Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesNovidades

O Exorcista do Papa embarca em mais uma onda de obras sobre possessão demoníaca

Filme mostra que exorcismos estão mais vivos do que nunca no imaginário popular

12/04/2023

Que exorcismo é um tema que faz sucesso na cultura pop, vocês e eu estamos carecas de saber (Caveira não tem cabelo, afinal). Tanto que aqui mesmo na DarkSide® nós temos as joias Exorcismo: O Ritual Romano, Ed & Lorraine Warren: Demonologistas e o utilíssimo Dicionário dos Demônios (acredite, você nunca sabe quando vai precisar).

LEIA TAMBÉM: A DEMONOLOGIA E OS EXORCISMOS DO MUNDO MODERNO

Agora, nos cinemas do Brasil (e do mundo) está em cartaz O Exorcista do Papa. Estrelado por Russell Crowe e dirigido por Julius Avery, o longa se baseia nos arquivos reais do lendário padre Gabriele Amorth, o exorcista-chefe do Vaticano, que afirmava ter realizado mais de 10 mil rituais de exorcismo.

No longa, enquanto investiga a possessão de um jovem, o tal padre descobre que durante séculos a Igreja Católica tentou a todo custo manter a verdade escondida. Interessante, né?

o exorcista do papa

Exorcismo: Um ritual que possuiu a cultura pop

A verdade é que o exorcismo é um tema que não se esgota. No último dia 01/04, A Luz do Demônio chegou ao Prime Video. Roteirizado por Robert Zappia (Halloween H20: 20 Anos Depois) e dirigido por Daniel Stamm (de… O Último Exorcismo!), o longa aborda o ritual pela ótica de uma freira que fica cara a cara com uma força demoníaca cheia de laços misteriosos com seu passado.

E essa é apenas uma entre uma série de obras recentes que têm a possessão como tema.

Outra produção (dessa vez, da Espanha) que chegou esse ano aos cinemas foi 13 Exorcismos. Nele, uma adolescente sai escondida para uma festa de Halloween com uma amiga, elas se encontram com dois sujeitos em um prédio abandonado, eles fazem uma invocação espiritual e… bom, o resto você pode imaginar.

13 exorcismos

Também nesse ano, a DarkSide®, em parceria com a Macabra Filmes, lançou Possessão, o livro do caso real que inspirou o longa O Exorcismo de Emily Rose (2005). A história da personagem-título foi inspirada no caso real de Anneliese Michel, uma jovem alemã que em 1976 morreu após ser submetida por meses a rituais de exorcismo. Baseado em fatos, como você pode perceber, o livro traz a minuciosa pesquisa da escritora e antropóloga Felicitas D. Goodman sobre o caso que reacendeu o debate entre religião e ciência.

possessão

Ed & Lorraine: Luz nas Trevas também é outro lançamento fresquinho da DarkSide® sobre o tema. Esse é o quarto livro da coleção baseada na obra do casal de exorcistas mais famoso do mundo. Na obra, o autor Gerald Brittle relata um dos casos reais mais inquietantes dos Warren, também conhecido como o Demônio em Connecticut. Preso por assassinato, o jovem Arne Cheyenne Johnson pleiteou inocência em uma defesa chocante, que ficou conhecida pela expressão “o diabo me obrigou” e foi tema do terceiro filme da franquia Invocação do Mal

LEIA TAMBÉM: 7 JULGAMENTOS DE CASOS SOBRENATURAIS

Em um dos julgamentos de assassinato mais sensacionais da década de 1980, o réu alegou ter sido vítima de possessão demoníaca no momento do crime. O que muitos não sabem é que a história de Johnson começou meses antes, quando o irmão de 11 anos de sua namorada, David, foi acossado por uma incansável legião satânica. Quando nem mesmo um time de padres católicos conseguiu expulsar o coisa-ruim, Ed e Lorraine Warren assumiram o caso. Os Warren lutaram contra entidades maléficas em todo o mundo, mas o Demônio de Connecticut seria um de seus maiores desafios, e talvez o mais mortal.

ed e lorraine warren luz na escuridão

Recentemente, até a série documental Welcome to Wrexham (Star+), que mostra os bastidores da compra de um filme de futebol da quinta divisão do campeonato inglês por dois astros de Hollywood — Ryan Reynolds e Rob McElhenney —, surpreendeu por entrevistar um… padre exorcista. Mas por que isso num documentário sobre futebol? Não sabemos, mas que é muito interessante ver um membro da comunidade da cidadezinha de 65 mil habitantes explicar seu ofício, isso é.

Lançado em 2002, O Exorcismo da Minha Melhor Amiga empresta uma roupagem mais teen ao tema. Com ares de filme oitentista da Sessão da Tarde, o longa de Damon Thomas (de séries como Killing Eve e Dirk Gently) mostra as amigas Abby e Gretchen tendo que lidar com a criatura demoníaca que se apossou do corpo de uma delas.

o exorcismo da minha melhor amiga

E, por último, mas não menos importante, está previsto para outubro nos cinemas o começo de uma nova trilogia inspirada em O Exorcista (1973). O clássico absoluto de William Friedkin, inspirado no caso relatado no livro Exorcismo, já ganhou mil versões e continuações desde seu lançamento, mas essa está sendo especialmente aguardada por marcar a volta de Ellen Burstyn, a eterna Chris MacNeil, à trama.

Na nova versão, que conta com Ann Dowd (Handmaid’s Tale, Hereditário), Leslie Odom Jr. vive o pai de uma garota de 12 anos que precisa da ajuda de dois exorcistas para expurgar o demônio de sua filha.

Ao que tudo indica, esse tema vai continuar a possuir o imaginário popular por um bom tempo.

LEIA TAMBÉM: POR QUE TERROR E RELIGIÃO COSTUMAM ANDAR JUNTOS?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Possessão + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Exorcismo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide