Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Darkside

O que são as creepypastas? Confira 5 histórias aterrorizantes

Lendas assombrosas passaram a dominar as páginas mais obscuras da internet no final dos anos 1990

03/07/2019

Não é de hoje que ouvimos histórias assustadoras. Somos apaixonados por elas desde pequeninos – mesmo quando elas pareciam aterrorizantes demais e nos davam pesadelos no meio da noite (ainda dão, em alguns casos). O que antes era passado boca a boca, era lenda urbana perpetuada na história de uma família ou de uma cidade pequena, ganhou a imensidão da internet com o surgimento das creepypastas e assombrou milhões de pessoas que, na calada da noite, achavam interessante acessar os sites mais sinistros para encontrar verdadeiras histórias de terror.

Se todas são realmente verdadeiras, jamais saberemos, mas também não devemos esquecer do frio na espinha ao nos depararmos com algum conto que nos deixou pensando além do que deveríamos. As creepypastas ganharam força no começo dos anos 2000, quando aconteceu um verdadeiro boom de sites, blogs, fóruns e chans falando sobre lendas e histórias que deixaram muita gente com aquela pulguinha atrás da orelha sobre sua veracidade, mas ainda assim preferiram dormir com a luz acesa.

O podcaster e autor Aaron Mahnke abordou algumas delas ao longo dos episódios de Lore, um dos podcasts mais assustadores e interessantes dos últimos tempos. Em O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas, lançado pela DarkSide Books, Mahnke explora as histórias originárias das clássicas creepypastas e se aprofunda nas pesquisas socioculturais e checagem das informações de lendas ainda mais antigas e perturbadoras. Nem tudo que está na internet é verdadeiro, mas algumas situações podem ser estranhamente assustadoras e difíceis de esquecer.

Confira cinco lendas aterrorizantes que se popularizaram nas famosas creepypastas:

1- Slender Man

A lenda do Slender Man é uma das mais famosas histórias que já surgiram nas creepypastas. E a história viralizou tão rapidamente que inúmeras pessoas realmente ficaram apavoradas com sua existência. Fotos e vídeos de um homem assustadoramente esguio, sem rosto e alto, cujas mãos até encostavam no chão, começaram a surgir na internet provocando uma onda de comentários e reproduções da lenda. A história de Slender Man acabou virando inspiração para jogos de vídeo game e, mais recentemente, se tornou até filme. Slender Man: Pesadelo Sem Rosto, lançado no ano passado, conta a história da lenda e insere alguns jumpscares que deixam até o mais fiel fã de terror apavorado. 

2- Bonecas humanas

Outra lenda que ficou muito famosa e ganhou proporções inimagináveis foi a história da venda de bonecas humanas na deep web. Na época, o texto que relatava a existência de bonecas humanas acabou viralizando e chocando muitos desavisados. A história dizia que meninas de 8 a 10 anos de países europeus eram transformadas em bonecas sexuais, tendo seus dentes, cordas vocais, braços e pernas retirados e substituídos por próteses ao agrado do comprador. As bonecas humanas custariam de 30 a 40 mil dólares e viriam até com um manual de instruções. A veracidade desse relato nunca foi comprovada, mas bastam algumas pesquisas para entender que o processo de criação, manutenção e venda das tais bonecas humanas não seria nada simples e não passaria despercebido pelas autoridades depois de ganhar tanta fama.

3- Obedece La Morsa

Um vídeo com um música perturbadora e imagens desfocadas ou mal filmadas sempre podem nos assustar, não é mesmo? Ainda mais se editado para este fim. Em meados de 2007, surgiu na internet um vídeo chamado “Obedece La Morsa” que deixou todo mundo de cabelo em pé. O vídeo consiste em uma mulher dançando ao som de uma música esquisita por cerca de 1 minuto. Ainda há quem se recuse a rever o vídeo, mas não existe motivo, afinal a versão original é com o coreógrafo e drag queen Johnnie Baima, que ainda é vivo e estrelou diversos filmes undergrounds de Los Angeles. Seu nome artístico é Goddess Bunny e as cenas do vídeo foram extraídas do filme independente de 1994 que leva seu nome e foi dirigido por Nick Bougas. O filme está completo no YouTube e por volta dos 52 minutos você vê a cena que aparece em Obedece La Morsa. Na infância, após sofrer poliomielite, Baima desenvolveu problemas de locomoção e parou de crescer após algumas intervenções cirúrgicas que deram errado.

LEIA TAMBÉM: SAIBA COMO SURGIU O ESTRANHO E FANTÁSTICO MUNDO DE LORE

4- Episódio sinistro do Mickey Mouse

Na mesma época de Obedece La Morsa viralizar, outro vídeo se tornou assunto entre adolescentes e adultos que se aventuravam nas creepypastas. A história do vídeo mostra Mickey Mouse em um suposto episódio que nunca tinha sido liberado por ser perturbador demais. Ao dar play no vídeo, encontramos o famoso personagem da Disney caminhando com um semblante muito triste por uma rua ao som de uma trilha sinistra. Segundo a lenda, o desenho havia sido abandonado pela metade até que um funcionário do estúdio decidiu digitalizá-lo anos depois. Ao fazer isso, ele percebeu que o desenho tinha nove minutos ao invés de apenas três, como todos imaginavam. Nos minutos finais, o desenho se distorce, a trilha é substituída por murmúrios e choros e tudo acaba sem maiores esclarecimentos. A veracidade dessa história nunca foi confirmada.

5- Pokémon em Lavender Town

Muitas lendas urbanas envolveram desenhos animados e animes ao longo dos anos. E com Pokémon não seria diferente. Segundo essa história propagada em fóruns e chans ao redor do mundo, depois do lançamento dos jogos Pokémon Red e Blue para a Gameboy, houve um número significante de suicídios entre as crianças japonesas. Na época, as autoridades chegaram à conclusão de que estes suicídios foram causados por uma música de fundo tocada na cidade de Lavender Town, onde se passa parte do jogo. Nas versões seguintes, as frequências mais fortes da trilha foram suavizadas e o caso foi abafado para não haver prejuízo nas vendas.

Mas como não acreditar ou saber distinguir o que é verdade do que é pura invenção de mentes perturbadoramente criativas em tempos tão sombrios como os que vivemos? Às vezes, basta uma pesquisa um pouco mais aprofundada para descobrirmos. Já em outros casos, cabe permanecer com os dois olhos abertos, afinal nunca sabemos como e quando e por qual meio o mal pode se aproximar, não é mesmo?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

17 Comentários

  • Pablo Henrique Sovrani Ruthes

    9 de dezembro de 2019 às 13:26

    Gostei md arrepiei um pouco mas deveria ter um pouco mais de historia e como aconteceu em alguns casos mas mesmo assim adorei ja to inscrito no blog nota 10

  • tapreula

    31 de agosto de 2020 às 17:45

    ta poura fi c ta doido zé

  • Ta porra o pior eh que to vendo isso de 1:00 da madrgada pra ver que eu sou super doida. Eu nem tive coragem de assistir o video que ta no lordes alguma coisa ksksks

    22 de novembro de 2020 às 02:00

    Ta porra o pior eh que to vendo isso de 1:00 da madrgada pra ver que eu sou super doida. Eu nem tive coragem de assistir o video que ta no lordes alguma coisa ksksks

  • Marina

    26 de novembro de 2020 às 11:23

    achei arrepiante mas legal mas não tive coragem para assistir o vídeo da obedece lá morsa

  • Marina

    26 de novembro de 2020 às 11:33

    achei arrepiante mas legal mas não tive coragem para assistir o vídeo da obedece lá morsa ksksksks

  • Eduardo

    24 de janeiro de 2021 às 01:15

    Kkkkkkkkkk n senti tato medo mas foi bem feito

  • Lolo Uzumaki

    30 de janeiro de 2021 às 11:07

    Kkkk a pesar de não ter mais medo primeiro só assisto Naruto kkkkkk

  • Fefe otaku

    28 de fevereiro de 2021 às 10:06

    Não assustei MT mas o que eu gostei um pouco foi o da “Obedece la Morsa”

  • Sakuno uchira Uzumaki

    1 de março de 2021 às 22:57

    Não me arrepiei não a música da mulher estranha estava normalmente para mim eu gostaria de saber onde as
    creepypastas surgiram em que cidade .

  • Mina Ashido

    17 de março de 2021 às 19:31

    crl meo, quando entrei na página tava esperando ler histórias de creepypasta msm. Mas foi uma matéria bem explicativa aaaaaaaaaarrrrr

  • bizarrice total

    27 de março de 2021 às 01:11

    na moral alguem ai sabe o video original do mickey?

  • ???? ?????

    13 de maio de 2021 às 01:08

    ??? ??????? ?? ????????? ???????? ? ???? ??? ??????? ? ????????????,???? ??? ????? ????? ?????? ?????????,??? ? ??? ???? ?? ?????? ??????? ??? ? ??????? ?? ?????. ????? ???????????? ? ????? ??? ???? ?????? ??? ?? ???????????? ?? ???? ???????? ????????? ??? ???????.

  • TIO DO RAMEM

    20 de maio de 2021 às 14:12

    eu gostei bastante mas principalmente á do Pokémon

  • Kakashi Hatake

    16 de dezembro de 2021 às 12:08

    Mó legal , gostei

  • Gabriel Paulino

    30 de outubro de 2022 às 15:47

    mano as histórias são bem interessante bem assustadores e bem curioso

  • Paola

    19 de abril de 2024 às 10:00

    achei assustador mas nuito interessante pois sempre fui de duvidar destas histórias mas eu adorei so nao tive muita coragem de terminar o video mas vou tentar kkkk

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Floresta dos Medos + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Mundo de Lore - Criaturas Estranhas
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide