Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

As 10 entidades mais assustadoras do universo de Invocação do Mal

De freiras diabólicas até jogos de tabuleiro assombrados

14/05/2024

Desde que fizeram sua estreia nos cinemas no longa Invocação do Mal (2013), o casal Warren vivido por Patrick Wilson e Vera Farmiga vem enfrentando os mais diferentes tipos de forças demoníacas. Inspirado nos extensos arquivos reais dos investigadores paranormais mais famosos de todos os tempos, o filme dirigido por James Wan abriu as portas de um universo cinematográfico povoado por entidades aterrorizantes: o Invocaverso.

LEIA TAMBÉM: ALÉM DO INVOCAVERSO: FILMES BASEADOS EM CASOS INVESTIGADOS PELO CASAL WARREN 

Com oito filmes lançados até o momento e um nono em desenvolvimento, o Invocaverso partiu de uma abordagem diferente, construindo um universo de vilões memoráveis e criativos. De freiras diabólicas até jogos de tabuleiro assombrados, tudo pode ser uma ameaça na franquia e enquanto alguns tiram nosso sono, outros se mostram menos assustadores. Pensando nisso, a Caveira separou as entidades mais assustadoras do InvocaVerso para você conferir. 

1. Valak

Após roubar a cena em Invocação do Mal 2 (2016), o demônio Valak se tornou uma das entidades mais conhecidas do Invocaverso. Com olhar penetrante e intensidade maligna, ele assume a forma de uma freira alta e pálida para debochar da fé de Lorraine. A atuação da atriz Bonnie Aarons aliada ao trabalho de figurino e maquiagem da produção criaram uma personagem que domina instantaneamente qualquer cena (quase que um superstar demoníaco). Representando o puro mal e a blasfêmia religiosa, Valak é definitivamente uma das entidades mais convincentes e aterrorizantes, rendendo bons sustos aos espectadores. Seu sucesso foi tanto que acabou protagonizando dois filmes solo, A Freira e A Freira 2, os quais mostram suas blasfêmias anteriores. 

Filmes: Invocação do Mal 2 (2016), A Freira (2018) e A Freira 2 (2023)

a freira valak

2. Annabelle

Annabelle é tão icônica que ganhou uma trilogia antes de qualquer outro demônio do Invocaverso. Na verdade, a boneca alcançou a marca de três filmes antes mesmo dos Warren! Uma das entidades mais perigosas já enfrentadas pelo casal, Annabelle teve sua estreia nas cenas iniciais de Invocação do Mal (2013) e logo no ano seguinte ganhou um filme para chamar de seu. Com um sorriso estatelado, rosto desgastado e olhos esbugalhados, a Annabelle do Invocaverso conseguiu a façanha de ser mais assustadora do que a Annabelle da vida real, que se encontra selada em um display de vidro no museu dos Warren. Além do fato de se mover sozinha, o que torna esta entidade tão aterrorizante é que, na verdade, a boneca não passa de um receptáculo para um demônio ainda mais maligno e perigoso

Filmes: Invocação do Mal (2013), Annabelle (2014), Annabelle 2 – A Criação do Mal (2017) e Annabelle 3: De Volta para Casa (2019)

annabelle

3. Batsheba Sherman

A primeira aventura cinematográfica dos Warren é considerada por muitos uma das melhores da franquia e isso se deve imensamente à presença aterrorizante de Bathsheba Sherman, uma bruxa que tentou sacrificar seu bebê ao Diabo e tirou a própria vida quando foi descoberta. Séculos mais tarde, ela continuou atormentando qualquer um que tentasse morar em sua propriedade. Com um ótimo trabalho de maquiagem, uma performance memorável do ator Joseph Bishara e a excelente direção de James Wan, Bathsheba protagoniza alguns dos momentos mais chocantes de Invocação do Mal (2013), como quando aparece em cima de um guarda-roupa. Maligno e sádico, o espírito atormentou e destruiu inúmeras famílias, até ser finalmente derrotado pelos Warren e pela família Perron.

