Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Lançamento: 1903: Orwell, de Pierre Christin e Sébastien Verdier

A vida e obra em quadrinhos de um dos maiores autores do século XX

23/03/2022

Embora o inglês George Orwell seja conhecido sobretudo por ter escrito dois clássicos da literatura, 1984 e A Revolução dos Bichos, a história de sua vida também é digna de uma grande narrativa. É essa a proposta de 1903: Orwell, biografia em quadrinhos roteirizada por Pierre Christin e desenhada por Sébastien Verdier, artista que também ilustra a edição de 1984 da DarkSide® Books.

George Orwell nasceu em Motihari, na Índia, no ano de 1903, como Eric Arthur Blair, mas ainda bebê mudou-se com a mãe para o interior da Inglaterra. No começo da juventude, estudou no prestigioso Eton College, colégio de elite onde foi aluno de Aldous Huxley. Mais tarde, viveu em vários países, e de formas diversas. Foi policial na Birmânia, cozinheiro em Paris, mendigo em Londres, acompanhou operários das minas de carvão em Wigan Pier, no norte da Inglaterra, e adotou o pseudônimo George Orwell para assinar as obras inspiradas em sua experiência de vida singular.

Durante a Guerra Civil Espanhola, entrou no campo de batalha contra os fascistas na Catalunha e quase morreu após levar um tiro na garganta; durante a Segunda Guerra Mundial, não conseguiu se alistar como soldado, e permaneceu em Londres, onde presenciou diversos bombardeios perpetrados pelos nazistas; sofreu terrivelmente com os sintomas da tuberculose. Enquanto fazia isso tudo, escreveu inúmeros ensaios, artigos, cartas, memórias, e obras ficcionais, que, em conjunto, compõem uma crítica feroz da sociedade de sua época e definem toda uma mentalidade política.

Para dar conta de narrar em quadrinhos uma história tão rica e complexa, o roteirista Pierre Christin e o artista visual Sébastien Verdier se munem de uma gigantesca pesquisa histórica e literária a respeito da obra do biografado. Assim, eles mergulharam em cartas, ensaios, diários, artigos, notícias, relatos históricos, fotografias, filmes, e principalmente na obra orwelliana, para reconstituírem não apenas os fatos mais conhecidos de sua vida e época, como também detalhes mais intimistas que o aproximam de qualquer um de nós. 

Em 1903: Orwell, além dos grandes feitos do autor, descobrimos também sua afinidade pela jardinagem, seu apreço pelos pubs, a adoção do filho e as condições em que escreveu alguns de seus livros. Vários desses momentos são recheados por citações do próprio biografado, como afirma Christin no posfácio: “Por não querer parafrasear o texto de Orwell, eu o incluí sob a forma de texto datilografado sempre que possível”. 

A obra conta também com ilustrações de convidados de peso: Juanjo Guarnido, Enki Bilal, Manu Larcenet, Blutch e André Juillard. Esse retrato íntimo e definitivo de um dos maiores escritores de todos os tempos é o complemento perfeito para amplificar a experiência de leitura do clássico 1984, que também está sendo lançado em uma edição primorosa com os olhos atentos da DarkSide® Books.

PIERRE CHRISTIN nasceu em 1938 em Paris. Estudou na Sorbonne e nas Sciences Po Paris. Na década de 1960, começou a trabalhar como pianista de jazz e com jornalismo, tradução e escrita. Em 1967, assinou, com Jean-Claude Mézières, a primeira aventura de Valerian, inspiração para vários autores e diretores, incluindo George Lucas e Luc Besson. Christin trabalhou em parceria com vários mestres dos quadrinhos, entre os quais Enki Bilal, Jacques Tardi, François Boucq, Jean Vern, Annie Goetzinger e André Juillard. Em 2019, foi consagrado no Festival de Angoulême com o Prêmio Goscinny por seu álbum autobiográfico Est/Ouest, ilustrado por Philippe Aymond, bem como pelo conjunto da sua obra. 

SÉBASTIEN VERDIER nasceu em Corrèze, França, em 1972. Quando criança, foi um leitor compulsivo de Tintin, Astérix e Lucky Luke, mas especialmente atraído por romances. A paixão pelos quadrinhos veio depois, quando, acamado por uma gripe forte, devorou todos os exemplares de Blueberry. Em 2004 assina, com François Corteggiani, o seu primeiro álbum, Ultimate Agency, e desde então tem seguido uma carreira prolífica em parceria com vários roteiristas. Com Pierre Christin, produziu uma série de histórias curtas chamadas Images/Mirages, depois Rencontre sur la transsaharienne (2014) e 1903: Orwell (2019). Em 2021, ilustrou 1984, de George Orwell especialmente para a edição da DarkSide® Books.

“Christin e Verdier realizaram um feito raro. Eles pegaram um dos escritores mais fluidos da língua inglesa e deixaram seu cânone e sua história de vida ainda mais acessíveis.”
— THE ORWELL SOCIETY —

“O traço limpo e sóbrio de Verdier é irrepreensível. Desde o grande detalhe e o realismo dos cenários, ao uso do preto nas sombras e contrastes.”
— CENTRAL COMICS —

Ficha Técnica
Título | 1903: Orwell
Autor | Pierre Christin
Ilustrador | Sébastien Verdier
Tradutores | Aline Zouvi
Editora | DarkSide® Books
Marca | Graphic Novel
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 21,2 x 27,6 cm, 160 páginas, capa dura

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

1984 +Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
1903: Orwell + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide