Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneLançamento

Killer Clown: conheça os filmes inspirados no sinistro palhaço Pogo

Alter-ego do serial killer John Wayne Gacy, a história do palhaço Pogo foi parar nas telas do cinema e na TV, com referências em filmes clássicos e documentários sobre seus crimes bárbaros

14/10/2019

De IT: Uma Obra Prima do Medo (1990) até Coringa (2019), o palhaço Pogo, alter-ego sinistro do serial killer John Wayne Gacy, rendeu algumas inspirações para filmes que adotam a figura do palhaço em seus enredos, mas Pogo foi além de meras referências em filmes famosos. Sua história aterrorizante também foi alvo de adaptações cinematográficas ao longo dos anos. 

Desde que seus brutais crimes foram revelados para a sociedade, a figura do palhaço se tornou ainda mais assustadora. Mas a verdade é que poucos poderiam imaginar o que estava enterrado na casa de horrores de John Wayne Gacy, o palhaço Pogo. Quando um adolescente desapareceu pouco antes do Natal de 1978, Gacy foi detido e uma equipe de investigadores foi enviada até sua casa com um mandado de busca. Enquanto vasculhavam o local procurando por pistas, encontraram indícios cada vez mais comprometedores e sinistros.

LEIA TAMBÉM: Como os palhaços se tornaram tão assustadores? Cinco histórias macabras explicam

A maquiagem de Pogo, os olhos pintados de azul e a boca vermelha, inspiraram a nova versão do Coringa, de Joaquin Phoenix, lançado em outubro de 2019 nos cinemas. O serial killer disfarçado de palhaço fez mais de 30 vítimas. Depois de preso, Gacy passava horas pintando diversos quadros de palhaços, autorretratos, figuras religiosas e bastante polêmicas. Ele foi condenado à prisão perpétua e executado por injeção letal em 1994. Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino, lançado pela linha Crime Scene, da DarkSide Books, traz detalhes de investigações e audiências de John Wayne Gacy pela voz de quem caçou e prendeu o assassino em série brutal: o promotor Terry Sulivan.

Confira essa lista de adaptações da história de Gacy para o cinema e TV que nos deixaram com muito mais medo de palhaços.

To Catch a Killer (1992)

Nesse filme, a história horripilante de Gacy ganhou as telas com o verdadeiro serial killer ainda vivo. Quem viveu o palhaço Pogo no filme foi o ator Brian Dennehy. O longa mostra um respeitável homem de negócios que adora crianças e sempre é um vizinho prestativo e amigável. Mas por trás de todas essas faces, está o John Wayne Gacy que assassinou cerca de 30 garotos e, agora, será condenado por seus terríveis crimes.

Copycat: A Vida Imita a Morte (1995)

Trecho de Copycat: A Vida Imita a Morte /IMDB

A psiquiatra criminal Helen Hudson (Sigourney Weaver), especialista na avaliação do comportamento de grandes serial killers, passa a sofrer de agorafobia desde que foi atacada por um deles. Junto com a policial M.J. Monahan (Holly Hunter), ela luta contra o tempo para deter um serial killer que é discípulo do seu agressor e copia em seus crimes o modus operandi de famosos serial killers do passado, entre eles, John Wayne Gacy, o Killer Clown.

Gacy (2003)

Em 1978, a polícia de Chicago fez uma busca na casa n° 8213 da West Summerdale Avenue, interrogando o morador John Wayne Gacy, um palhaço amador muito querido pelas crianças da cidade, empresário e vizinho tranquilo. Ele dificilmente cometeria algum crime, certo? Errado. Antes de deixarem o local, um dos policiais estranhou um cheiro desagradável na casa e decidiu investigar. Antes de deixarem o local um dos policiais estranhou um cheiro desagradável na casa; e decidiu investigar. No porão, sob um alçapão oculto, foram encontrados os restos de vinte e nove garotos entre 9 de 27 anos, com sinais de tortura, violências sexuais e estrangulamento. A identidade cruel do palhaço Pogo havia sido, finalmente, revelada.

Dear Mr. Gacy (2010)

Dear Mr. Gacy, dirigido por Svetozar Ristovski, relata o relacionamento  entre o jovem estudante Jason Moss (Jesse Moss) e o objeto de sua obsessão, o assassino em série John Wayne Gacy (William Forsythe), que ficou conhecido como Killer Clown.

John Wayne Gacy, Defending a Monster (2013)

John Wayne Gacy preso

John Wayne Gacy, Defending a Monster é o documentário oficial e autorizado do best-seller de mesmo nome escrito por Sam Amirante e Danny Broderick. Nele, os diretores Marc Menet e Scott Prestin remontam a cruel história de Gacy pela visão do homem que o defendeu nos tribunais, um jovem advogado recém-chegado à Defensoria Pública, cujo primeiro cliente em consultório particular acaba sendo um dos piores serial killers da história.

Enquanto isso, um palhaço psicopata ganha o cinema

Resultado de imagem para coringa

O filme Coringa, dirigido por Todd Phillips, chegou aos cinemas em outubro de 2019 causando muita polêmica. Entre cenas de violência e discursos do psicopata mais cruel das histórias em quadrinhos, três referências claras a John Wayne Gacy se destacam: a já citada maquiagem do Coringa, copiada do serial killer; o nome do bar onde o personagem se apresenta pela primeira vez, Pogo’s, referência clara ao nome artístico de Gacy enquanto palhaço; e, claro, a menção direta a Killer Clown nas manchetes de jornais que ganham Gotham quando Coringa comete seus primeiros assassinatos. Um psicopata reconhece o outro, não?


Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Manson: A Biografia
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide