Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

O legado de risos de Ivan Reitman

Cineasta produziu clássicos para serem assistido por toda a família

15/02/2022

A década de 1980 viu surgir diversos filmes de comédia e muitos deles passaram pelas mãos habilidosas do diretor e produtor Ivan Reitman. Também é graças a Reitman que muita gente tem um pouco menos de medo de fantasmas hoje em dia.

Ivan Reitman nasceu em 1946 em Komárno (Tchecoslováquia) e se mudou para o Canadá com sua família quando tinha 4 anos. No novo país, recebeu educação formal e graduou-se em Música em 1969, tendo conseguido seu primeiro trabalho para televisão na rede City-TV. Pouco tempo depois ele produziu dois filmes do diretor David Cronenberg, Shivers (1975) e Rabid (1977).

LEIA TAMBÉM: DAVID CRONENBERG: MESTRE DO HORROR CORPORAL

Entre 1978 e 1979 ele produziu Clube dos Cafajestes e dirigiu seu primeiro filme, Meatballs — que marca a estreia de Bill Murray como protagonista. Em 1981, Reitman dirigiu Recrutas da Pesada, que conta novamente com Murray como protagonista. O sucesso o leva a recrutar o ator para um novo papel em 1984 no filme Os Caça Fantasmas, dando início a uma franquia que lançou 4 filmes até 2021 e mais duas séries de televisão.

Após o sucesso alcançado com seus primeiros filmes, Reitman continuou a dirigir e produzir comédias que exploravam histórias bastante originais, sendo Caça-fantasmas: Vida após a morte seu último trabalho. O cineasta faleceu em 12 de Fevereiro de 2022, deixando um imenso legado de risos. Confira 5 filmes do cineasta que são diversão garantida.

1. Recrutas da Pesada (1981)

Dois amigos insatisfeitos com a vida, John Winger (Bill Murray), que acaba de abandonar o emprego, perder a namorada e ter o carro roubado, e Russel Ziske (Harold Ramis), convencido pelo companheiro, decidem se alistar no exército. No quartel, ambos se divertem ao mesmo tempo em que aproveitam as oportunidades que surgem, crescendo na carreira.

Créditos: Columbia Pictures

Em seu 5º longa comercial como diretor, Ivan Reitman já está habituado ao trabalho e improvisa diversas cenas do filme, incluindo a luta na lama. O filme foi muito bem recebido pelas crítica e público, abrindo as portas para Bill Murray atuar em outros longas como protagonista.

2. Os Caça Fantasmas (1984)

Uma equipe de cientistas, Dr. Egon, Dr. Ray e Dr. Peter, perde o emprego em uma universidade de Nova York. Eles decidem, então, se tornar caçadores de fantasmas e travar uma batalha de alta tecnologia com o sobrenatural por dinheiro. Com isso, se deparam com uma porta de entrada para outra dimensão que lançará o mal sobre a cidade. Os caça-fantasmas precisam agora salvar Nova York da destruição total.

O universo criado pelos Caça-Fantasmas teve um impacto cultural tão grande que gerou uma atração turística no parque temático no Universal Studios Florida, virou tema de jogos eletrônicos, brinquedos e livros, além de ter criado um novo gênero que mistura comédia, ficção científica, horror e emoções. O filme também é considerado um dos primeiros blockbusters do mundo. Reitman nos ajudou a encarar o medo do além, trazendo leveza para um assunto que vinha sendo retratado de forma tão séria por Hollywood. 

LEIA TAMBÉM: 16 CARROS COM PERSONALIDADES MACABRAS QUE AMAMOS

3. Irmãos Gêmeos (1988)

Por acaso, Julius (Arnold Schwarzenegger) e Vincent (Danny DeVito) descobrem que são irmãos gêmeos. O primeiro é alto, loiro, calmo, enquanto o segundo é um charlatão baixinho e moreno. Juntos, eles vão ver como a educação em famílias diferentes moldaram suas personalidades opostas.

Créditos: Universal Pictures

O filme produzido e dirigido por Ivan Reitman se tornou a 1ª comédia de Arnold Schwarzenegger a fazer um grande sucesso (ele já havia atuado em outros filmes do gênero, mas sem muita notoriedade). O contraste entre seu temperamento e o de Danny DeVito é que dá a tônica da história, alcançando um grande sucesso comercial.

4. Um Tira no Jardim de Infância (1990)

Após numerosas tentativas, o detetive veterano John Kimble (Arnold Schwarzenegger) tem a última chance de colocar atrás das grades o criminoso Cullen Crisp (Richard Tyson). Para realizar a missão, John se infiltra em uma escola primária como professor substituto para encontrar o filho e a ex esposa de Crisp.

Créditos: Universal Pictures

Essa é a 2ª comédia estrelada por Schwarzenegger a fazer sucesso e o traz para perto de um público ainda mais jovem ao usar uma escola como ambiente principal da trama. Novamente Ivan Reitman dirigiu e produziu o longa, sendo também responsável pelos testes dos atores mirins (foram testadas mais de 2000 crianças para os papéis principais).

5. Evolução (2001)

Um meteoro vindo do espaço, carregando organismos extra-terrestres, cai no deserto do Novo México, nos Estados Unidos. Os organismos rapidamente se adaptam ao novo ambiente, lá se multiplicando e evoluindo e logo se tornando uma ameaça real à toda humanidade. Para combatê-los é enviado o exército americano e uma equipe de cientistas liderada pela Dra. Allison Reed (Julianne Moore), que precisará lidar ainda com os cientistas Ira Kane (David Duchovny) e Harry Block (Orlando Jones), os autores da descoberta acerca dos alienígenas.

Concebido por Don Jakoby para ser um filme de terror e ficção científica, o filme teve seu roteiro reescrito e adaptado para comédia graças ao olhar aguçado de Ivan Reitman que o viu como um sucessor moderno para Os Caça-Fantasmas. A aposta deu certo e uma série animada chamada Alienators: Evolution Continues foi derivada do filme original.

LEIA TAMBÉM: 5 MOTIVOS PARA LER OBJETOS SOBRENATURAIS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Frankenstein
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Geek Love
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide