Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


LançamentoMacabra

Lançamento: A Dama e a Criatura, de Mallory O’Meara

Uma verdadeira criadora de monstros

29/03/2022

Elas sabem criar monstros como ninguém. Mary Shelley e Milicent Patrick possuem esse dom em comum. Artistas e criadoras capazes de dar vida à escuridão. Foi através das mãos delicadas e da mente genial de Milicent Patrick que O Monstro da Lagoa Negra ganhou vida e tomou as telas de todo o mundo.

Em 1954, a Universal Studios se preparava para o lançamento mundial de sua produção de terror mais recente. Com O Monstro da Lagoa Negra, Milicent Patrick entraria para a história por dar rosto ao pesadelo. Nenhuma mulher havia sido responsável pelo design de um monstro para um longa-metragem até então.

A atenção inicial em seu nome incomodou muitas pessoas que se esforçaram para tirar os holofotes da brilhante artista. Naquela época, os créditos cinematográficos não eram tão abrangentes como os de hoje, e o nome de Milicent Patrick não apareceu em nenhum lugar do filme. Enquanto a Criatura se tornava uma das criações cinematográficas mais icônicas de todos os tempos, o nome de Milicent Patrick afundava nas águas turvas do esquecimento. Até agora.

Em A Dama e a Criatura, a roteirista e produtora Mallory O’Meara une os fragmentos da história de Milicent Patrick para colocar a artista em seu lugar de direito: o de pioneira na indústria cinematográfica de horror. A vida de Milicent foi moldada, em parte, por monstros reais e os obstáculos postos em seu caminho por uma cultura patriarcal, mas sua criação sobreviveu a gerações — a Criatura ainda é um dos mais bem-projetados e reconhecidos monstros da história do cinema, e foi homenageada por artistas como Guillermo del Toro no filme ganhador de quatro Oscar, A Forma da Água.

Repleto de detalhes fascinantes, humor bastante afiado e pesquisa incomparável, A Dama e a Criatura entrelaça a vida de Milicent Patrick com a da própria autora, duas mulheres separadas por décadas, mas unidas pelas tragédias e triunfos de trabalhar em Hollywood, para expor as pequenas e lentas mudanças que se sucederam em quase 70 anos.

Um documento histórico poderoso que não só repara uma injustiça de décadas, como também ajuda a fortalecer o caminho trilhado por muitas mulheres na indústria cinematográfica, A Dama e a Criatura chega pela DarkSide® Books em parceria com a Macabra Filmes em uma edição monstruosa, que qualquer Criatura iria querer abraçar no fundo do oceano.

A Colheita Macabra na DarkSide Books

A Macabra Filmes e a DarkSide® Books selaram um pacto eterno e inauguraram, no início de 2020, o selo Macabra para apresentar livros e quadrinhos transgressores ao público brasileiro. Casa de obras como a coletânea Vitorianas Macabras e o clássico perturbador A Garota da Casa ao Lado, apresenta ao público a sua primeira colheita do ano: A Dama e a Criatura, a história não contada da primeira designer de monstros do cinema; Madame Tussaud: A Pequena Colecionadora de Corpos, a vida macabra da lendária artista Marie Tussaud; o terceiro volume de Medicina Macabra, uma evolução histórica das bactérias quase invisíveis que ameaçam o planeta; e Herança de Família, o quarto volume da adorada série de terror em quadrinhos Condado Maldito. A fazenda está pronta para uma nova temporada com seus leitores macabros.

MALLORY O’MEARA é produtora e roteirista da Dark Dunes Productions e apresentadora do podcast Reading Glasses, ao lado da atriz e diretora Brea Grant, e escritora. Seu primeiro livro, A Dama e a Criatura, biografia da artista Milicent Patrick, se tornou um best-seller do Los Angeles Times, ganhou o Prêmio SCIBA 2019 de Biografia, o Prêmio Rondo 2019 de Livro do Ano e foi indicado ao Prêmio Hugo e Locus. Ao recuperar a história perdida de Milicent Patrick, Mallory O’Meara mergulhou nos arquivos de Hollywood e contribuiu de maneira significativa para o reconhecimento de uma artista ímpar do século XX. Saiba mais em malloryomeara.com.

“Quantas coisas não descobriríamos se a covardia e o descuido não contivessem nossos questionamentos?”
— Mary Shelley em Frankenstein

“Milicent Patrick: uma artista de grande talento atacada por egos e inveja que a cercavam. A Criatura é o traje de monstro nº 1 na história do cinema.”
— Guillermo del Toro, diretor de A Forma da Água

“Uma homenagem justa para a mulher genial por trás da Criatura, e uma análise minuciosa sobre a hostilidade do mundo do cinema de horror com as mulheres.” 
—Momentum Saga —

“Um passeio à Hollywood antiga, com foco em questões de criação, silenciamento e machismo. Uma leitura essencial para os fãs de horror.” 
— Gabriela Larocca, roteirista, historiadora e host do RDM Cast

“Este livro é mais que um simples tributo a uma pioneira esquecida. Envolvente e direta, é a história pessoal da autora e de sua musa.” 
Library Journal

“Nunca há um momento de tédio neste belo e sincero tributo a uma designer de efeitos especiais e animadora pioneira. Um apelo apaixonado por mudanças na indústria que a esqueceu.” 
— Booklist —

Ficha Técnica
Título | A Dama e a Criatura
Autor | Mallory O’Meara
Tradutora | Rebeca Puig
Editora | DarkSide®
Marca | Macabra
Especificações | 16 x 23 cm, 368 páginas, capa dura

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Medicina Macabra 3 + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Dama e a Criatura + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide