Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveListas

Jornadas poderosas: As conexões entre os livros do universo Darklove

Publicações do selo mergulham no universo feminino e se conectam por temas e experiências vividas por suas personagens

04/03/2020

Todas as mulheres possuem uma forte ligação entre si. Elas compartilham incertezas, pressões sociais, medos, conquistas e jornadas transformadoras. Não poderia ser diferente no universo Darklove, selo que mergulha neste universo e se caracteriza pelas vozes poderosas de suas escritoras e heroínas.

Investigadoras, viajantes, refugiadas ou em busca de seu lugar no mundo, as protagonistas dos livros DarkLove podem não compartilhar o mesmo universo, mas dividem muitos detalhes de suas histórias umas com as outras – e com as leitoras.

O Feminismo e a autoaceitação em Darklove

Sutilmente, ele está sempre lá, mas o feminismo ganha destaque em A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões. Esta releitura do clássico de Hans Christian Andersen coloca a protagonista em um universo dominado por homens. Além de sobreviver neste ambiente, a sereia Gaia ainda encara a própria jornada sobre não se sentir bem na própria pele.

Este ser mitológico também recebeu uma nova versão pelas mãos da autora Caitlín R. Kiernan, só que mais sombria e punk rock. A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões se conecta com o conto Lágrimas sete vezes sal, presente no livro O Mundo Invisível entre Nós, Jenny é uma jovem ainda aprendendo sobre o seu corpo e que se sente, literalmente, um peixe fora d’água.

A aceitação do próprio corpo também é vivida por Lovelace em A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada, de Becky Chambers. Com um passado de Inteligência Artificial de uma espaçonave, a personagem se sente desafiada e muitas vezes frustrada pelas limitações que seu novo corpo impõe.

E se, em vez de viajar pelo espaço, você precisasse viajar no tempo para evitar que coisas horríveis acontecessem? Esta é a jornada de Kate na trilogia Chronos. Uma personagem bastante independente e que corre atrás do que acredita ser certo, viaja através dos séculos para evitar um homicídio e colocar as coisas no seu devido lugar.

O feminismo também está presente em uma personagem que desafia os padrões de sua época para fazer o que mais ama: dissecar corpos e investigar crimes. É isso o que faz Audrey Rose, protagonista da série Rastro de Sangue. Seu trabalho a leva para o coração da Romênia e para investigar estranhas mortes e compreender um mistério que pode envolver o próprio Conde Drácula.

Luto e jornadas de amadurecimento

Assim como acontece na série Rastro de Sangue, A Noiva Fantasma guia o leitor a uma viagem que o apresenta uma cultura diferente, neste caso, a do povo malaio do final do século 19. Além de ser uma história de amadurecimento da jovem Li Lan, o livro aborda a inusitada relação deste povo com os mortos, o que inclui a celebração de casamentos que não acabam em “até que a morte os separe”.

As diferenças culturais de cada povo e sua relação com a morte é o tema central também de Para toda a Eternidade, de Caitlin Doughty. O livro é sobre uma jornada global para descobrir como outras culturas lidam com o fim da vida. Ao mesmo tempo, o leitor passa a compreender melhor a sua própria relação com o assunto.

O luto também está presente na narrativa de Leve-me com Você, só que com uma abordagem bem diferente. Na história de Catherine Ryan Hyde, um homem que acabou de perder o filho decide fazer uma viagem de trailer com seu cachorro pelos parques nacionais dos Estados Unidos. Nesta jornada, ele encontra novos companheiros de viagem que o ajudarão a dar um novo sentido para o que compõe uma família – lembrando um pouco a jornada de Ada de A Guerra que Salvou minha Vida e A Guerra que me Ensinou a Viver.

O amadurecimento e as mudanças impostas por conflitos também são experiências pelas quais Ada deve passar em A Guerra que Salvou minha Vida e A Guerra que me Ensinou a Viver. A personagem passou boa parte da infância sofrendo maus-tratos da mãe, mas quando os conflitos da Segunda Guerra Mundial chegam à Inglaterra ela e seu irmão são obrigados a se refugiar no interior – onde Ada aprende a amar e ser amada.

O mesmo acontece com Nisha. Em O Diário de Nisha, a protagonista é forçada a sair de casa com a família durante a Partição da Índia, que separou o país entre hindus e muçulmanos. Ela e seus familiares partem em um trem rumo a um novo lar em meio à destruição causada por esta guerra e precisam reconstruir suas vidas em um novo território.

A devastação dos conflitos armados ganha um ângulo improvável em Só os Animais Salvam, de Ceridwen Dovey. Através de fábulas modernas, a escritora narra eventos de diversas guerras do ponto de vista dos animais. Em meio ao caos destes períodos históricos, diferentes, gatos, cães, tartarugas e ursos conseguem encontrar esperança e inspiração.

Ao abordar temas tão íntimos de forma aberta e em profundidade, os livros de Darklove formam verdadeiros laços entre si, suas personagens, autoras e leitores. No que depender da Caveira, este selo continuará a contar histórias transformadoras pelas palavras de mulheres com vozes poderosas. 

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Dance of Thieves
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide