Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesLivros

É verdade que Ed e Lorraine Warren teriam trabalhado com um futuro papa?

Caso é detalhado em livro da Caveira

05/05/2025

Não é novidade para ninguém que religião e terror andam lado a lado, principalmente quando lidamos com o sobrenatural, o demoníaco e o profano. Falar em demonologia e não mencionar Ed & Lorraine Warren é praticamente um sacrilégio: o casal de exorcistas e caça-fantasmas tem um currículo ungido de encontros com o Capiroto.

LEIA TAMBÉM: 5 Documentários sobre Ed e Lorraine Warren

Em tempos de conclave e de um interesse generalizado pelos rituais católicos, ressurge uma história que poderia ter sido um dos maiores crossovers do sobrenatural com o eclesiástico: uma collab entre Ed e Lorraine Warren e um cardeal que se tornaria papa, Joseph Ratzinger, que se tornou o pontífice Bento XVI.

O contato teria ocorrido durante o caso da assombração na residência da família Smurl. O caso é narrado em detalhes no livro Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas, de Robert Curran e dos próprios membros da família, Janet e Jack Smurl. Segundo o site uCatholic, os Warren teriam buscado a ajuda do então cardeal Ratzinger, que teria encaminhado o caso ao Vaticano. A ajuda teria vindo com o envio de um padre exorcista para a Pensilvânia. Só que essa versão não é confirmada por fontes oficiais ou registros históricos confiáveis…

ed e lorraine vidas eternas

O que se sabe sobre o caso da família Smurl

Após se mudarem para uma casa em West Pittston, na Pensilvânia, em 1974, a família Smurl alegou a ocorrência de atividades paranormais na residência. Segundo eles, eram comuns fenômenos como vozes misteriosas, aparições sombrias, arranhões, odores pútridos e ataques de súcubos (ataques físicos sexuais), que foram piorando ao longo dos anos.

Em 1986 os Warren foram chamados para analisar o caso. O casal afirmou que existia uma presença demoníaca poderosa na casa, algo muito mais grave e difícil de enfrentar do que meras assombrações. Após tentativas frustradas dos Smurl de conseguirem ajuda da congregação católica local, Ed e Lorraine Warren chamaram o padre Robert McKenna, que realizou três exorcismos na casa entre 1986 e 1987. Segundo o padre, os efeitos foram apenas temporários, conclusão compartilhada pelos Warren. 

O Vaticano, porém, nunca reconheceu esses exorcismos. O padre McKenna era um dominicano tradicionalista que realizava esses rituais fora da estrutura formal da Igreja Católica Romana. Ele era conhecido por sua postura crítica ao Concílio Vaticano II e por ter se associado aos casos investigados por Ed e Lorraine, incluindo o caso da boneca Annabelle. 

E a possível ligação com Joseph Ratzinger?

No ano de 1985, pouco antes dos exorcismos na casa dos Smurl, o cardeal Ratzinger era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e reforçou que apenas os sacerdotes autorizados poderiam realizar exorcismos, proibindo a prática por leigos. 

Por ser o líder da Congregação da Doutrina da Fé naquela época, ele seria a autoridade a quem recorrer para a solicitação da realização de exorcismos. No entanto, não há confirmação confiável de que ele tenha se envolvido diretamente no caso Smurl — é bem possível que McKenna tenha performado os rituais por iniciativa própria.

Para alimentar um pouco mais a teoria que liga o Papa Bento XVI a esse tipo de ritual, o padre Gabriele Amorth afirmou que em 2009 o pontífice teria realizado um exorcismo quando abençoou dois homens supostamente possuídos na Praça de São Pedro. Contudo, o próprio Vaticano negou que o Papa tivesse conhecimento da condição dos homens ou que tivesse realizado um exorcismo formal — o caso é tratado simplesmente como uma bênção coletiva.

Joseph Ratzinger

Embora não haja evidências de que Ratzinger tenha realizado exorcismos, o religioso reconheceu a importância do ministério de exorcistas na Igreja. O padre Amorth expressou gratidão ao Papa Bento XVI por apoiar o trabalho dos exorcistas e por abrir caminho para exorcismos não apenas em casos de possessão, mas também em outras formas de aflição espiritual. Sobre seu envolvimento com o caso Smurl, esse é apenas mais um capítulo nebuloso nas tão misteriosas histórias dos Warren e da própria Igreja Católica.

LEIA TAMBÉM: Qual a relação entre Poltergeist e Ed e Lorraine Warren?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarkside

O que Mulheres Perfeitas nos questiona sobre a trend TradWife

Em uma bela manhã de sol, uma bela mulher com seu vestido florido, salto alto,...

Por DarkSide
FilmesListasWish

7 filmes de O Vento nos Salgueiros

Existem obras literárias tão icônicas que apenas uma adaptação cinematográfica...

Por DarkSide
CuriosidadesGamesSociedade Secreta

Por que as pessoas estão apavoradas com O Rei de Amarelo?

Já faz mais de um século que Robert W. Chambers lançou seu livro amaldiçoado ao...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Tudo que você precisa saber sobre o spin-off de Stranger Things

Stranger Things ainda nem chegou ao seu capítulo final (vai ser em 31 de dezembro,...

Por DarkSide
E.L.A.SFilmesNovidades

Minha Adorável Esposa vai virar filme na Netflix

E.L.A.S estão com tudo na Netflix. Além da estreia próxima da minissérie adaptada...

Por DarkSide