Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Crime SceneLançamento

Killer Clown Profile: a história sinistra de John Wayne Gacy

O palhaço serial killer Pogo, alter ego de John Wayne Gacy, aterrorizou Chicago e foi condenado à morte por mais de trinta assassinatos

O palhaço Pennywise, de It: A Coisa, é brincadeira de criança perto de Pogo, o alter ego de John Wayne Gacy. Cidadão modelo. Empresário de sucesso. Voluntário do hospital. Um dos assassinos em série mais sádicos de todos os tempos. Poucas pessoas podiam ver o monstro cruel sob a maquiagem colorida de palhaço que Gacy usava para entreter as crianças. Poucas pessoas podiam imaginar o que estava enterrado em sua casa de horrores.

Quando um adolescente desapareceu pouco antes do Natal de 1978, Gacy foi detido e uma equipe de investigadores foi enviada até sua casa com um mandado de busca. Enquanto vasculhavam o local procurando por pistas, toparam com indícios cada vez mais comprometedores e sinistros. O promotor do caso, Terry Sullivan, começava então a maior caçada de sua carreira.

Sullivan reconstruiu a investigação — de registros de violência no passado de John Wayne Gacy à horrível descoberta de mais de trinta vítimas atribuídas ao assassino e ao chocante relato de testemunhas oculares — para levar o leitor ao centro de um julgamento e seus desdobramentos.

Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino, novo livro da linha Crime Scene®, da DarkSide Books, traz detalhes de investigações e audiências de John Wayne Gacy pela voz de quem caçou e prendeu o assassino em série brutal. Capítulo a capítulo vemos o caso se desenrolar, e as duas faces de Gacy — a do empresário bem-sucedido que ainda encontrava tempo para se dedicar aos interesses da comunidade e aquela que os psiquiatras nomeados pelo tribunal pintaram em seu julgamento — se mesclarem. Raramente é possível fazer um retrato tão profundo e fiel de um monstro.

A história de Gacy veio à tona e perturbou profundamente os moradores de Chicago. Como confiar novamente nas figuras que os rodeavam? O julgamento foi repleto de depoimentos e conjecturas obscenas da defesa, mas terminou com Gacy condenado à morte. Ele aguardou a execução de sua sentença por catorze anos, e usou seu período de isolamento para pintar diversos quadros (palhaços, autorretratos, figuras religiosas e bastante polêmicas), muitos dos quais foram vendidos — outros tantos queimados.

Poucos anos depois da condenação de Gacy, as pessoas viriam a se assustar novamente com palhaços, mas dessa vez na ficção: Stephen King lançou It: A Coisa em setembro de 1986, deixando para sempre a imagem perturbadora do palhaço Pennywise na mente de todos. Apesar de nunca ter confirmado a inspiração, os fãs do escritor de coração assombrado relacionam a origem do personagem com o visual de Gacy. E para quem sofre de coulrofobia, meio sorriso distorcido pela maquiagem excessiva já basta para causar pesadelos.

LEIA TAMBÉM: UM MERGULHO NA MENTE DE TED BUNDY

Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino não pode faltar na estante dos darksiders. A Coleção Profile, da linha Crime Scene®, já publicou Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, obra completa para quem quer investigar a mente dos psicopata. O trabalho de Terry Sullivan e seu coautor, Peter T. Maiken, revelam os detalhes do caso de Gacy com uma narrativa envolvente e informativa que os verdadeiros fãs de true crime apreciam. Sullivan foi o promotor responsável pela investigação e prisão de John Wayne Gacy e uma das peças-chave da acusação em seu julgamento. É presidente do The Sullivan Firm, um escritório de advocacia com filiais em Rolling Meadows e Chicago. Hoje advogado autônomo, atua há dez anos como analista jurídico na emissora WGN-TV de Chicago, Illinois, e já participou de inúmeros programas locais e nacionais de rádio e televisão. Fez análises de casos de grande repercussão e dos julgamentos de O.J. Simpson, William Balfour, Drew Peterson e Saddam Hussein. Mais informações em thesullivanfirmltd.com.

Maiken iniciou sua carreira no jornalismo ao trabalhar no jornal de Illinois e depois se juntou ao Chicago Tribune em 1963 como um dos editores. Publicou seu primeiro livro, Rip Off, em 1979, e quatro anos depois escreveu Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino em parceria com Terry Sullivan. Em 1989 publicou seu terceiro e último livro, Night Trains. Ainda que não tenha sido músico profissional, foi pianista de jazz e tocava despretensiosamente em alguns lugares. Morreu em 2005, aos 71 anos, após uma batalha contra o câncer de pulmão.

True Crime Reader:
“Um true crime enervante com assassinato, terror e justiça.”

Publishers Weekly:
“Envolvente.”

NashVille Banner:
“De arrepiar.”

Ficha Técnica
Título | Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino
Autores | Terry Sullivan, Peter T. Maiken
Tradutores | Lucas Magdiel e Mariana Branco
Editora | DarkSide®
Edição | 1a
Idioma | Português
Dimensões | 16 x 23 cm
ISBN | 978-85-9454-182-6

LER MAIS

Indicados para você!

  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Medo ClássicoSéries

Netflix divulga teaser oficial da nova série sobre Drácula

Drácula, a nova série da Netflix dos mesmos criadores de Sherlock, teve seu teaser...

Por DarkSide
ListasLivros

Confira 13 dicas para acertar nos presentes de Natal

O fim de ano chegou e, junto com ele, a correria das compras de Natal e Amigo Secreto....

Por DarkSide
LançamentoVários

MeiaMeiaMeia: As meias Stance chegaram na DarkSide Books

Somos amantes da literatura, adoradores natos das palavras que nos transformam. Não...

Por DarkSide
DarkloveSéries

A Noiva Fantasma: Netflix libera trailer de série inspirada em livro da DarkSide

A Netflix anunciou a adaptação e o elenco da série A Noiva Fantasma, que contará...

Por DarkSide
ListasLivros

13 personagens femininas da DarkSide que você precisa conhecer

Durante muito tempo as mulheres ocuparam um lugar de pouco destaque na cultura pop....

Por DarkSide