Filmes: Invocação do Mal (2013)

batsheba sherman

4. O Homem Torto

Enquanto Valak se tornou a grande estrela de Invocação do Mal 2, O Homem Torto despontou enquanto um coadjuvante com muito potencial. Criado a partir de uma rima infantil que data de 1826, a entidade parece ter saído direto de uma fábula macabra. Ligado a um zootropo e com a capacidade de assumir diferentes formas, O Homem Torto é uma criatura alta e desengonçada que parece uma mistura de Jack Skellington e o Babadook. Logo foi anunciado que o monstro seguiria os passos de Annabelle e ganharia um filme solo, no entanto atualmente o projeto encontra-se pausado sem previsão de lançamento.  

Filmes: Invocação do Mal 2 (2016)

homem torto

LEIA TAMBÉM: O QUE É REAL E O QUE É FICÇÃO NOS FILMES DO CASAL WARREN

5. O Barqueiro

Inspirado na figura mitológica de Caronte, responsável por transportar as almas dos recém-falecidos pelo rio Estige até o reino de Hades, O Barqueiro foi uma das muitas entidades que surgiram em Annabelle 3: De Volta para Casa (2019). Apresentado como uma encapuzada figura cadavérica com duas moedas brilhantes no lugar dos olhos, O Barqueiro persegue Judy e suas amigas após Annabelle liberar vários de seus amigos demônios do museu Warren. Um dos momentos mais icônicos desta entidade mitológica é justamente quando uma das meninas precisa se aventurar por um corredor rodeado por suas vítimas, todas alinhadas em caixões e com moedas nos olhos. Enquanto a maioria dos antagonistas do InvocaVerso é formada por demônios, O Barqueiro inova com um personagem mais etéreo e mitológico

Filmes: Annabelle 3: De Volta para Casa (2019)

barqueiro

6. Bill Wilkins

Baseado no caso real, conhecido como Poltergeist de Enfield, investigado pelos Warren, Bill Wilkins aparece em Invocação do Mal 2 (2016) como o espírito de um idoso que anteriormente habitava a residência da família Hodgson e possui grande prazer em perturbar todos que vivem ali, especialmente a jovem Janet. Tudo bem que depois descobrimos que o pobre coitado estava apenas sendo usado por Valak, mas isso não torna sua presença menos assustadora. Enquanto um cadáver em decomposição, Bill rende momentos angustiantes na primeira metade do filme, principalmente quando utiliza Janet para revelar sua voz profunda e áspera. Além disso, James Wan utilizou a presença invisível do espírito para tornar a casa dos Hodgsons um lugar pouco convidativo e amaldiçoado, evocando medos relacionados a móveis antigos e lugares onde pessoas faleceram. 

Filmes: Invocação do Mal 2 (2016)

bill willkins

7. A Noiva Assassina

Outra entidade que chamou atenção em Annabelle 3 foi um despretensioso vestido de noiva que ganhou seu cinco minutos de fama após ser libertado do museu Warren por Annabelle. Possuído por um espírito maligno, o objeto amaldiçoado foi responsável por arruinar matrimônios muito antes deles começarem, forçando as azaradas noivas a assassinarem os homem com quem iriam se casar. No filme, a Noiva Assassina se apresenta como uma figura coberta com sangue carregando uma faca de açougueiro. Embora não seja o suficiente para ganhar seu próprio filme, o vestido protagoniza uma cena de arrepiar e merece reconhecimento por beber direto das clássicas histórias de noivas fantasmas. 

Filmes: Annabelle 3: De Volta para Casa (2019)

a noiva assassina

8. O Samurai

Inquietante e misterioso, O Samurai é um outro objeto que reside na coleção dos Warren e que teve sua grande estreia em Annabelle 3. Ocupando um lugar de destaque no cômodo, a armadura é aparentemente assombrada por um samurai que sofreu uma morte horrível. Quando libertado, o traje solta misteriosos ecos fantasmagóricos e gritos dolorosos de suas vítimas inocentes.  Um dos motivos que torna a entidade assustadora, além do fato de obviamente querer continuar atormentando os vivos, é justamente não conhecermos suas origens e intenções. Tudo isso contribui para uma inexplicável aura sobrenatural em torno do objeto. 

Filmes: Annabelle 3: De Volta para Casa (2019)

samurai

9. A televisão assombrada

Outro item que ganhou seus cinco (ou até menos) minutos de fama em Annabelle 3 foi a televisão assombrada que Daniela encontra ao ficar trancada no museu. Embora sua história nunca seja propriamente apresentada ao público, o eletrônico protagoniza uma das sequências mais criativas do filme. Aparentemente inofensiva, a televisão é capaz de mostrar para sua vítima o vislumbre de um futuro próximo por meio de seu próprio reflexo. Tudo fica ainda mais sinistro quando o objeto revela a Daniela imagens de sua morte nos próximos segundos.  Parecendo ter saído diretamente de um episódio de Além da Imaginação, a televisão assombrada é digna do museu Warren e deixa o espectador com aquele gostinho de quero mais.  

Filmes: Annabelle 3: De Volta para Casa (2019)

televisão

10. Black Shuk

Inspirado na criatura encontrada no folclore inglês, o Black Shuck é um cão de pelagem escura cuja natureza varia consideravelmente de relato para relato. Às vezes é representado como um presságio de morte, enquanto em outras é descrito como um companheiro sociável. Em Annabelle 3, a entidade se manifesta como uma criatura animalesca feita de névoa escura e espessa que persegue alguns azarados ao redor da casa dos Warren. Embora não tenha uma aparição muito memorável, o Black Shuck se destaca pela origem folclórica e conceito macabro.

Filmes: Annabelle 3: De Volta para Casa (2019)

black shuck

Explore os arquivos de Ed & Lorraine Warren

Uma coisa é certa: não faltam entidades, espíritos, demônios e objetos assombrados para aterrorizar os fãs do Invocaverso. Precisa de mais? Basta lembrar do macaquinho de brinquedo tocando acordeão e a caixa de música que dá um grande susto em Lorraine em Invocação do Mal (2013). Há ainda o infame Feely Meely, um jogo de tabuleiro bizarro (que existe de verdade!) em que os jogadores precisam colocar suas mãos em buracos laterais sem ter ideia do que vão encontrar. 

Quem tiver coragem, ainda tem a chance de conhecer outros objetos e entidades enfrentados pelos Warren na vida real. A Caveira possui uma coleção completa de livros dedicados aos casos reais investigados por Ed e Lorraine que com certeza vão saciar a curiosidade dos fãs InvocaVerso. Em Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, de Gerald Brittle, por exemplo, você tem acesso a uma biografia definitiva e aos principais casos do casal, inclusive o da infame boneca Annabelle. 

ed e lorraine warren

Entre objetos assombrados e entidades demoníacas, a leitura de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas te transporta diretamente para os arquivos e para o museu do oculto dos Warren. Só uma última coisa: a Caveira tem um conselho para garantir a segurança de todos durante esse tour macabro. Não esqueça o crucifixo, não toque nos objetos e reze para que nada te acompanhe até em casa. 

LEIA TAMBÉM: SAIBA A ORDEM DOS FILMES DO UNIVERSO DE INVOCAÇÃO DO MAL

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

O que é teoria e o que é fato sobre a morte da princesa Diana

Tragédias que ganham os noticiários mundiais costumam vir carregadas de teorias...

Por DarkSide
Crime ScenePerfilProfissionais da Morte

Você sabe o que faz uma limpadora de traumas? Conheça Sandra Pankhurst

Você sabe o que faz um limpador de traumas? Não, não estamos falando de nenhum tipo...

Por DarkSide
Crime SceneEntrevista

Predador Americano: autora levou seis anos e gastou 30 mil dólares para investigar Israel Keyes

Como jornalista e fã do ofício, adoro ler livros escritos pelos meus colegas. ...

Por Liv Brandão
CuriosidadesDarklove

Lendas Japonesas: Quem são kitsune e tanuki?

O folclore japonês é povoado por criaturas mágicas que há muito nos fascinam por...

Por DarkSide
FilmesNovidades

The Substance: O elogiado filme que mistura O Médico e o Monstro e Showgirls

“Visionário feminista sobre terror corporal”, “filme cruel e...

Por DarkSide