Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveLançamentoListas

Hora de girar a chave chronos: 8 Filmes e séries com viagem no tempo

Seja em um DeLorean ou em uma cabine policial, viagens que extrapolam os limites temporais sempre fascinaram as pessoas

02/12/2019

Se você pudesse embarcar numa viagem no tempo, para onde você iria? A possibilidade de voltar ao passado ou dar aquela espiadinha no futuro fascina a humanidade há séculos. Enquanto físicos ainda discutem a sua viabilidade, escritores encontram na ficção uma possibilidade de realizar este sonho.

O fascínio é tanto que já existem até teorias e regras para que a viagem no tempo funcione: a de que o tempo é uma linha imutável ou a do Efeito Borboleta, em que uma pequena mudança no passado pode interferir de forma imprevisível no presente. Esta segunda teoria é mais frequentemente explorada em filmes, séries e livros, como na trilogia Chronos, de Rysa Walker, que já têm todas as edições publicadas pela DarkSide® Books: Chronos: Viajantes do Tempo, Chronos: Limites do Tempo e Chronos: Fragmentos do Tempo.

LEIA TAMBÉM: 5 PROTAGONISTAS INSPIRADORAS DA MARCA DARKLOVE

Para quem se interessa pelo tema e adoraria dar aquele rolê em outras épocas, separamos alguns filmes e séries que abordam viagem no tempo:

1. De volta para o futuro

O queridinho da galera que sempre quis embarcar em um DeLorean rumo ao passado ou ao futuro encanta o público há mais de 30 anos. Na trilogia de Robert Zemeckis as viagens temporais de Marty McFly e do Doctor Brown podem mudar completamente o rumo de vários personagens, inclusive colocando em risco a própria existência de McFly. Fãs da trilogia podem conhecer os bastidores dos filmes no livro De volta para o futuro, de Caseen Gaines, publicado pela DarkSide® Books.

De Volta para o Futuro

2. Doctor Who

Se De volta para o futuro acumula fãs há 30 anos o que dizer de uma série que se mantém forte há mais de 50? Doctor Who já existe desde 1963 e, entre hiatos, diferentes formatos e especiais, conseguiu se reinventar diversas vezes para se manter relevante. Além de viajar no tempo, o Doutor também explora o universo através da sua máquina T.A.R.D.I.S., que tem a forma de uma cabine policial. Com a capacidade alienígena de alterar sua aparência, o personagem principal já foi vivido por diferentes atores ao longo das décadas, mais recentemente por David Tennant (Good Omens) e Matt Smith (The Crown). Atualmente o Doutor é vivido pela atriz Jodie Whittaker.

Doctor Who

3. Donnie Darko

A relatividade de tempo e espaço também está presente em Donnie Darko, aquele filme que a gente já entendeu que nunca vai entender por completo. Um adolescente que é persuadido por uma pessoa vestida de coelho (ou seria o contrário?) a cometer diversos delitos durante a noite acaba escapando de um desastre aéreo justamente por causa destas escapadas. Tudo isso em meio a uma contagem regressiva para o fim do mundo. Para quem é fã ou simplesmente quer entender melhor o filme, a DarkSide® Books publicou Donnie Darko: A visão original de uma obra-prima, que tem o roteiro original, além de uma entrevista bem esclarecedora com o roteirista e diretor Richard Kelly.

Donie Darko

4. Os 12 macacos

Em 2035, num mundo pós-apocalíptico, um presidiário é enviado ao passado para investigar a criação de um vírus que matou a maior parte da população mundial e obrigou os sobreviventes a viver debaixo do solo. Só que o cara é preso em um hospício e, conforme sua investigação avança, ele próprio duvida da sua sanidade. O filme de 1995 foi dirigido por Terry Gilliam (sim, do Monty Python) e é estrelado por Bruce Willis e Brad Pitt. Em 2015 a história virou uma série de TV que durou quatro temporadas.

5. O Exterminador do Futuro

Um ciborgue é enviado de 2029 a 1984 para evitar que o líder da revolução contra as máquinas nascesse, perseguindo assim uma garçonete que viria a ser a mãe deste líder. Porém, um soldado humano da mesma guerra é enviado ao passado para proteger esta mulher, Sarah Connor. Uma das coisas que torna O Exterminador do Futuro tão fascinante é o paradoxo temporal que ele cria: o envio do Exterminador é justamente o que faz com que Sarah Connor conheça Kyle Reese e engravide de John, o futuro líder. O roteiro do filme dirigido por James Cameron e estrelado por Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton virou livro pela DarkSide® nas versões Limited Edition e Classic Edition.

6. Dark

Uma das viagens do tempo que está dando nó na cabeça de muita gente é a série alemã Dark. Ambientada na pequena cidade de Winden, a série acompanha quatro famílias ao longo de décadas que parecem estar conectadas a um acidente nuclear e a um misterioso viajante no tempo. Tudo é um baita quebra-cabeça e entender todas as causas e consequências não é nada fácil. A série costumava trabalhar com a ideia do tempo linear, em que mesmo com tantos viajantes no tempo não seria possível mudar o futuro porque ele já aconteceu. No entanto, alguns acontecimentos da segunda temporada podem ter mudado esta dinâmica.

7. Te amarei para sempre

Romances também têm espaço para viagens no tempo. Nesta adaptação do livro A mulher do viajante no tempo, de Audrey Niffenegger, Henry é um homem que sofre de uma condição rara: ele viaja no tempo em ocasiões de grande empolgação ou estresse. O problema é que ele não consegue controlar isso. Em determinado momento ele é abordado por Clare, uma universitária que ele nunca viu antes, apesar de ela já conhecer a versão adulta dele desde criança. Apesar da capacidade de viajar no tempo, Henry nunca consegue alterar eventos passados.

Te amarei para sempre

8. Efeito borboleta

Dentro da teoria do caos, o Efeito Borboleta é explicado pela frase que diz que o farfalhar das asas de uma borboleta em uma parte do mundo pode provocar um tornado em outro local. Ou seja, mudanças mínimas podem causar grandes impactos. A história se desenvolve em torno de Evan, que tem apagões de memória em que ele simplesmente aparece confuso em outro lugar. Com o passar do tempo os apagões desaparecem e, quando ele passa a ler um diário que mantinha desde criança, começa a ter flashbacks um tanto realistas.

E aí, esquecemos algum filme ou série nesta lista? Comente aqui para gente as suas sugestões.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

10 Comentários

  • Luciano Nascimento

    3 de dezembro de 2019 às 18:51

    Parabéns, matéria muito legal! Realmente gosto muito do tema viagem no tempo! E não dá para deixar de fora o clássico “A Máquina do Tempo” de H.G. Wells, e que inspirou muitos outros depois dele, e rendeu até muitos filmes.

    Há também um filme muito bacana (e confuso) que trata sobre o tema, que se chama “O Predestinado”. Toda vez que o vejo, um novo nó se forma no meu cérebro.

    • Avatar photo

      DarkSide

      3 de dezembro de 2019 às 20:02

      Caveirinha anotou todas as indicações ??

  • izaque

    4 de dezembro de 2019 às 13:35

    não podemos esquecer do classico de terror a sombra vinda do tempo de hp lovecraft

    • Avatar photo

      DarkSide

      4 de dezembro de 2019 às 15:24

      Caveira adorou a dica ?? Assim nossa lista fica ainda mais completa.

  • Paola Cruz

    19 de dezembro de 2019 às 07:10

    Amo posts que falam sobre livros,eu já garanti os 2 primeiros volumes da série CHRONOS,agora estou aguardando a oportunidade de adquirir o lançamento.

  • Fabio Barile

    5 de julho de 2020 às 19:30

    Tres filmes sobre o tema que também valem a pena:
    Projeto Almanaque, de 2015
    Deja Vu, de 2006, com Denzel Washington
    Looper, de 2012, com Bruce Willis

    • Avatar photo

      DarkSide

      6 de julho de 2020 às 16:10

      Caveira adorou as dicas!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide