Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarklove

Teria sido Clarice Lispector uma bruxa?

Boatos se espalharam depois de ela ter participado de congresso na Colômbia

03/02/2024

Você e eu, caro leitor, sabemos que Clarice Lispector (1920-1977) é muito mais que aquela senhora a quem são atribuídas erroneamente as maiores platitudes que se pode enviar em correntes do WhatsApp. É claro que Clarice foi uma das maiores escritoras (englobando-se qualquer gênero) do Brasil, do nosso idioma, quiçá do mundo. O que não é certo, mas corre à boca pequena que a autora de A Paixão Segundo G.H. e homenageada de O Jardim Onírico de Clarice Lispector, aqui da DarkSide® Books, teria sido uma bruxa.

Mas hein?!

Bom, o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) certa feita a definiu como alguém que veio de um mistério e partiu para outro. Mas não só por isso. Nascida na Ucrânia em 1920 e refugiada no Brasil, país que tomou para si como pátria, Clarice levantou tais desconfianças ao ser convidada para o I Congresso de Bruxaria em Bogotá, em 1975, dois anos antes de morrer, vítima de um câncer. O curioso convite foi justamente pelo teor de suas obras, recheadas de misticismos muito bem dissecados pela autora Daniela Tarazona e ilustrados por Nuria Meléndez na obra do nosso selo DarkLove

o jardim onírico de clarice lispector

É inegável que Clarice era uma mulher mais chegada ao misticismo que às mensagens (falsas) de autoajuda que cismam em dizer que é dela. A autora frequentava mensalmente uma cartomante no bairro do Méier, no Rio, na década de 1970 e deixava a natureza mística das coisas escorrer por suas obras. 

Mas mais surpreendente que o tão pitoresco evento na terra de Botero foi o fato de Clarice ter aceitado participar do congresso. Uma vez na Colômbia, a autora de A Hora da Estrela não falou de poções, feitiços, rituais, mas sim de literatura. Da literatura dela. Pediu que fosse lida a tradução para o espanhol do conto O Ovo e a Galinha, dizendo ser “misterioso até para mim. Um texto hermético e incompreensível. Cheio de uma simbologia secreta”.

LEIA TAMBÉM: 10 LUGARES PERFEITOS PARA BRUXAS VIAJANTES

Como a imprensa brasileira da época se comportava de forma ainda mais sensacionalista que vira e mexe vemos hoje publicado por aí, a notícia de que a maior escritora viva do Brasil estaria “mexendo” com esse negócio de bruxaria foi uma festa para os editores. Por ser uma mulher que ousou fugir das regras impostas pelo patriarcado e pela sociedade dos anos 1970 — muito piores que hoje, que estão longe do ideal, diga-se —, a pecha de bruxa pegou.

clarice lispector

Clarice parecia não se importar. Afinal, suas crônicas, contos, romances, textos sobre o feminino e até livros infantis foram maiores do que qualquer boato. Mas mais do que não se importar, Clarice parecia até gostar de ser considerada amiga do oculto, daquelas que esclareciam para confundir. Em sua primeira e última entrevista para a televisão, para o programa Panorama, da TV Cultura, Clarice encerrou sua participação dizendo: “Bom, agora eu morri. Mas vamos ver se eu renasço de novo. Por enquanto eu estou morta. Estou falando do meu túmulo”. Gravada em fevereiro de 1977, antes de saber que estava com câncer, a entrevista só foi ao ar em dezembro do mesmo ano, depois de sua morte.

É aquilo, né. Eu não acredito nas bruxas, mas que elas existem…

LEIA TAMBÉM: STEVIE NICKS, DO FLEETWOOD MAC, É UMA BRUXA?

Sobre Liv Brandão

Avatar photoJornalista, criadora de conteúdo e roteirista. Passou por veículos como O Globo e UOL sempre falando de cultura e entretenimento. É especialista em séries de TV, mas também fala de filmes, música, literatura e o que mais vier.

1 Comentário

  • Adriano Marques de Brito

    11 de fevereiro de 2024 às 13:19

    Olá! Boa tarde! Muito legal essa publicação sobre Clarice Lispector, escritora que admiro mito! Sugiro lançarem algum livro dela! Gostaria de ler A Hora da Estrela! Obrigado! Abraços!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Medo Imortal + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Brain Dead: Seu cérebro nunca será desligado

Depois de tudo o que foi feito pelo horror nos anos 1980, nosso gênero mais amado (e...

Por Cesar Bravo
Graphic NovelNovidades

Spa, de Erik Svetoft, é finalista do Prêmio Eisner

Tem história publicada pela DarkSide® Books entre os finalistas do Prêmio Eisner...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Alpha: terceiro filme de Julia Ducournau vem aí

A cineasta francesa Julia Ducournau se estabeleceu como uma verdadeira visionária do...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

Quais são os 7 chakras e o que eles significam

Você provavelmente já ouviu algum comentário sobre “desalinhar os chakras” e...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

O que é a linguagem secreta das flores da Era Vitoriana?

Quanta emoção uma flor pode carregar? Não é de hoje que elas acompanham nossos...

Por DarkSide