Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarkloveMagicae

Em 1975, o 1º Congresso Mundial de Bruxaria reuniu de tudo na Colômbia

Entre os participantes notáveis do evento estavam Clarice Lispector e Uri Geller

08/07/2024

Se tem uma coisa que latino-americano entende é de realismo mágico. E foi na Colômbia de Gabriel García Márquez que se deu o Primeiro Congresso Mundial de Bruxaria. Há quase 50 anos (49, para ser mais exata), cerca de 2,5 mil bruxas, feiticeiros, curandeiros, curiosos, Clarice Lispector (sim, isso mesmo que você leu) e, claro, charlatões (sempre tem, né?) se reuniram na capital do país, Bogotá, para discutir a arte do oculto. 

LEIA TAMBÉM: TERIA SIDO CLARICE LISPECTOR UMA BRUXA?

Era 24 de agosto de 1975, e o encontro foi inaugurado sob uma forte neblina (incomum nauqela época do ano), quando ocorreu um enorme “abraço de bruxa” entre seus participantes. Com o slogan “Na sombra do diferente com amor e admiração”, o evento se estendeu por uma semana e deu o que falar.

Simón González, o organizador do evento, disse que ali as pessoas iriam “encontrar o seu verdadeiro poder e saber como, cientificamente, explorar as suas condições humanas de uma maneira que nunca aconteceu antes.” Conhecido como Irmão Simón e Feiticeiro Simón, González foi um político e escritor colombiano muito apaixonado pelas ciências ocultas.

clarice lispector e simon gonzalez no congresso de bruxaria

De homeopatas a praticantes de vodu, muitos com vassouras enormes, pessoas do mundo inteiro se deslocaram para Bogotá para mostrar suas habilidades e aprender outras. Além de discutir as artes do oculto, montou-se um enorme mercado onde era possível comprar poções, unguentos, talismãs e cartas mágicas, entre mais de dez mil produtos espalhados por 300 estandes.

Um dos pontos altos do evento foi a participação de Clarice Lispector, que leu seu conto “O Ovo e a Galinha”. Já o renomado médico homeopata Andrew Weil teve que deixar sua conferência sob escolta, enquanto era vaiado. O norte-americano incorreu no erro de falar mal de… café. Na Colômbia, segundo maior produtor do grão no mundo. “É um alucinógeno mais poderoso que a maconha, porque cria dependência.”

Também chamaram atenção a comitiva formada por 32 bruxas haitianas que, com passaportes diplomáticos, chegaram a Bogotá para demonstrar ritos de vodu. Elas passavam tochas acesar pelo rosto sem se queimarem, dançavam ao ritmo de percussão típica e mascavam vidro.

bruxaria haitiana

A grande estrela do Primeiro Congresso Mundial de Bruxaria foi outro personagem bastante conhecido dos brasileiros: o ilusionista Uri Geller, israelita que entortava colheres apenas “com o poder da mente”. O desespero das pessoas para ter uma colher entortada pelo olhar poderoso do mentalista era tamanho que movimentou até a economia local. Um gaiato colombiano adquiriu centenas de colheres de café de baixa qualidade e colocou todas as crianças do bairro para entortá-las. 

Com uma cesta debaixo do braço, começou a vendê-las pela cidade, alvoroçada pelo evento. “A 50 pesos a colher dobrada pelo professor”. Segundo o correspondente do jornal argentino Clarín, o furor foi tanto que não se encontrava mais colheres à venda em Bogotá. 

Até Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin, incluiu o Congresso no roteiro da série sobre o menino órfão, com Seu Madruga zombando da Bruxa do 71 por ter viajado para a capital colombiana.

dona clotilde chaves

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA O MUSEU BRASILEIRO DE MAGIA E BRUXARIA, EM SÃO PAULO

Sobre Liv Brandão

Avatar photoJornalista, criadora de conteúdo e roteirista. Passou por veículos como O Globo e UOL sempre falando de cultura e entretenimento. É especialista em séries de TV, mas também fala de filmes, música, literatura e o que mais vier.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmes

Você sabia que Viagem Maldita foi inspirado num caso real?

Não existe nada mais aterrorizante do que um filme de terror baseado em uma história...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Dark Night of the Scarecrow: Frank De Felitta como você nunca imaginou

Vocês já pararam para se perguntar de onde vem nosso fascínio pelos filmes antigos?...

Por Cesar Bravo
DarksideMúsica

Celebre os Heróis do Blues, Jazz & Country com essa playlist

Além de um ilustrador brilhante, Robert Crumb era um apaixonado pela música dos anos...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Crianças podem ser consideradas psicopatas?

O ser humano é mau até que prove o contrário ou ele nasce bom e a sociedade o...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

4 Profissões da morte que você não imaginava que existiam

Você já pensou em trabalhar diretamente com a morte? Quando pensamos em...

Por DarkSide