Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideFilmes

Saiba a ordem dos filmes do universo de Invocação do Mal [ATUALIZADO]

Que tal uma maratona de terror no fim de semana em casa? A Caveira te ajuda por onde começar.

Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal de investigadores paranormais e exorcistas foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos sempre em busca da verdade e, neste fim de semana em que a casa que inspirou um dos filmes da franquia será monitorada ao vivo, chegou a hora de rever os longas mais sobrenaturais de todos. 

LEIA TAMBÉM: TERROR AO VIVO: LIVE MOSTRARÁ CASA DE ‘INVOCAÇÃO DO MAL’

Mas você sabe por onde começar essa maratona arrepiante? A Caveira te ajuda com a ordem cronológica em que cada um dos eventos paranormais ocorreram e que seria a sequência ideal para assistir aos filmes:

A Freira – 1952 (2018)

O primeiro da lista é um dos filmes mais recentes da franquia e mostra onde tudo começou. O longa retrata a história de uma freira e um padre que são designados para investigar um caso na Romênia, em que duas freiras foram atacadas por uma entidade maligna e uma delas se enforcou para fugir do destino cruel.

Para quem não se lembra, Valak, a freira maldita que é a antagonista do longa, aparece novamente em Invocação do Mal 2 e é citada também em Annabelle 2. E a história se encaixa ainda mais, quando Frenchie, o rapaz possuído pelo espírito da freira, é visto durante uma palestra que Ed e Lorraine Warren estão ministrando. 

Annabelle 2: A Criação do Mal – 1955 (2017)

O universo Invocação do Mal também abrange os filmes da franquia Annabelle, a boneca mais temida do universo dos Warren. Seu filme, lançado em 2017, é o que você deve assistir em segundo para seguir a ordem de eventos corretamente. O filme mostra um casal que perdeu sua filha e, por caridade, decidem acolher em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato. 

É quando uma das garotinhas, chamada Janice, descobre entre as paredes da casa, uma boneca. Atormentado pelas lembranças traumáticas, o casal ainda precisa lidar com um amedrontador demônio do passado: a boneca Annabelle. Apesar de ter sido lançado em 2017, o filme nos mostra o início da história da maldição da boneca e como ela foi parar nas mãos de Mia (que aparece no primeiro filme sobre Annabelle). 

Annabelle – 1967 (2014)

Na sequência você já pode assistir ao primeiro filme da Annabelle. Nele conhecemos Mia, que está grávida, e seu marido John, que se deparam com um assassinato na casa vizinha ao do casal. É quando a alma de Annabelle Higgins é transferida para o corpo de uma das bonecas da coleção de Mia. Aqui já vemos a história andar um pouco mais, mostrando como Annabelle se tornou um elemento tão importante na história dos Warren, e o casal de demonologistas é inserido nas menções de alguns personagens.

Invocação do Mal – 1973 (2013)

Agora sim você já pode assistir ao primeiro filme que apresenta as histórias do casal Warren. Invocação do Mal traz a história da família Perron: Carolyn, Roger e suas cinco filhas compram uma casa que se torna palco de diversos eventos paranormais. O filme chegou aos cinemas em 2013 e abriu espaço para os relatos sombrios de Ed e Lorraine Warren. A história mais famosa do casal, até então, era sobre Amityville.

É neste filme que vemos elementos de outros longas, como a conexão com A Freira (o caso de Frenchie), que mostra um pouco do que o casal passou para tentar salvar a vida do possuído rapaz.

A Maldição da Chorona – 1973 (2019)

Poucos sabem que este filme está diretamente conectado ao universo de Invocação do Mal. O longa apresenta uma lenda mexicana, sobre Anna Garcia, uma assistente social que se vê atormentada por um espírito chamado Chorona. 

A lenda diz que após matar seus filhos afogados em um surto de ciúmes, ela foi condenada a vagar pela Terra, buscando crianças para substituir seus filhos. E o filme está entrelaçado à macabra franquia, pois o mesmo padre de Annabelle aparece para contar a sua história com a boneca amaldiçoada.

Annabelle 3: De Volta para Casa – 1974 (2019)

O terceiro filme da boneca tem início no mesmo ponto que Invocação do Mal, mas sua história se passa um ano após Annabelle ter chegado a casa do casal Warren. O que faz com que o longa se entrelace de vez a história dos famosos demonologistas.

Em Annabelle 3, um ano depois de decidirem trazer a boneca para que o mal dentro dela não atinja mais ninguém, a própria filha do casal Warren se torna um alvo fácil para o brinquedo amaldiçoado. 

Invocação do Mal 2 – 1977 (2016)

Nesta sequência de Invocação do Mal continuamos a seguir o casal Ed e Lorraine Warren, que agora precisa viajar até a cidade de Enfield na Inglaterra. O evento paranormal em questão é uma mãe atormentada após uma brincadeira com o tabuleiro ouija.

É neste filme que a freira Valak aparece e descobrimos que ela tem uma forte ligação com Ed Warren por conta de sua educação, já que o personagem estudou em uma escola religiosa.

Invocação do Mal 3 – 1981 (2021)

No filme mais recente da franquia o casal Ed e Lorraine Warren se envolve no caso de Arne Cheyenne Johnson, o primeiro caso a usar possessão demoníaca como defesa de um homicídio.

David Glatzel, irmão da namorada de Johnson, é o primeiro a ser possuído e, após diversas sessões de exorcismo, o demônio deixa seu corpo e passa para Johnson, levando-o ao assassinato de seu senhorio, Alan Bono. Aqui acompanhamos o casal investigando a possessão de Johnson e correndo contra o tempo para evitar que ele seja possuído de forma definitiva.

LEIA TAMBÉM: INVOCAÇÃO DO MAL 3: CONHEÇA O CASO ARNE CHEYENNE JOHNSON

Preparados para essa maratona sobrenatural? Então separem a pipoca e cuidado ao apagar as luzes da sala. E não se esqueça da super promoção Combo ‘Invocação do Mal’, 3 livros com 30% de desconto e frete grátis até 10/05/2020.

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Sneider

    2 de novembro de 2020 às 23:05

    Faltou o filme Amityville’ pois é narrado a história da casa em: Invocação do mal 2

  • Mychelli

    20 de março de 2021 às 20:21

    Gostei me ajudou muito. As pessoas se confunde, deveriam fazer um filme só.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListasMedo Clássico

10 curiosidades sobre Bela Lugosi que todo fã de terror deveria conhecer

Bela Lugosi definiu a forma como os vampiros são interpretados no cinema muito antes...

Por DarkSide
DarkloveDarklove ClassicsListas

Os principais temas de O Morro dos Ventos Uivantes

O tórrido romance entre Catherine e Heathcliff marcou gerações e inspirou muitas...

Por DarkSide
Crime SceneListas

Conheça 3 personagens inspirados no assassino BTK

Foram necessárias décadas para que a polícia finalmente desvendasse a identidade do...

Por DarkSide
Coven MagicaeMagicae

A descoberta da Bruxa que existe dentro de você!

Você sabia que a descoberta da Bruxa(o) que existe em você não depende de ninguém,...

Por Dani Petrucci
MacabraMagicae

Afinal, o que é considerado ocultismo?

O ser humano sempre teve uma necessidade insaciável de buscar respostas para aquilo...

Por Macabra