Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideFilmes

Saiba a ordem dos filmes do universo de Invocação do Mal [ATUALIZADO]

Que tal uma maratona de terror no fim de semana em casa? A Caveira te ajuda por onde começar.

08/05/2020

Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal de investigadores paranormais e exorcistas foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos sempre em busca da verdade e, neste fim de semana em que a casa que inspirou um dos filmes da franquia será monitorada ao vivo, chegou a hora de rever os longas mais sobrenaturais de todos. 

LEIA TAMBÉM: TERROR AO VIVO: LIVE MOSTRARÁ CASA DE ‘INVOCAÇÃO DO MAL’

Mas você sabe por onde começar essa maratona arrepiante? A Caveira te ajuda com a ordem cronológica em que cada um dos eventos paranormais ocorreram e que seria a sequência ideal para assistir aos filmes:

A Freira – 1952 (2018)

O primeiro da lista mostra como tudo começou. O longa retrata a história de uma freira e um padre que são designados para investigar um caso na Romênia, em que duas freiras foram atacadas por uma entidade maligna e uma delas se enforcou para fugir do destino cruel.

Para quem não se lembra, Valak, a freira maldita que é a antagonista do longa, aparece novamente em Invocação do Mal 2 e é citada também em Annabelle 2. E a história se encaixa ainda mais, quando Frenchie, o rapaz possuído pelo espírito da freira, é visto durante uma palestra que Ed e Lorraine Warren estão ministrando. 

Annabelle 2: A Criação do Mal – 1955 (2017)

O universo Invocação do Mal também abrange os filmes da franquia Annabelle, a boneca mais temida do universo dos Warren. Seu filme, lançado em 2017, é o que você deve assistir em segundo para seguir a ordem de eventos corretamente. O filme mostra um casal que perdeu sua filha e, por caridade, decidem acolher em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato. 

É quando uma das garotinhas, chamada Janice, descobre entre as paredes da casa, uma boneca. Atormentado pelas lembranças traumáticas, o casal ainda precisa lidar com um amedrontador demônio do passado: a boneca Annabelle. Apesar de ter sido lançado em 2017, o filme nos mostra o início da história da maldição da boneca e como ela foi parar nas mãos de Mia (que aparece no primeiro filme sobre Annabelle). 

O caso real da boneca demoníaca — que tinha uma aparência bem diferente — é contado em detalhes no livro Ed & Lorraine Warren: Demonologistas. A obra de Gerald Brittle desvenda esse e outros casos sobrenaturais estudados pelo casal.

ed e lorraine warren demonologistas

A Freira 2 – 1956 (2023)

No ano de 1956, na França, um padre é assassinado. Um mal está se espalhando. A sequência para A Freira acompanha a Irmã Irene, que novamente se vê cara a cara com a força demoníaca Valak – o demônio freira. O filme revela uma possível relação entre Irene e Lorraine Warren.

a freira 2
Warner Bros./Reprodução

Annabelle – 1967 (2014)

Na sequência você já pode assistir ao primeiro filme da Annabelle. Nele conhecemos Mia, que está grávida, e seu marido John, que se deparam com um assassinato na casa vizinha ao do casal. É quando a alma de Annabelle Higgins é transferida para o corpo de uma das bonecas da coleção de Mia. Aqui já vemos a história andar um pouco mais, mostrando como Annabelle se tornou um elemento tão importante na história dos Warren, e o casal de demonologistas é inserido nas menções de alguns personagens.

Invocação do Mal – 1971 (2013)

Agora sim você já pode assistir ao primeiro filme que apresenta as histórias do casal Warren. Invocação do Mal traz a história da família Perron: Carolyn, Roger e suas cinco filhas compram uma casa que se torna palco de diversos eventos paranormais. O filme chegou aos cinemas em 2013 e abriu espaço para os relatos sombrios de Ed e Lorraine Warren. A história mais famosa do casal, até então, era sobre Amityville.

É neste filme que vemos elementos de outros longas, como a conexão com A Freira (o caso de Frenchie), que mostra um pouco do que o casal passou para tentar salvar a vida do possuído rapaz.

Annabelle 3: De Volta para Casa – 1972 (2019)

O terceiro filme da boneca tem início no mesmo ponto que Invocação do Mal, mas sua história se passa um ano após Annabelle ter chegado à casa do casal Warren. O que faz com que o longa se entrelace de vez a história dos famosos demonologistas. A linha do tempo se torna um tanto controversa aqui, pois a cena de abertura dataria de 1968, o que poderia colocar os eventos em 1969. Porém, considerando que a caixinha de música dos Perron, de Invocação do Mal está entre os artefatos, pode-se assumir que Annabele 3 se passa um ano após esses eventos, ou seja, em 1972.

Em Annabelle 3, um ano depois de decidirem trazer a boneca para que o mal dentro dela não atinja mais ninguém, a própria filha do casal Warren se torna um alvo fácil para o brinquedo amaldiçoado. 

A Maldição da Chorona – 1973 (2019)

Poucos sabem que este filme está diretamente conectado ao universo de Invocação do Mal. O longa apresenta uma lenda mexicana, sobre Anna Garcia, uma assistente social que se vê atormentada por um espírito chamado Chorona. 

A lenda diz que após matar seus filhos afogados em um surto de ciúmes, ela foi condenada a vagar pela Terra, buscando crianças para substituir seus filhos. E o filme está entrelaçado à macabra franquia, pois o mesmo padre de Annabelle aparece para contar a sua história com a boneca amaldiçoada.

Invocação do Mal 2 – 1977 (2016)

Nesta sequência de Invocação do Mal continuamos a seguir o casal Ed e Lorraine Warren, que agora precisa viajar até a cidade de Enfield na Inglaterra. O evento paranormal em questão é uma mãe solo e suas filhas são atormentadas após uma brincadeira com o tabuleiro Ouija. É neste filme que a freira Valak aparece e descobrimos que ela tem uma forte ligação com Ed Warren por conta de sua educação, já que o personagem estudou em uma escola religiosa.

O caso do Poltergeist de Enfield permanece um dos mais misteriosos e polêmicos na carreira do casal de demonologistas. Uma análise detalhada do episódio pode ser conferida em 1977: Enfield, um relato de Guy Lyon Playfair, que estudou o caso em detalhes. A obra não tenta convencer o leitor sobre a veracidade ou as dúvidas criadas em torno do Poltergeist de Enfield, trata-se de um registro jornalístico que permite que você tire as suas próprias conclusões — se tiver coragem de ler até o final, é claro.

1977 enfield

Curiosos sobre esse caso também podem conferir o documentário The Enfield Poltergeist, lançado em 2023 pela Apple TV.  A produção reconstrói a história a partir de gravações em áudio reais capturadas por Maurice Grosse, um investigador paranormal que trabalhou no caso, misturando documentário e ficção.

Invocação do Mal 3 – 1981 (2021)

Em Invocação do Mal 3, o casal Ed e Lorraine Warren se envolve no caso de Arne Cheyenne Johnson, o primeiro a usar possessão demoníaca como defesa de um homicídio. David Glatzel, irmão da namorada de Johnson, é o primeiro a ser possuído e, após diversas sessões de exorcismo, o demônio deixa seu corpo e passa para Johnson, levando-o ao assassinato de seu senhorio, Alan Bono. Aqui acompanhamos o casal investigando a possessão de Johnson e correndo contra o tempo para evitar que ele seja possuído de forma definitiva.

invocação do mal

O caso completo de Invocação do Mal 3 é contado com muito mais detalhes no livro Ed & Lorraine Warren: Luz nas Trevas. A obra de Gerald Brittle relata um dos casos reais mais inquietantes dos Warren, também conhecido como o Demônio em Connecticut. A edição ainda inclui imagens do acervo da família Glatzel e da coleção privada dos Warren. 

ed e lorraine warren luz na escuridão

O caso também virou um documentário da Netflix: O Diabo no Tribunal. A produção relata os bastidores do caso e o deu desfecho como um dos julgamentos mais sensacionalistas da década.

Invocação do Mal 4: Last Rites (sem previsão de estreia)

Muito pouco se sabe sobre o próximo e possivelmente último filme de Invocação do Mal — pelo menos é o que o subtítulo da produção sugere. Porém, levando em consideração que o último filme da franquia terminou em novembro de 1981, podemos imaginar que o filme será sobre algum caso que ocorreu depois disso, durante a década de 1980. E já temos uma aposta segura.

Em 1986, os Warrens investigaram dois episódios sobrenaturais de casas mal-assombradas: a dos Snedeker e a dos Smurl. O caso da família Snedeker, conhecido como “O Exorcismo de Connecticut” é relatado em detalhes no livro Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio e deu origem ao filme Evocando Espíritos, de 2009.

ed e lorraine warren lugar sombrio

Imaginamos que os envolvidos em Invocação do Mal 4: Last Rites queiram não queiram requentar uma história que foi vista recentemente no cinema, então a aposta mais segura seria no caso Smurl. Essa família chamou os Warrens em 1986 e confirmaram existir um demônio e quatro espíritos na sua casa. Em setembro de 2023, após o lançamento de A Freira 2, o diretor Michael Chaves disse que o roteiro ainda está em desenvolvimento, mas que ele vê chance em um “crossover dos demônios da franquia”. O caso Smurl certamente abrigaria um evento demoníaco dessa proporção.

Enquanto o filme não chega, você pode conhecer todos os detalhes do caso no livro Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas, uma apuração do jornalista Robert Curran que reuniu testemunhos dos oito residentes do número 328-330 da Chase Street, assim como de outras 28 pessoas que vivenciaram fenômenos sobrenaturais ligados à família Smurl.

ed e lorraine vidas eternas

LEIA TAMBÉM: INVOCAÇÃO DO MAL 3: CONHEÇA O CASO ARNE CHEYENNE JOHNSON

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

27 Comentários

  • Sneider

    2 de novembro de 2020 às 23:05

    Faltou o filme Amityville’ pois é narrado a história da casa em: Invocação do mal 2

  • Mychelli

    20 de março de 2021 às 20:21

    Gostei me ajudou muito. As pessoas se confunde, deveriam fazer um filme só.

  • Antonio

    14 de novembro de 2021 às 18:34

    Não faltou Amityville, porque o filme não conta a história dos assassinato (que os Warren investigaram). O filme conta a história da família que foi morar lá depois dos acontecimentos. Não tem ligação nenhuma com o universo de Invocação do Mal, a não ser por se passar no mesmo lugar.

  • Patrick

    27 de agosto de 2022 às 00:59

    Muito obrigado. Ajudou demais

  • Vanessa

    29 de novembro de 2022 às 11:58

    mano eh uma sequência de filme, em um filme só não ia caber toda a história pqp

  • Lauda

    3 de janeiro de 2023 às 00:44

    Top dms

  • Julio

    22 de janeiro de 2023 às 17:37

    Essa saga é uma das minhas favoritas mais eu gosto mais da franquia da Annabelle e espero que o quarto filme seja lançado em 2024.

  • Mirela Gomes

    4 de fevereiro de 2023 às 17:19

    Sim, mas ainda faltou o filme do homen torto(que possivelmente será lançado em breve já que aparece em Invocação do Mal 2). Eu espero que invocação do mal 4 seja fantástico, o 3 é bom, mas deixou mt a desejar.

    • Avatar photo

      DarkSide

      6 de fevereiro de 2023 às 09:52

      Oi Mirela, a lista se refere apenas aos filmes já lançados do universo de Invocação do Mal. A Caveira também ficou curiosa para um filme solo do Homem Torto, mas o próprio James Wan anunciou no fim do ano passado que o projeto foi cancelado. Mas fica pertinho que ainda esse ano essa lista macabra vai ser atualizada com o lançamento de A Freira 2. Dark hugs.

  • F. C. Souza

    7 de fevereiro de 2023 às 15:55

    De acordo com artigos publicados em 2023 pelos sites estrangeiros “WhatToWatch” e “IGN Entertainment”, a ordem cronológica é a seguinte:

    1. The Nun (a história se passa em 1952)

    2. Annabelle: Creation (se passa em 1955)

    3. Annabelle (se passa em 1967)

    4. The Conjuring (se passa em 1971)

    5. Annabelle Comes Home (se passa em 1972)

    6. The Curse of La Llorona (se passa em 1973)

    7. The Conjuring 2 (se passa em 1977)

    8. The Conjuring: The Devil Made Me Do It (se passa em 1981)

    • Avatar photo

      DarkSide

      17 de fevereiro de 2023 às 16:07

      Obrigada pela atenção, Filipe. A Caveira foi investigar os nossos arquivos sobrenaturais e já atualizou a lisa com a ordem correta. Dark hugs!

  • Luiza

    16 de fevereiro de 2023 às 21:10

    o filme do homem torto foi cancelado. O próprio James Wan, que é diretor dos filmes dos Warren publicou no instagram que cancelou, mas não disse o motivo do cancelamento. Disse algo como ”É muita coisa pra lidar”

  • John

    25 de fevereiro de 2023 às 19:43

    tinha que ter um filme com a irmã Irene nossa Freira ♥️ Não importa em qual momento na linha do tempo da pra encaixar.

  • Mário Sérgio

    24 de março de 2023 às 22:35

    Em Anabelle 3, a filha dos Warren era mais velha do quê em Ivocação do Mal 2…. Erro

  • Débora

    29 de abril de 2023 às 00:24

    Tbm notei q em Annabelle 3 a filha era mais velha.

  • O Exorcista do Papa entra na ordem também? Ou ele não tem nada haver?

    4 de julho de 2023 às 21:03

    O Exorcista do Papa entra na ordem também? ou não tem nada haver?

    • Avatar photo

      DarkSide

      7 de julho de 2023 às 16:46

      Oie, O Exorcista do Papa não faz parte deste universo cinematográfico. Dark hugs!

  • paulo

    2 de agosto de 2023 às 21:22

    A freira na minha opinião foi o pior filme, muito mal feito a historia, invocação do mal 3 também exagerou demais nos acontecimentos, estragaram uma historia muito boa. Annabelle 3 também ficou muito aquém do esperado. Viram que franquia foi um sucesso financeiro e ficam exagerando nas sequencias, Agora o restante foi EXCELENTE, principalmente invocação 1 e 2 e annabelle 1 e 2. Com certeza a Freira 2 vai ser ruim, aguardem!!!

  • Arthur

    7 de agosto de 2023 às 15:08

    Viajou demais hein mano, a freira é uma perfeição, invocação do mal 3 realmente deixou muito a desejar.

  • Pedro Marins

    6 de setembro de 2023 às 12:40

    Eu particularmente gostei muito de A Freira! Estou na expectativa para o segundo filme! Gosto muito do universo e acho muito bem produzido!

  • Adilson Patzlaff

    9 de setembro de 2023 às 11:47

    fica difícil entender, cada site que eu entro me dá uma ordem diferente.. eu assisti a sequência que dois sites deram igual, agora entro aqui nesse e me decepciono kkkkk

  • Daniel

    9 de setembro de 2023 às 19:26

    Invocação do mal 2, o melhor

  • Kyara

    22 de outubro de 2023 às 19:52

    tenho apenas 11 anos e simplesmente amei essa franquia, eu amo filme de terror.. inclusive a minha franquia favorita é invocação do mal.‍♀️

  • Mckevin

    29 de outubro de 2023 às 13:34

    esqueci pae, invocação do mal é o melhor filme esqueci

  • Elieser

    8 de novembro de 2023 às 07:56

    eu li em outros lugares que a maldição da chorona não tem ligação nenhuma com esse universo, o próprio diretor do filme afirma que só quis fazer uma referência a Annabelle, apenas isso!

  • Caroline Izu

    8 de dezembro de 2023 às 23:06

    Eu não entendo pq os filmes são lançados “fora de sequência”. Tipo, pq “Annabelle 2” vem primeiro de “Annabelle 1” e por aí vai?
    Não estou criticando nem nada. Apenas não entendo mesmo!
    Os filmes mesmo sem ter uma sequência fazem sentido por si só. Possuem um começo e um fim, independentemente dos outros filmes da Franquia existirem ou não.
    Mas acho um pouco confuso o 2 ser antes do 1 e tal…não sei se é proposital ou se as ideias vão surgindo depois!
    Não sei como funcionam outras Franquias!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide