Mary Wollstonecraft e Mary Shelley nunca se conheceram de fato. Ainda assim, suas histórias estão inevitavelmente entrelaçadas por escolhas, sonhos e tragédias curiosamente similares. Ambas se tornaram escritoras famosas. Apaixonaram-se por homens geniais e impossíveis. Foram mães solteiras, com filhos fora do casamento. Viveram em exílio. Lutaram por uma posição na sociedade. Desafiaram os costumes da época. E eram mãe e filha.
De um lado, a autora de Reivindicação dos Direitos da Mulher, uma das obras fundadoras do feminismo, que denunciou a exclusão das mulheres aos direitos básicos no século 18. De outro, a criadora de Frankenstein, verdadeiro ícone do terror e da ficção científica — e primeiro livro a ser lançado na coleção Medo Clássico da DarkSide® Books.
Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura, biografia premiada assinada pela poeta e biógrafa Charlotte Gordon, enreda as vidas de Wollstonecraft e Shelley em uma verdadeira jornada entre gerações visionárias: duas mulheres que, embora tenham vivido poucos dias na companhia uma da outra — Wollstonecraft morreu dez dias depois de dar à luz, de febre puerperal —, compartilham um legado literário transformador.
Por anos, estudiosos subestimaram o impacto de Wollstonecraft sobre Shelley; vistas como figuras desvinculadas que representavam filosofias e movimentos literários diferentes, parecia improvável que qualquer elo além da maternidade pudesse sequer existir.
Neste livro, Charlotte Gordon revela como a influência de Wollstonecraft sobre a filha foi, na verdade, extremamente profunda. Shelley, que cresceu lendo e relendo os livros da mãe, nutriu o desejo de se tornar alguém e criar uma obra própria. Wollstonecraft, por sua vez, destinou boa parte de seu trabalho para a geração seguinte, visando um mundo mais justo e igualitário.
Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura mostra como Wollstonecraft e Shelley — vozes muito à frente de seu tempo — permanecem exemplos para quem luta contra as injustiças de gênero de uma sociedade marcada pelo patriarcado. Envolvente e esclarecedor, o livro descortina duas vidas que deixaram como legado, sobretudo, a mensagem de resistência feminina. O livro é mais uma obra de não ficção a integrar a coleção DarkLove, a marca da DarkSide® Books especialmente pensada para corações românticos e valentes.
Charlotte Gordon é a autora de Mistress Bradstreet: The Untold Life of America’s First Poet e The Woman Who Named God: Abraham’s Dilemma and the Birth of Three Faiths. Também publicou dois livros de poesia, When the Grateful Dead Came to St. Louis e Two Girls on a Raft. É professora adjunta de Inglês no Endicott College e vive em Gloucester, Massachusetts. Saiba mais em charlottegordonbooks.com.
“Mãe e filha que mudaram não apenas a maneira como pensamos, mas nosso jeito de ser… Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura permite que os leitores comparem as diferentes formas com as quais essas duas mulheres notáveis enfrentaram seus destinos.”
— SUNDAY TIMES —
“Uma inovadora biografia dupla que coloca em primeiro plano a escrita de duas mulheres que desconsideraram os códigos morais de suas épocas e moldaram seus próprios destinos. O levantamento paralelo de suas vidas revela semelhanças fascinantes na maneira como a escrita as sustentava e, por vezes, as salvava.”
— FINANCIAL TIMES —
FICHA TÉCNICA
Título | Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura
Autora | Charlotte Gordon
Tradutora | Giovanna Louise Libralon
Editora | DarkSide® Edição | 1a
Idioma | Português
Especificações | 624 páginas, capa dura (Limited Edition)
Dimensões | 16 x 23 cm
ISBN | 978-859-454-220-5
Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...
De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...
Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...
Ninguém pode promover o bem-estar literário da escritora negra melhor do que ela...
Dorothy, Espantalho, Homem de Lata, Leão, Bruxa Má do Oeste e, claro, o próprio...
0 Comentários