Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MagicaeTarot & Oráculo

Qual a diferença entre tarot e oráculo?

As cartas revelam seus segredos de diferentes maneiras

10/07/2024

Segredos sobre o passado, o presente e o futuro podem ser revelados pelas cartas. Essa sabedoria ancestral que fascina estudiosos do mundo místico até os dias de hoje ganha adeptos dos mais diversos tipos, desde aqueles que somente performam suas leituras em rituais altamente estruturados, até aqueles que carregam seus decks por todos os cantos.

LEIA TAMBÉM: VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO TAROT?

A Magicae se rendeu de vez à sabedoria destes oráculos, tendo já publicado o Manual Prático do Tarô e a Bíblia Clássica do Tarot, agora é vez de abraçar as mensagens das cartas com o lançamento de três decks, para os mais diferentes tipos de estudiosos: o celestial Tarot Sabedoria das Estrelas, o bucólico Oráculo dos Guardiões da Floresta e o divertido Tarot Vilões da Disney.

Mas por que um deles é nomeado como oráculo enquanto os outros dois foram batizados de tarot? Se ambos envolvem a arte da divinação, da busca por explicação e conexão com o universo, com a natureza e consigo próprio, afinal: qual a diferença entre tarot e oráculo?

a bíblia do tarot

O que são oráculos?

Oráculos são ferramentas de divinação, de uma conexão com o mundo divino (seja lá o que ele represente para você) em busca de significado, de mensagens do universo que possam ter relação com passado, presente ou futuro. Eles podem se manifestar de diferentes formas, como na quiromancia, na numerologia, na astrologia e até mesmo por meio das cartas, que é o que vamos nos aprofundar aqui.

Os oráculos de cartas ajudam a desbloquear uma percepção mais intuitiva por meio da conexão consigo próprio. Essas cartas não possuem uma estrutura muito rígida e podem variar bastante quanto ao seu formato, mensagem e design artístico. Não existe um número fixo de cartas em um baralho oracular, e eles podem vir acompanhados de um livro guia ou não — o Oráculo dos Guardiões da Floresta, por exemplo, vem com um livro guia.

Assim como os estilos de carta podem variar bastante, o estilo de leitura também, permitindo leituras mais simples ou mais elaboradas. Nas mais simples, a mera retirada de uma carta já lhe passa uma mensagem mais direta. Incluir uma leitura oracular na sua rotina pode lhe ajudar a fortalecer a sua intuição.

oráculo dos guardiões da floresta

O que é o tarot?

O tarot tipicamente tem 78 cartas que possuem Arcanos Maiores e Menores. Os Arcanos Maiores são compostos por 22 cartas que começam com O Louco e seguem sua jornada, conforme ele se depara com cada faceta da existência humana, como O Mago, A Morte, A Torre e, por fim, O Mundo

Dentro dos Arcanos Menores encontramos as cartas com os elementos clássicos dos naipes de Paus, Copas, Ouros e Espadas, representando os quatro elementos. Cada uma das 56 cartas dos Arcanos Menores possui um significado atrelado às situações com as quais nos deparamos nas nossas vidas.

O que diferencia as cartas de oráculo das cartas de tarot?

As cartas de oráculo e de tarot se diferenciam principalmente pelo fato de o tarot seguir uma estrutura específica, tipicamente contendo as 78 cartas. Já as cartas de oráculo não seguem uma estrutura rígida e podem variar de acordo com a quantidade de cartas de cada deck. 

tarot sabedoria das estrelas

No tarot, a partir do momento em que você aprende os significados dos Arcanos Maiores e Menores, você é capaz de reconhecer e interpretar praticamente qualquer deck de tarot. As cartas de oráculo costumam ser mais diretas e algumas até podem ter seu significado escrito ali. Elas também podem variar completamente de acordo com o baralho, às vezes seguindo um tema, às vezes não. Pode-se afirmar que, por ser uma forma de divinação, todo tarot é uma espécie de oráculo, mas nem todo oráculo irá seguir a estrutura do tarot.

As principais diferenças entre as cartas de oráculo e as de tarot são:

1. Tarot segue uma estrutura mais definida e oráculos são mais abertos

Cada deck de tarot vai ter uma estrutura previsível e um set de cartas que sigam os formatos dos Arcanos Maiores e Menores da maneira que mencionamos aqui. Já as cartas de oráculo podem variar em quantidade, tema e representação. O tarot vai ter uma simbologia familiar independentemente do baralho — a maioria deles baseada no deck Rider Waite, que segue as imagens arquetípicas criadas por Pamela Colman Smith em 1909, sob direção de Arthur Edward Waite. As cartas de oráculo são mais livres em termos de imagem, cor, simbolismo, tema e mensagem. Não há regras ou estrutura que as cartas oraculares devam seguir.

2. O tarot é parte de uma antiga tradição de divinação, enquanto oráculos são mais modernos

Embora as origens exatas do tarot sejam incertas, acredita-se que ela remonte aos tempos antigos, até mesmo à civilização grega, à cabala e aos romanos. As cartas de tarot são uma forma poderosa de divinação e muitos leitores sentem como se fosse uma extensão da própria energia.

tarot vilões da disney

Já as cartas de oráculo são uma prática mais moderna, que tende a ser mais popular entre terapeutas holísticos, que as utilizam com regularidade. Enquanto pessoas não necessariamente precisem se sentir ligadas a práticas e crenças espirituais para usar as cartas de oráculo, elas podem, sim, ser um método de conexão espiritual, podendo até ser combinada com tarot, astrologia ou práticas mediúnicas

3. Tarots costumam levar mais tempo de aprendizagem, enquanto oráculos são mais amigáveis a iniciantes

Aprender os significados tradicionais do tarot confere uma referência mágica e reveladora ao seu trabalho intuitivo. Por seguir uma estrutura rígida, exige algum estudo, muitas vezes com a ajuda de um livro guia, que ajudará a entender e interpretar sua simbologia e seus arquétipos. Assim que você memorizar os significados e começar a praticar, irá ver que as cartas talvez assumam outros significados e que você terá suas próprias interpretações delas — principalmente quando elas cumprem a sua função de contar uma história em uma leitura com várias cartas. Nessa jornada, é essencial prestar atenção à sua intuição.

a maioria dos oráculos de cartas é fácil de entender a partir do momento que você as retira do baralho. Como cada deck é diferente, você pode escolher aquele com as representações e temas que tenham mais significado para você.

É importante frisar que, embora tenham suas diferenças, nenhuma dessas formas de divinação é “superior” à outra de qualquer maneira. Cada pessoa possui uma jornada espiritual única e esses oráculos podem ser ferramentas valiosas na sua busca por conexão e compreensão, inclusive quando utilizados juntos.

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA QUAL É A CARTA DE TAROT PARA CADA MÊS DO ANO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmes

Você sabia que Viagem Maldita foi inspirado num caso real?

Não existe nada mais aterrorizante do que um filme de terror baseado em uma história...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Dark Night of the Scarecrow: Frank De Felitta como você nunca imaginou

Vocês já pararam para se perguntar de onde vem nosso fascínio pelos filmes antigos?...

Por Cesar Bravo
DarksideMúsica

Celebre os Heróis do Blues, Jazz & Country com essa playlist

Além de um ilustrador brilhante, Robert Crumb era um apaixonado pela música dos anos...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Crianças podem ser consideradas psicopatas?

O ser humano é mau até que prove o contrário ou ele nasce bom e a sociedade o...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

4 Profissões da morte que você não imaginava que existiam

Você já pensou em trabalhar diretamente com a morte? Quando pensamos em...

Por DarkSide