Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideFilmes

Relembre os 3 primeiros filmes de Invocação do Mal

Prepare-se para O Último Ritual

03/09/2025

Em 2013, Invocação do Mal estreou nas telas do cinema mostrando que ainda existia muito espaço para casas assombradas e investigações paranormais no cinema de terror. Nas mãos do diretor James Wan, o filme não apenas foi um sucesso de público, como também abriu as portas para uma franquia rentável, povoada por entidades assustadoras, conhecida carinhosamente como Invocaverso. Como se não bastasse, Invocação do Mal também apresentou aos espectadores um dos casais mais carismáticos do gênero: Ed e Lorraine Warren, interpretados brilhantemente por Patrick Wilson e Vera Farmiga. 

LEIA TAMBÉM: Saiba a ordem dos filmes do universo de Invocação do Mal

Entre bonecas amaldiçoadas, freiras demoníacas e objetos possuídos, o Invocaverso conta atualmente com oito filmes e está longe de ver o seu fim. No entanto, a chegada do nono longa, Invocação do Mal 4: O Último Ritual marca uma despedida emocionante para os fãs da franquia. O filme, que chega aos cinemas em 5 de setembro, acompanha Ed e Lorraine em sua última aventura cinematográfica, baseada nos eventos reais vividos pela família Smurl entre 1974 e 1989. Dirigido por Michael Chaves, o longa promete encerrar a primeira fase da franquia de forma comovente, marcando a despedida de Wilson e Farmiga do casal que encantou os fãs nos últimos doze anos. 

invocação do mal

Enquanto todos se preparam para este lançamento aterrorizante, a Caveira sabe que pode ficar difícil lembrar de toda a jornada dos Warren nas telonas. Por isso, para entrar no clima de Invocação do Mal 4: O Último Ritual, preparamos uma pequena recapitulação dos três primeiros filmes protagonizados pelo casal. Atenção: o post a seguir contém spoilers dos filmes! 

Invocação do Mal (2013)

Dirigido por James Wan com roteiro de Chad e Carey Hayes, o primeiro Invocação do Mal nos transporta pela primeira vez para o mundo de Ed e Lorraine Warren, o famoso casal da vida real que por décadas estudou e documentou ocorrências sobrenaturais. Com a promessa de abordar o caso mais assustador já investigado pelos Warren, o filme se inicia em 1968 com a dupla sendo chamada pelas amigas Debbie e Camilla para conferir a boneca Annabelle, supostamente possuída pelo espírito de uma garotinha de sete anos. Embora possa enganar os fãs de primeira viagem, Annabelle não é a antagonista do filme, funcionando apenas como uma participação especial que prepara os espectadores para seu filme solo, lançado no ano seguinte. 

annabelle

Avançando três anos, para 1971, Invocação do Mal apresenta então a família Perron, composta por Carolyn (Lili Taylor), Roger (Ron Livingston) e suas cinco filhas, que se muda para uma remota fazenda em Harrisville, Rhode Island. Contudo, logo eles passam a ser atormentados por eventos cada vez mais bizarros, culminando com Carolyn acordando todos os dias com misteriosos hematomas pelo corpo. Assustada, a família decide pedir ajuda a Ed e Lorraine, que concordam em investigar o local. No entanto, ao chegar na fazenda, Lorraine, que possui o dom da clarividência, sente que uma entidade maligna está assombrando os Perron de forma tão intensa que nem mesmo sair da residência libertará a família. 

Para reunir evidências e descobrir o que está acontecendo, eles retornam acompanhados de seu assistente Drew Thomas e do policial Brad Hamilton. Após uma pesquisa minuciosa, a qual revela que inúmeros assassinatos e suicídios aconteceram no mesmo local ao longo dos anos, os Warren descobrem que a presença aterrorizando a família Perron se chama Bathsheba Sherman, uma bruxa acusada de satanismo. Em 1863, Bathsheba tentou sacrificar seu bebê ao Diabo, tirando a própria vida ao ser descoberta. Séculos mais tarde, ela continua atormentando qualquer um que tente morar em sua propriedade, sendo a responsável pelas inúmeras tragédias que aconteceram ali. 

Invocação do mal 1

Ao ser descoberta, Bathsheba revela ser uma adversária maligna e extremamente astuta. Ela não apenas possui Carolyn, como tenta forçá-la a assassinar suas próprias filhas. Após momentos dramáticos, que envolvem o ataque à Judy, a filha dos Warren, e uma perseguição assustadora na casa dos Perron, Ed enfim consegue completar o ritual de exorcismo, livrando Carolyn e condenando Bathsheba ao Inferno. Invocação do Mal se encerra então com a dupla voltando vitoriosa para a sua própria casa. Por fim, Ed adiciona a caixa de música encontrada na fazenda (responsável por um dos melhores sustos do filme) ao seu cômodo de artefatos amaldiçoados, o qual abriga inúmeros itens coletados pelo casal em casos anteriores, incluindo a infame Annabelle.

Com uma bilheteria de mais de 300 milhões de dólares, Invocação do Mal foi um sucesso de público e crítica. Elogiado por sua semelhança com filmes de terror dos anos 1970 e 1980, o filme também chamou a atenção por sua história de investigação sobrenatural, a atuação de seu elenco e pelos sustos bem construídos, sendo frequentemente considerada a melhor entrada da franquia.  

Invocação do Mal 1

Invocação do Mal 2 (2016)

Lançado três anos depois, Invocação do Mal 2 foi mais uma vez comandado por James Wan e protagonizado por Patrick Wilson e Vera Farmiga. Seguindo os passos de seu antecessor, o filme reencontra o casal Warren em 1976 durante a investigação de Amityville, um de seus casos mais famosos. Ao realizar uma sessão espírita na 112 Ocean Avenue, a dupla tenta determinar se uma presença demoníaca realmente foi responsável pela morte da família DeFeo e pelo subsequente incidente envolvendo os Lutz. Durante isso, Lorraine tem uma visão aterrorizante envolvendo uma freira demoníaca e a morte de Ed. 

Um ano depois, em 1977, a família Hodgson, composta por Penny (Frances O’Connor) e seus quatro filhos, começa a presenciar eventos estranhos em sua residência no bairro londrino de Enfield. Embora todos os membros sejam afetados, é Janet, uma das filhas mais velhas, quem passa a sofrer constantemente com a presença do espírito de Bill Wilkins, o antigo proprietário da casa. Ganhando atenção midiática, o caso rapidamente recebe o apelido de “Amityville da Inglaterra”. Quando nenhum outro investigador paranormal consegue desvendar o que está acontecendo, os Warren são acionados pela Igreja Católica para ajudar e decidir se os tormentos da família são verídicos ou apenas mais uma farsa. Paralelamente, Lorraine continua atormentada por visões da freira demoníaca (Bonnie Aarons). 

invocação do mal 2

Durante sua estadia em terras britânicas, a dupla não apenas consulta diferentes especialistas envolvidos no caso, incluindo Maurice Grosse e Anita Gregory, como também se envolve na dinâmica da família Hodgson, que sofre com problemas financeiros e o abandono do patriarca. No entanto, tudo muda quando surgem evidências mostrando Janet intencionalmente destruindo a cozinha, o que comprova a farsa da situação. Decepcionados, Ed e Lorraine vão embora, certos de que a família estava mentindo para atrair fama. 

Contudo, durante a viagem de volta, Lorraine tem uma visão reveladora que mostra que o espírito de Wilkins estava sendo manipulado por algo muito mais maligno: a freira demoníaca. Retornando rapidamente para a residência dos Hodgson, Ed tenta salvar Janet, que se encontra possuída pela entidade, colocando-se em perigo e quase concretizando a visão que Lorraine teve no início do filme. Para salvar seu marido, a clarividente encontra na Bíblia o nome do demônio, o qual revela ser Valak, um ser que assume a forma de freira para debochar da fé católica. Ao descobrir o nome de Valak, Lorraine consegue então condená-lo de volta ao Inferno, libertando Janet e salvando Ed. 

invocação do mal 2

Após ajudarem a família Hodgson, os Warren retornam para casa onde Ed adiciona um novo item à sua coleção: o zootropo do Homem Torto, pertencente ao filho mais novo de Peggy. Invocação do Mal 2 termina então de forma surpreendentemente romântica com Ed e Lorraine dançando na sala de estar ao som “Can’t Help Falling in Love” de Elvis Presley. 

Assim como seu antecessor, Invocação do Mal 2 recebeu críticas positivas e arrecadou mais de 300 milhões de dólares. Embora tenha sido dito que o longa não é tão inovador e efetivo quanto o primeiro, ele ainda foi elogiado por sua história, elenco e sustos eficazes. Além dos momentos emocionantes ao som de Elvis Presley, o filme também apresentou uma das criaturas mais aterrorizantes do Invocaverso, o demônio Valak, que acabou ganhando dois filmes solo, A Freira e A Freira 2. 

invocação do mal 2

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021)

Depois de cinco anos, os Warren finalmente retornaram para o Invocaverso para um terceiro filme solo, que trouxe um caso bastante diferente dos anteriores. Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio combina o horror sobrenatural dos casos investigados por Ed e Lorraine com a história real de Arne Cheyenne Johnson, a primeira pessoa a alegar possessão demoníaca em um julgamento por assassinato. 

Dirigido por Michael Chaves, a partir de um roteiro de David Leslie Johnson-McGoldrick, o filme se inicia em 1981 enquanto Ed e Lorraine presenciam o exorcismo de David Glatzel (Julian Hilliard), um menino de oito anos que acabou de se mudar para uma nova casa com a família em Connecticut. Desesperado para acabar com o sofrimento de David, Arne Johnson (Ruairi O’Connor), namorado de Debbie, a filha mais velha dos Glatzel, convida o demônio a entrar em seu corpo. Atônito, Ed testemunha a entidade entrando em Arne, ao mesmo tempo em que sofre um ataque cardíaco. 

invocação do mal 3

Algum tempo depois, enquanto Ed se recupera, Arne assassina brutalmente seu senhorio, desferindo 22 facadas contra o homem. Ao ser preso, ele afirma que estava possuído durante o crime, o que faz os Warren retornarem para o caso para ajudá-lo. Apesar da saúde debilitada de Ed, o casal embarca em uma investigação, descobrindo um totem de bruxa, responsável por transmitir uma maldição satânica, enterrado na casa dos Glatzel. A partir disso, eles conhecem Kastner, um ex-padre, especialista em Os Discípulos do Carneiro, um culto satânico que já havia aparecido no Invocaverso em Annabelle (2014) e Annabelle 2 (2017). Kastner também explica ao casal que uma ocultista deixou o totem intencionalmente no local, resultando na possessão do pequeno David. 

Entre os problemas cardíacos de Ed, a crescente conexão espiritual de Lorraine com o caso e as experiências de Arne no tribunal e na prisão, os Warren rapidamente vão desvendando um cenário aterrorizante. Após investigar um caso semelhante em Massachusetts, onde uma jovem também foi esfaqueada 22 vezes, a dupla decide encerrar o reinado maligno da ocultista e destruir seu altar para enfim acabar com a maldição. Os Warren descobrem então que a antagonista é, na verdade, a filha de Kastner, uma mulher chamada Isla. Quando criança, ela foi criada secretamente pelo pai, ficando fascinada por suas pesquisas sobre ocultismo e eventualmente se envolvendo com isso. 

invocação do mal 3

Atormentado pela culpa, Kastner conduz Lorraine pelos túneis subterrâneos de sua casa, os quais abrigam o altar de Isla. Após surpreender os visitantes e assassinar o próprio pai, a ocultista lança uma maldição e força Ed a tentar matar Lorraine. Contudo, quando tudo parece perdido, Lorraine faz com que o marido recupere os sentidos, o lembrando do amor dos dois. O altar de Isla é então destruído, salvando Arne e colocando um ponto final nos poderes da ocultista, que é morta por um dos demônios que havia invocado. Nos momentos finais de Invocação do Mal 3, vemos Ed colocando a taça do altar de Isla em sua sala de artefatos, junto de Annabelle e da pintura de Valak. Descobrimos também que Arne foi condenado por homicídio culposo, eventualmente servindo cinco anos e casando com Debbie na prisão. Reafirmando o tom romântico da franquia (quem disse que terror e romance não combinam, hein?), o filme se encerra com Ed surpreendendo Lorraine com a construção de um gazebo em seu jardim, uma réplica da estrutura que o jovem casal utilizou para fugir da chuva durante seu primeiro encontro. 

Após ser adiado por quase um ano, devido à pandemia da COVID-19, Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio recebeu críticas mistas, que apontaram o fato do longa destoar dos dois primeiros, mudando o ritmo e perdendo a ambientação inquietante de casa assombrada. Apesar disso, a sequência ainda foi elogiada por suas atuações e por seu tom mais meditativo e sombrio.  

invocação do mal 3

Invocação do Mal 4 e os arquivos dos Warren

Dirigido por Michael Chaves, Invocação do Mal 4: O Último Ritual se passa algum tempo depois dos eventos retratados no terceiro filme, contando a história da família Smurl. Os DarkSiders pode conhecer mais sobre o caso em Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas. Fruto da investigação do jornalista Robert Curran, o livro traz os detalhes dessa assombração a partir do compilado de testemunhos dos oito residentes da casa em West Pittson, assim como de outras 28 testemunhas ligadas à família. Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas lida de modo factual com provas do mundo demoníaco e mostra todo o envolvimento dos Warren no caso, que desde o início tentaram ajudar a família. 

Para os corajosos de plantão, a Caveira ainda conta com uma coleção completa dedicada a Ed e Lorraine, com livros perfeitos para os fãs do Invocaverso, e que agora está reunida no DarkBox: Ed & Lorraine Warren – Ritual Final: Limited Edition. Desvendando alguns dos principais casos investigados pela dupla, Ed & Lorraine Warren: Demonologistas é o mais completo dossiê sobre o casal, dando acesso aos seus arquivos sobrenaturais e à uma biografia que se tornou livro de cabeceira do diretor James Wan e inspirou Vera Farmiga a interpretar Lorraine nos cinemas. 

dark box Ed e Lorraine

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio conta a história do exorcismo de Connecticut, oferecendo um relato meticuloso dos fenômenos que infernizaram a vida de um casal norte-americano após sua mudança para uma antiga casa onde anos antes funcionava uma funerária. Por fim, para os fãs dos filmes, Ed & Lorraine Warren: Luz nas Trevas traz o relato minucioso do infame caso conhecido como o Demônio de Connecticut, que inspirou Invocação do Mal 3. E aí, tem coragem de embarcar nessa investigação com a Caveira? 

LEIA TAMBÉM: As 10 entidades mais assustadoras do universo de Invocação do Mal

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneE.L.A.SLançamento

Chame por Andrea, por Noelle W. Ihli

Um jogo mortal de caça e vingança, com ingredientes sobrenaturais. Em Chame por...

Por DarkSide
Crime SceneE.L.A.SLançamento

Lançamento: O Lado Selvagem, por Tiffany McDaniel

Condenadas à margem da sociedade, filhas das águas e moldadas por suas correntezas...

Por DarkSide
Crime SceneE.L.A.SLançamento

Lançamento: Minha Adorável Esposa, por Samantha Downing

Prepare-se para uma leitura que vai mexer com seus nervos e desafiar suas mais sombrias...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SLançamento

Lançamento: Divórcio Perfeito, por Jeneva Rose

Já se passaram um pouco mais de uma década desde que a poderosa advogada Sarah Morgan...

Por DarkSide
Crime SceneE.L.A.SLançamento

Lançamento: Quando a Sorte te Visitar, por Stacy Willingham

Margot, uma tímida estudante universitária na Carolina do Sul, ainda está tentando...

Por DarkSide