Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Curiosidades

Papai Noel do Mal: Quem é Krampus

Criatura não tem nada de Bom Velhinho

14/12/2021

O Natal é uma época centrada no bem, na família, na união e na troca de presentes entre pessoas queridas. O personagem-símbolo da data é um bom velhinho, que viaja o mundo presenteando crianças. Nada de ruim pode acontecer nesta época, não é mesmo? A não ser se um monstro chamado Krampus aparecer.

LEIA TAMBÉM: 10 CRIATURAS MACABRAS QUE ASSOMBRAM AS FESTAS DE FIM DE ANO 

Bípede, com pêlos pretos ou marrons, patas e chifres de bode, Krampus é uma figura realmente assustadora que surgiu no folclore dos alpes austríacos, alemães e suíços. Diferentemente do Grinch, ele não é apenas um ser que não gosta das festividades natalinas, mas uma criatura maligna que vem para ensinar uma lição às crianças.

Créditos: Anita Martinz

Você provavelmente já ouviu falar que o Papai Noel apenas recompensa com presentes as crianças que se comportaram bem ao longo do ano. Mas o que acontece com as outras? Alguns ditados dizem que elas recebem carvão, mas com Krampus a coisa fica mais séria.

Diz a lenda que ele não é um inimigo ou rival do Bom Velhinho, mas sim um ajudante. Na noite de São Nicolau, celebrada em 5 de dezembro, os dois visitam todas as crianças. As boas recebem presentes modestos, como frutas e chocolate, enquanto aquelas que não se comportaram tão bem são assustadas por Krampus.

Os castigos de Krampus para as crianças malcriadas podem variar. Enquanto alguns dizem que ele apenas as assustava, outros citam medidas mais violentas, como bater nas crianças com uma vara ou chicote, colocá-las em cestos e em alguns casos até as devorava.

Origens e semelhanças com o diabo

Não existe um consenso quanto às origens de Krampus. Alguns historiadores defendem que ela data de tradições alpinas pré-cristãs, assim como as festividades de São Nicolau. 

Créditos: Niederberger Lukas

Porém, há aqueles que percebem associações mais recentes à lenda. A figura de São Nicolau se popularizou na Alemanha por volta do século XI. Figuras diabólicas mascaradas causando o caos nas vilas são conhecidas no país desde o século XVI e apareciam em encenações religiosas. 

LEIA TAMBÉM: 10 TRADIÇÕES E HISTÓRIAS MUITO MACABRAS DO NATAL

Krampus se manteve firme no imaginário popular, e lá pelo século XVII sua figura foi incorporada às celebrações natalinas, colocando-o lado a lado com São Nicolau. Algumas comunidades austríacas acreditam que Krampus se originou de uma entidade sobrenatural pagã que era associada à imagem do diabo cristão. 

As comparações do monstro com o diabo são válidas. Krampus é descrito carregando correntes, que dizem simbolizar sua ligação com o diabo do Cristianismo. Nas representações em que ele carrega o cesto, o monstro o utilizava para transportar as crianças malvadas ao inferno

Os desfiles de Krampus e a popularização do monstro

Na Áustria e na Alemanha o monstrão é tão popular que ganha seu próprio desfile todos os anos. No início de dezembro, pessoas se fantasiam de Krampus, com direito a correntes e sinos para avisar as crianças de sua chegada. No fim das contas, os sustos rendem para os pequenos e para os adultos também.

Há até pouco tempo, Krampus era conhecido apenas nesta região, mas desde o início do século XXI ele tem sido representado na cultura norte-americana em cartões postais, histórias em quadrinhos e episódios de séries. A popularização ficou ainda maior com a franquia de terror Krampus e o filme de fantasia Krampus: O Terror de Natal, de 2015.

No Brasil, uma adaptação da tradição associada a Krampus ainda existe, mantida por descendentes de colonizadores alemães. Aqui o monstro se chama Pelznickel e mantém as características do original, com direito à sua vasta pelagem (mesmo no verão) e carrega um saco com instrumentos para assustar crianças. A tradição é forte no município de Guabiruba, em Santa Catarina.

Créditos: Fabiano Siegel

Em contraste com a figura benevolente do Papai Noel, Krampus, por mais assustador que seja, vem para trazer uma espécie de equilíbrio às tradições de Natal, mostrando que existem consequências para os seus atos. Na dúvida, melhor se comportar no próximo ano.

LEIA TAMBÉM: QUE TAL UMA LISTA DE FILMES ATERRORIZANTES PARA O NATAL?

Imagem do banner por Dominic Ebenbichler – Reuters.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Evelyn

    20 de dezembro de 2021 às 10:51

    Gostei das curiosidades sobre o Krampus.

  • Leticia

    24 de dezembro de 2022 às 15:53

    que orror se o krampos vir eu matarei ele e seu reino de terror

  • Érika Corrêa

    9 de janeiro de 2023 às 14:49

    Pra mim ele é foto gente pense em tatuar ele em mim

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Grimório Oculto + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide