tem problemas normais ou doenças mentais, e ele encaminha esses casos para ajuda médica e psiquiátrica. Apenas de 2 a 3% dos casos tratam-se de possessão real.

LEIA TAMBÉM: COMO ED & LORRAINE WARREN LIDARAM COM O CASO REAL DA BONECA ANNABELLE

Na Itália, o número de pessoas que procuram por orações de libertação triplicou nos últimos anos, chegando a quase meio milhão, de acordo com especialistas do Vaticano. Outro exorcista de Roma, o frade Benigno Palilla, afirma que “os endemoniados são as periferias existenciais para as quais nos impele o Papa Francisco. São pessoas que sofrem muito e, infelizmente, não estão inseridas nos registros da Igreja”. No curso ministrado pelo padre Truqui em 2018, ele afirma que, a cada ano, cerca de 500 mil italianos recorrem a exorcistas por medo de apresentar sinais de possessão diabólica. Fiel discípulo do padre Amorth, que morreu em 2016 aos 91 anos, padre Truqui é atualmente secretário-geral do Instituto Sacerdos de Roma e um dos especialistas em exorcismo mais procurados do mundo.

Ed e Lorraine Warren e o Vaticano

O casal de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren se tornaram os únicos exorcistas não-católicos a serem reconhecidos por seu trabalho no Vaticano. Em Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a DarkSide Books abriu os arquivos sobrenaturais do casal e revelou os mistérios mais sinistros enfrentados pelo casal que já foi retratado em filmes de grande sucesso, como a franquia Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. O livro é a biografia definitiva dos Warren e se tornou livro de cabeceira do diretor de cinema James Wan (Jogos Mortais, Invocação do Mal 1 e 2, Annabelle), além de servir de fonte de inspiração para Vera Farmiga, que interpreta a Sra. Warren no cinema. Os Warren também nunca cobraram para atender aos pobres atormentados por espíritos malignos e possessões infernais.

Ed & Lorraine Warren e seus livros lançados pela DarkSide Books

Em Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio, o casal revela toda a história por trás do caso real de exorcismo em Connecticut, onde um casal foi infernizado por fenômenos assustadores após se mudaram para uma casa onde anteriormente havia funcionado uma funerária. A presença sinistra ataca todos os membros dessa família das mais diversas formas. E, para fechar os arquivos sobrenaturais do casal de demonologistas, a DarkSide Books lançou Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas, que revela como espíritos malignos que atormentaram a família Smurl voltaram para o lugar da onde vieram.

Ed e Lorraine Warren desvendaram mais de 10 mil casos paranormais com poltergeists, possessões demoníacas, casas mal-assombradas e espíritos do mal que resultaram em relatórios únicos sobre o que pode haver, de fato, do Outro Lado. Responsável por manter o legado dos Warren desde a morte de Ed em 2006, Lorraine faleceu em abril de 2019, aos 92 anos de idade, em Connecticut, e juntou-se ao marido no plano astral para viverem suas vidas eternas lado a lado. Além da homenagem ao casal, o livro também revela os desafios que quem se atreve a encarar o mal tem de enfrentar.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Tiago Jardel

    7 de junho de 2019 às 15:28

    Bem que a Darkbook podia fazer uma promoção combo dos livros deles….

  • Leonardo

    10 de junho de 2019 às 23:11

    Vidas Eternas vai ser o último???? A gnt quer mais Ed e Lorraine, arruma isso aí Darkside.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide