Se você pudesse embarcar numa viagem no tempo, para onde você iria? A possibilidade de voltar ao passado ou dar aquela espiadinha no futuro fascina a humanidade há séculos. Enquanto físicos ainda discutem a sua viabilidade, escritores encontram na ficção uma possibilidade de realizar este sonho.
O fascínio é tanto que já existem até teorias e regras para que a viagem no tempo funcione: a de que o tempo é uma linha imutável ou a do Efeito Borboleta, em que uma pequena mudança no passado pode interferir de forma imprevisível no presente. Esta segunda teoria é mais frequentemente explorada em filmes, séries e livros, como na trilogia Chronos, de Rysa Walker, que já têm todas as edições publicadas pela DarkSide® Books: Chronos: Viajantes do Tempo, Chronos: Limites do Tempo e Chronos: Fragmentos do Tempo.
LEIA TAMBÉM: 5 PROTAGONISTAS INSPIRADORAS DA MARCA DARKLOVE
Para quem se interessa pelo tema e adoraria dar aquele rolê em outras épocas, separamos alguns filmes e séries que abordam viagem no tempo:
O queridinho da galera que sempre quis embarcar em um DeLorean rumo ao passado ou ao futuro encanta o público há mais de 30 anos. Na trilogia de Robert Zemeckis as viagens temporais de Marty McFly e do Doctor Brown podem mudar completamente o rumo de vários personagens, inclusive colocando em risco a própria existência de McFly. Fãs da trilogia podem conhecer os bastidores dos filmes no livro De volta para o futuro, de Caseen Gaines, publicado pela DarkSide® Books.
Se De volta para o futuro acumula fãs há 30 anos o que dizer de uma série que se mantém forte há mais de 50? Doctor Who já existe desde 1963 e, entre hiatos, diferentes formatos e especiais, conseguiu se reinventar diversas vezes para se manter relevante. Além de viajar no tempo, o Doutor também explora o universo através da sua máquina T.A.R.D.I.S., que tem a forma de uma cabine policial. Com a capacidade alienígena de alterar sua aparência, o personagem principal já foi vivido por diferentes atores ao longo das décadas, mais recentemente por David Tennant (Good Omens) e Matt Smith (The Crown). Atualmente o Doutor é vivido pela atriz Jodie Whittaker.
A relatividade de tempo e espaço também está presente em Donnie Darko, aquele filme que a gente já entendeu que nunca vai entender por completo. Um adolescente que é persuadido por uma pessoa vestida de coelho (ou seria o contrário?) a cometer diversos delitos durante a noite acaba escapando de um desastre aéreo justamente por causa destas escapadas. Tudo isso em meio a uma contagem regressiva para o fim do mundo. Para quem é fã ou simplesmente quer entender melhor o filme, a DarkSide® Books publicou Donnie Darko: A visão original de uma obra-prima, que tem o roteiro original, além de uma entrevista bem esclarecedora com o roteirista e diretor Richard Kelly.
Em 2035, num mundo pós-apocalíptico, um presidiário é enviado ao passado para investigar a criação de um vírus que matou a maior parte da população mundial e obrigou os sobreviventes a viver debaixo do solo. Só que o cara é preso em um hospício e, conforme sua investigação avança, ele próprio duvida da sua sanidade. O filme de 1995 foi dirigido por Terry Gilliam (sim, do Monty Python) e é estrelado por Bruce Willis e Brad Pitt. Em 2015 a história virou uma série de TV que durou quatro temporadas.
Um ciborgue é enviado de 2029 a 1984 para evitar que o líder da revolução contra as máquinas nascesse, perseguindo assim uma garçonete que viria a ser a mãe deste líder. Porém, um soldado humano da mesma guerra é enviado ao passado para proteger esta mulher, Sarah Connor. Uma das coisas que torna O Exterminador do Futuro tão fascinante é o paradoxo temporal que ele cria: o envio do Exterminador é justamente o que faz com que Sarah Connor conheça Kyle Reese e engravide de John, o futuro líder. O roteiro do filme dirigido por James Cameron e estrelado por Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton virou livro pela DarkSide® nas versões Limited Edition e Classic Edition.
Uma das viagens do tempo que está dando nó na cabeça de muita gente é a série alemã Dark. Ambientada na pequena cidade de Winden, a série acompanha quatro famílias ao longo de décadas que parecem estar conectadas a um acidente nuclear e a um misterioso viajante no tempo. Tudo é um baita quebra-cabeça e entender todas as causas e consequências não é nada fácil. A série costumava trabalhar com a ideia do tempo linear, em que mesmo com tantos viajantes no tempo não seria possível mudar o futuro porque ele já aconteceu. No entanto, alguns acontecimentos da segunda temporada podem ter mudado esta dinâmica.
Romances também têm espaço para viagens no tempo. Nesta adaptação do livro A mulher do viajante no tempo, de Audrey Niffenegger, Henry é um homem que sofre de uma condição rara: ele viaja no tempo em ocasiões de grande empolgação ou estresse. O problema é que ele não consegue controlar isso. Em determinado momento ele é abordado por Clare, uma universitária que ele nunca viu antes, apesar de ela já conhecer a versão adulta dele desde criança. Apesar da capacidade de viajar no tempo, Henry nunca consegue alterar eventos passados.
Dentro da teoria do caos, o Efeito Borboleta é explicado pela frase que diz que o farfalhar das asas de uma borboleta em uma parte do mundo pode provocar um tornado em outro local. Ou seja, mudanças mínimas podem causar grandes impactos. A história se desenvolve em torno de Evan, que tem apagões de memória em que ele simplesmente aparece confuso em outro lugar. Com o passar do tempo os apagões desaparecem e, quando ele passa a ler um diário que mantinha desde criança, começa a ter flashbacks um tanto realistas.
E aí, esquecemos algum filme ou série nesta lista? Comente aqui para gente as suas sugestões.
ATENÇÃO: ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE A SUBSTÂNCIA Acontece com as melhores...
Ao longo de onze volumes, Nagabe encantou os DarkSiders com a jornada emocionante de...
Um Time Warp em 8 bit? Sim, queremos. O maravilhoso musical The Rocky Horror Show —...
Os irmãos condenados pelo assassinato de seus próprios pais em um caso que abalou os...
A Caveira está em festa: O Jardim Onírico de Clarice Lispector, de Daniela Tarazona e...
10 Comentários
Luciano Nascimento
3 de dezembro de 2019 às 18:51
Luciano Nascimento
3 de dezembro de 2019 às 18:51
Parabéns, matéria muito legal! Realmente gosto muito do tema viagem no tempo! E não dá para deixar de fora o clássico “A Máquina do Tempo” de H.G. Wells, e que inspirou muitos outros depois dele, e rendeu até muitos filmes.
Há também um filme muito bacana (e confuso) que trata sobre o tema, que se chama “O Predestinado”. Toda vez que o vejo, um novo nó se forma no meu cérebro.
DarkSide
3 de dezembro de 2019 às 20:02
DarkSide
3 de dezembro de 2019 às 20:02
Caveirinha anotou todas as indicações ??
izaque
4 de dezembro de 2019 às 13:35
izaque
4 de dezembro de 2019 às 13:35
não podemos esquecer do classico de terror a sombra vinda do tempo de hp lovecraft
DarkSide
4 de dezembro de 2019 às 15:24
DarkSide
4 de dezembro de 2019 às 15:24
Caveira adorou a dica ?? Assim nossa lista fica ainda mais completa.
Paola Cruz
19 de dezembro de 2019 às 07:10
Paola Cruz
19 de dezembro de 2019 às 07:10
Amo posts que falam sobre livros,eu já garanti os 2 primeiros volumes da série CHRONOS,agora estou aguardando a oportunidade de adquirir o lançamento.
Fabio Barile
5 de julho de 2020 às 19:30
Fabio Barile
5 de julho de 2020 às 19:30
Tres filmes sobre o tema que também valem a pena:
Projeto Almanaque, de 2015
Deja Vu, de 2006, com Denzel Washington
Looper, de 2012, com Bruce Willis
DarkSide
6 de julho de 2020 às 16:10
DarkSide
6 de julho de 2020 às 16:10
Caveira adorou as dicas!