Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Curiosidades

Descubra as origens por trás da superstição da sexta-feira 13

Muita gente nem gosta de ouvir falar dessa estranha combinação entre a sexta-feira e o cabalístico número 13 do calendário. Mas as origens dessa data foram mais deturpadas do que entendidas

13/09/2019

A sexta-feira 13 é, sem dúvidas, uma data marcante. Desde pequenos somos assombrados pelo estranho encontro desse dia da semana com o número 13 do calendário. Mas pouco se fala sobre o que, de fato, há por trás dessa data que muitos interpretam como um dia de azar ou, simplesmente, um dia assustador marcado por uma noite de exibição de filmes de terror e histórias sinistras contadas de boca a boca e perpetuadas em nossa mente. O que já aconteceu de estranho com você numa sexta-feira 13?

Deixando de lado superstições e filmes sinistros envolvendo a data, há uma história por trás da sexta-feira 13. Como sabemos, o número 13 sempre foi considerado um número do azar, do mau agouro, e em comparação com o número 12, que representa a completude das coisas, o 13 é sempre associado a algo irregular, incompleto. E, de acordo com a bíblia, a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado. O número 13 também é associado à morte na cultura egípcia, mas ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma associação negativa. O 13 para os gregos é a associado ao renascimento, mas seu significado foi deturpado ao longo dos anos por culturas que não encaram a morte como algo positivo ou natural. 

LEIA TAMBÉM: Dez curiosidades matadoras sobre Jason Voorhes e Sexta-feira 13

A mitologia nórdica também carrega histórias sobre a sexta-feira 13. Segundo eles, a deusa Friga se transformou em uma bruxa após as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo. Friga então passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, para que juntos, os 13 pudessem rogar pragas aos humanos. As superstições e histórias envolvendo o número 13 são muito mais remotas do que podemos imagem. A estátua Vênus de Laussel, com mais de 27 mil anos encontrada na França, carrega em uma das mãos um chifre marcado por 13 riscos. 

A aversão ao cabalístico número 13 está presente também em coisas simples do nosso dia, como nos 12 meses do ano, os 12 passos estabelecidos na recuperação de dependentes químicos, os 12 apóstolos de Jesus e as constelações do Zodíaco, formada por 12 casas. Superstições e lendas sem sentido também associaram aos gatos pretos, figuras exploradas também na literatura e no cinema, ao azar. Próximo às sexta-feiras 13, associações de proteção aos animais costumam resgatar esses gatinhos das ruas e alertar a população de que o gato preto nada tem a ver com crenças dos humanos. 

Você tem paraskevidekatriafobia?

Então você certamente fugiu de todos os filmes de terror, inclusive o clássico Sexta-feira 13. Obviamente o cinema norte-americano não perderia a oportunidade de imortalizar a data com uma seqüência de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer que ataca nessa mesma data. 

O termo paraskevidekatriafobia é grego – “paraskevi” que é “sexta-feira”, e “dekatria”, que significa “treze”, acrescentado do sufixo “phobia”. Os sintomas podem variar de leve ansiedade a ataques de pânico com a proximidade da data e, segundo Dr. Donald Dossey, fundador do Stress Management Center and Phobia Institute, o medo da sexta 13 atinge cerca de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

Sexta-feira 13: Acontecimentos marcantes

13 de dezembro de 1968: o AI-5 é decretado no Brasil

Recorte do Diário de São Paulo

Foi em uma sexta-feira 13 que o governo militar do Brasil decretou o AI-5, e estabeleceu a ditadura militar no país, que entre torturas, mortes e desaparecimentos, suspendeu direitos e garantias políticas ao conceder plenos poderes aos militares. O Congresso Nacional foi fechado nesse mesmo dia pelos militares. 

13 de outubro de 1972: desastre aéreo na Cordilheira dos Andes

A Tragédia dos Andes

Foi nesse dia que a equipe uruguaia de rúgbi sofreu um acidente de avião nos Andes. O acidente deu origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e ao filme Alive (1993) com direção de Frank Marshall.

E atenção: a próxima sexta-feira 13 acontece em dezembro deste ano, mas agora você já estará prevenido. Muitas outras acontecerão ao longo dos anos – até 2030 teremos 17 sexta-feiras 13 pela frente.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Laís Barbalho

    13 de setembro de 2019 às 18:42

    AMEI MUITO!!!!
    CONTINUEM CKM ESSES CONTEUDOS PQ EU SOU APAIXONADAAAA.

    • Avatar photo

      DarkSide

      17 de setembro de 2019 às 19:53

      Caveirinha feliz em agradar <3

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Os Goonies - Classic Edition
R$ 39,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Hora do Pesadelo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide