Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksidePerfil

Neil Gaiman: “O que se passa na minha cabeça e no meu mundo não é o que você experimenta na sua cabeça e no seu mundo.”

Conheça mais sobre o autor

10/11/2021

Neil Gaiman é uma das personalidades mais amadas no universo do entretenimento e isso se deve ao fato de que o autor não ficou preso a um só tipo de arte, além do quadrinho Sandman, pelo qual ele se tornou mundialmente conhecido, Gaiman escreveu romances, contos, editou antologias, produziu filmes, séries e um monte de outras atividades ao longo dos seus quase 40 anos de carreira. O DarkBlog preparou um perfil para você mergulhar no mundo de Neil Gaiman e ir cada vez mais fundo nele, confira.

Créditos: Neil Gaiman Masterclass Writting

Início

Nascido na Inglaterra, em 10 de Novembro de 1960, Gaiman se descreve como um leitor voraz. Desde cedo ele se dedicou aos livros e eles acabaram influenciando seu trabalho, citando C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, Edgar Allan Poe e Michael Moorcock como alguns de seus autores favoritos.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA GEEK LOVE, UM DOS LIVROS FAVORITOS DE NEIL GAIMAN

Sobre a infância, Gaiman afirma em sua biografia: “Eu não seria quem eu sou sem as bibliotecas. Eu era o tipo de criança que devorava livros, e meus momentos mais felizes quando menino eram quando persuadia meus pais a me deixarem na biblioteca local a caminho do trabalho e passava o dia lá.”

O amor pelos livros o fez escolher a carreira de jornalista, que o levou  a escrever seus dois primeiros livros: uma biografia da banda Duran Duran (1984) e uma biografia do autor Douglas Adams (1988). Na época Gaiman era descrito como um jornalista em ascensão, mas tudo mudou no início da década de 90: o autor passou a publicar romances e histórias em quadrinhos, sagrando-se como um dos criadores dos quadrinhos modernos.

As obras de Gaiman atravessam gerações, públicos, recortes de realidade, faixas etárias, países, universos e muito mais. Ele também se estabeleceu como um grande produtor de televisão,atualmente controlando a produção de três séries baseadas em seus trabalhos de maior destaque: Deuses Americanos, Belas Maldições e Sandman.

LEIA TAMBÉM: DAVE MCKEAN, PARCEIRO DE NEIL GAIMAN EM SANDMAN, LANÇA LIVRO PELA DARKSIDE® BOOKS

Frank Miller, Neil Gaiman, Bill Sienkiewicz, Bernie Wrightson e Dave Gibbons na San Diego Comic-Con, 1991

Além de estar constantemente nos holofotes por suas obras, Gaiman também é bastante ativo nas redes sociais, seja respondendo a alguns comentários de haters, seja dividindo parte de sua vida e seus trabalhos com os fãs.

Entrevistas e redes sociais

Em diversas entrevistas e posts publicados ao longo dos anos, o autor vem compartilhando sua visão de mundo e também dando dicas para quem pretende seguir um caminho parecido com o dele. Acompanhe alguns trechos marcantes:

Gaiman sobre a pandemia por videoconferência (publicado pelo El País): “O que aprendi com 2020 é que sempre que tentei fazer qualquer tipo de plano, para qualquer coisa, por menor que fosse, pude ouvir, depois de cinco minutos, uma semana ou um mês, Deus rindo. Entrei em 2020 meio mal-humorado, mas sabendo o que ia fazer todos os dias durante os três anos seguintes. E tudo que sei agora é que não sei nada”.

Sobre as visões de mundo de cada pessoa, Gaiman afirmou em entrevista para o Sky News: “Uma coisa que aprendi sobre ser uma pessoa em um mundo cheio de milhões e milhões, milhões de outras pessoas, é que eu sei que o que se passa na minha cabeça e no meu mundo não é o que você experimenta em seu cabeça e em seu mundo.”

Quando a série Lúcifer foi anunciada, a associação One Millions Moms boicotou a série e disse que ela zombava da Bíblia, Gaiman então usou o seu Tumblr para comentar o assunto e relembrar que essa não foi a 1ª vez em que passou por isso: “Ah. Parece que foi ontem (mas era 1991) que as “Concerned Mothers of America” anunciaram que estavam boicotando SANDMAN porque continha personagens lésbicas, gays, bi e trans. Foi Wanda que mais os incomodou: a ideia de uma mulher trans em uma história em quadrinhos… Elas nos disseram que estavam organizando um boicote ao SANDMAN e que só parariam se escrevêssemos para a American Family Association e prometêssemos reformular. Eu me pergunto se elas notaram que não funcionou da última vez também…”

Ao ser questionado por um seguidor que tenta se inscrever em mestrados na área de redação criativa, que é conhecida por ser concorrida e gerar muita frustração, Gaiman respondeu em seu Tumblr: “Não tenho qualquer qualificação como escritor. Ou, pelo menos, tenho um monte de medalhas, doutorados honorários, prêmios e coisas assim, mas todos eles apareceram muito depois de eu estar fazendo isso por anos. Portanto, se todos disserem não, você ainda estará mais qualificado como escritor do que eu.”

Recentemente muitas pessoas questionaram Gaiman sobre as adaptações de suas obras e o autor tem respondido diversas mensagens no Twitter. Uma das respostas que viralizaram foi sobre a adaptação de Sandman pela Netflix que, mesmo sem data de lançamento, causa rebuliço na internet desde seu anúncio pelas escolhas do elenco:

Asier3D:
“A Morte é negra? Mesmo? Ela era uma das personagens mais icônicas. Ela era como uma pequena Siouxie com um rosto muito branco e roupas muito pretas e cabelo pós-punk 🙄”

Neil Gaiman:
“Se você acha que os Perpétuos têm alguma raça ou forma humana específica, você perdeu alguma coisa de Sandman. Não se preocupe. Assista à série.”, afirmou o autor.”

Neil Gaiman é DarkSide

As melhores histórias são poderosas o suficiente para desprender o leitor da realidade e fazê-lo simplesmente imaginar. É com essa certeza inspiradora que Seres Mágicos & Histórias Sombrias começa. Neil Gaiman, autor de Deuses Americanos, Coraline e Sandman, se uniu ao escritor de terror e ficção científica Al Sarrantonio para editar e organizar uma antologia especialmente sombria e mágica para leitores curiosos que gostam de sonhar.

Com 27 histórias que expandem e redefinem a ficção imaginativa, Seres Mágicos & Histórias Sombrias reúne Joyce Carol Oates, Joe R. Lansdale, Jodi Picoult, Peter Straub, Chuck Palahniuk, Jeffery Deaver, Joe Hill e outros inúmeros autores renomados que toparam o desafio de transcender todo e qualquer limite ao darem vida a seus personagens e histórias de maneira afiada e intensa, cada um à sua maneira.

LEIA TAMBÉM: SERES MÁGICOS & HISTÓRIAS SOMBRIAS: NEIL GAIMAN & AL SARRANTONIO CHEGAM À DARKSIDE

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Márcia Nascimento

    10 de novembro de 2021 às 15:05

    Gaiman é incrível!! O que vier na sua mente se torna um mundo imperdível de se conhecer!! ✨

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

BLACK DOG: OS SONHOS DE PAUL NASH
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Geek Love
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide
FilmesLivrosSéries

5 Histórias em que os deuses gregos interferem nas vidas dos mortais

Até que ponto somos responsáveis por nossos atos? Ou seríamos meros instrumentos dos...

Por DarkSide