Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneCuriosidades

Griselda Blanco: 10 Curiosidades insanas sobre essa dama mortal

Sofía Vergara estrela série sobre a narcotraficante

26/01/2024

Quando falamos em serial killers e assassinos em geral, dificilmente pensamos prontamente em mulheres. E quando pensamos em chefes do narcotráfico a coisa não é muito diferente. Mas uma mulher chamada Griselda Blanco desafiou o senso comum e agora sua história ficará ainda mais conhecida para o mundo.

LEIA TAMBÉM: 10 PRODUÇÕES PARA FÃS DE DAMAS MORTAIS E LADY KILLERS

Estreou na Netflix a minissérie Griselda, dos mesmos criadores de Narcos. Estrelada por Sofía Vergara, a produção foca na figura da narcotraficante, sua ascensão no mundo do crime e a crueldade de seus métodos. A jornada da “Madrinha da Cocaína” chama tanto a atenção que ela é uma das quarenta assassinas retratadas por Jennifer Wright no livro Damas Mortais, que traz histórias de mulheres que mataram pelos mais diferentes motivos.

damas mortais

No clima da série Griselda, a Caveira investigou a biografia dessa dama mortal e trouxe algumas curiosidades bem malucas sobre a vida dela:

1. Cometeu o primeiro assassinato aos 11 anos

Aos 11 anos a gente costuma se preocupar com a prova de matemática, talvez começar a prestar atenção nos crushes da escola ou esperar em vão sua carta para Hogwarts. Com essa idade, Griselda e seus amigos sequestraram um garoto de 10 anos de um bairro rico em troca de um resgate. Como os pais do menino não se mostraram dispostos a pagar, ela deu um tiro na testa da vítima.

2. Revolucionou o tráfico por roupas íntimas

Quando você transporta grandes quantidades de cocaína para os Estados Unidos, é importante ser criativo para não ser pego. Griselda desenvolveu roupas íntimas com bolsos escondidos, para que suas mulas conseguissem fazer o serviço sem serem pegas. Ela até abriu uma fábrica que costurava sutiãs e cintas customizadas que eram perfeitos para o tráfico.

LEIA TAMBÉM: ASSASSINAS MADE IN BRAZIL: RELEMBRE MULHERES QUE FICARAM FAMOSAS POR MATAR

3. Chegou a faturar 80 milhões de dólares por mês

Depois de fugir de casa aos 14 anos para escapar dos abusos do namorado da mãe, Griselda Blanco sobreviveu cometendo furtos e com prostituição. Na metade dos anos 1970 ela imigrou para Nova York e abriu seu negócio de narcotráfico. Quando ela se mudou para Miami o timing era perfeito para conseguir um monopólio, e pelo fim da década ela faturava cerca de 80 milhões de dólares por mês, empregando em torno de 600 pessoas.

griselda blanco

4. Foi pioneira nos assassinatos com motocicleta

A violência dos métodos de Griselda também chamam a atenção. Ela teria sido pioneira nos assassinatos em que os pistoleiros se emparelham aos carros, disparam contra o alvo e, então, aceleram, saindo da cena do crime. Certa vez, esse método resultou na morte de uma criança de 2 anos, por engano. O objetivo de Griselda era matar o pai da criança, que teria chutado seu filho certa vez. Quando soube do erro, Griselda não se abalou. Primeiro ficou com raiva pelo pistoleiro ter errado o alvo. Depois ficou feliz, dizendo que agora ela e o pai da criança “estavam quites”.

5. Acredita-se que tenha sido responsável por mais de duzentas mortes

O número certo de mortes causadas por ela é debatido há anos — uma tarefa particularmente difícil quando se tem vários mercenários à disposição. Oficialmente, ela só foi condenada por três assassinatos, mas acredita-se que o número verdadeiro esteja entre 40 e 240. Ela foi capturada em 1985 e sentenciada a três penas de vinte anos. No fim das contas, ficou detida por apenas dez anos, uma vez que o caso ruiu por questões técnicas.

6. Deu o nome de um personagem de O Poderoso Chefão ao seu filho

Griselda Blanco certamente gostava de seu apelido de “Madrinha”, tal qual o personagem Vito Corleone de O Poderoso Chefão, seu filme preferido. Tanto que ela deu o nome de seu terceiro filho de Michael Corleone (sim, com sobrenome e tudo), assim como o personagem de Al Pacino era o terceiro filho de Don Vito. A traficante nunca escondeu dos filhos seu envolvimento com o crime e tinha esperanças de que eles continuassem seu império. Porém, os irmãos mais velhos de Michael morreram antes de completarem 16 anos. 

griselda blanco e michael corleone blanco

7. Teria matado todos os seus três maridos

Fato: todos os três maridos de Blanco foram assassinados. Carlos Trujilo foi assassinado sob circunstâncias suspeitas quando chegou à Colômbia após ter sido deportado dos EUA. Dizem que Griselda teria colocado sua cabeça à prêmio após o divórcio. O segundo, Alberto Bravo, com quem ela começou os negócios no narcotráfico, foi morto pela própria esposa após uma discussão no estacionamento de uma boate em Bogotá porque ela acreditava que ele tinha lhe custado milhões de dólares no negócio. Após um tiroteio, ele e seus seis guarda-costas acabaram mortos. Blanco saiu com um ferimento de bala no abdômen. O terceiro, Dario Sepulveda, teria sequestrado o filho deles, Michael, durante uma disputa pela custódia. A narcotraficante encomendou sua morte e teve seu filho de volta.

8. Planejou sequestrar John F. Kennedy Jr.

Quando Griselda Blanco foi capturada, ela obviamente não ficou nem um pouco feliz de ficar atrás das grades. Foi ali que elaborou um plano de mandar seus soldados sequestrarem John F. Kennedy Jr., filho do presidente dos EUA assassinado em 1963. A ideia era negociar o retorno seguro dele à sua casa em troca da liberdade dela. Mas o plano não foi pra frente e os negócios dela continuaram fluindo mesmo com ela detida.

9. Evitou a pena de morte graças a um escândalo sexual

Uma das testemunhas principais no julgamento de Griselda foi seu ex-mercenário, Jorge Ayala. Se ela fosse condenada na Flórida por homicídio, sua sentença seria a pena de morte. Porém, foi descoberto que Ayala teria começado relacionamentos sexuais por telefone com duas secretárias da procuradoria de Miami-Dade. O escândalo acabou com a credibilidade do informante. Há suspeitas de que Ayala teria se autossabotado para deixar de ser testemunha e evitar retaliações dos traficantes de Blanco.

griselda blanco

10. Foi assassinada por um de seus métodos preferidos

Lembram que ela foi pioneira nos assassinatos em motocicletas? Que uma criança de 2 anos foi vítima disso? Então, certo dia após ter sido liberada da prisão, Griselda e sua nora (que estava grávida) tinham ido ao açougue. Logo em seguida, um homem desceu de uma motocicleta, deu dois tiros nela, e saiu pilotando em seguida. Testemunhas dizem que foi rápido, algo feito por alguém profissional, e que provavelmente seria uma retaliação do passado. Griselda tinha 69 anos.

LEIA TAMBÉM: AS 10 ASSASSINAS MAIS LETAIS DE TODOS OS TEMPOS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Damas Mortais + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesMúsica

15 Músicas para sentir a magia de Wicked

Nenhuma viagem para Oz está completa sem a playlist perfeita para embalar a jornada....

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Tremors: Vermes gigantes, pólvora e Kevin Bacon

Como cinéfilos devotados e praticamente moradores da Firestar & DarkBlog, sabemos...

Por Cesar Bravo
FilmesMúsicaNovidades

Beatlesverso: Sam Mendes irá fazer 4 filmes do Fab Four

Lembra quando a Marvel fez vários filmes de origem de seus super-heróis para depois...

Por DarkSide
DarklovePerfil

Loputyn: Uma aventura pelo mundo encantador da ilustração

Com traços mágicos e profundos, a arte de Loputyn nos conduz por uma dança...

Por DarkSide
DarkSide BooksNovidades

DarkSide lança canal no WhatsApp

A Caveira baixou a tia do Zap e incorporou o tio do Pavê só pra te chamar para um...

Por DarkSide