Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

DarksideFilmes

Saiba a ordem dos filmes do universo de Invocação do Mal [ATUALIZADO]

Que tal uma maratona de terror no fim de semana em casa? A Caveira te ajuda por onde começar.

Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal de investigadores paranormais e exorcistas foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos sempre em busca da verdade e, neste fim de semana em que a casa que inspirou um dos filmes da franquia será monitorada ao vivo, chegou a hora de rever os longas mais sobrenaturais de todos. 

LEIA TAMBÉM: TERROR AO VIVO: LIVE MOSTRARÁ CASA DE ‘INVOCAÇÃO DO MAL’

Mas você sabe por onde começar essa maratona arrepiante? A Caveira te ajuda com a ordem cronológica em que cada um dos eventos paranormais ocorreram e que seria a sequência ideal para assistir aos filmes:

A Freira – 1952 (2018)

O primeiro da lista é um dos filmes mais recentes da franquia e mostra onde tudo começou. O longa retrata a história de uma freira e um padre que são designados para investigar um caso na Romênia, em que duas freiras foram atacadas por uma entidade maligna e uma delas se enforcou para fugir do destino cruel.

Para quem não se lembra, Valak, a freira maldita que é a antagonista do longa, aparece novamente em Invocação do Mal 2 e é citada também em Annabelle 2. E a história se encaixa ainda mais, quando Frenchie, o rapaz possuído pelo espírito da freira, é visto durante uma palestra que Ed e Lorraine Warren estão ministrando. 

Annabelle 2: A Criação do Mal – 1955 (2017)

O universo Invocação do Mal também abrange os filmes da franquia Annabelle, a boneca mais temida do universo dos Warren. Seu filme, lançado em 2017, é o que você deve assistir em segundo para seguir a ordem de eventos corretamente. O filme mostra um casal que perdeu sua filha e, por caridade, decidem acolher em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato. 

É quando uma das garotinhas, chamada Janice, descobre entre as paredes da casa, uma boneca. Atormentado pelas lembranças traumáticas, o casal ainda precisa lidar com um amedrontador demônio do passado: a boneca Annabelle. Apesar de ter sido lançado em 2017, o filme nos mostra o início da história da maldição da boneca e como ela foi parar nas mãos de Mia (que aparece no primeiro filme sobre Annabelle). 

Annabelle – 1967 (2014)

Na sequência você já pode assistir ao primeiro filme da Annabelle. Nele conhecemos Mia, que está grávida, e seu marido John, que se deparam com um assassinato na casa vizinha ao do casal. É quando a alma de Annabelle Higgins é transferida para o corpo de uma das bonecas da coleção de Mia. Aqui já vemos a história andar um pouco mais, mostrando como Annabelle se tornou um elemento tão importante na história dos Warren, e o casal de demonologistas é inserido nas menções de alguns personagens.

Invocação do Mal – 1973 (2013)

Agora sim você já pode assistir ao primeiro filme que apresenta as histórias do casal Warren. Invocação do Mal traz a história da família Perron: Carolyn, Roger e suas cinco filhas compram uma casa que se torna palco de diversos eventos paranormais. O filme chegou aos cinemas em 2013 e abriu espaço para os relatos sombrios de Ed e Lorraine Warren. A história mais famosa do casal, até então, era sobre Amityville.

É neste filme que vemos elementos de outros longas, como a conexão com A Freira (o caso de Frenchie), que mostra um pouco do que o casal passou para tentar salvar a vida do possuído rapaz.

A Maldição da Chorona – 1973 (2019)

Poucos sabem que este filme está diretamente conectado ao universo de Invocação do Mal. O longa apresenta uma lenda mexicana, sobre Anna Garcia, uma assistente social que se vê atormentada por um espírito chamado Chorona. 

A lenda diz que após matar seus filhos afogados em um surto de ciúmes, ela foi condenada a vagar pela Terra, buscando crianças para substituir seus filhos. E o filme está entrelaçado à macabra franquia, pois o mesmo padre de Annabelle aparece para contar a sua história com a boneca amaldiçoada.

Annabelle 3: De Volta para Casa – 1974 (2019)

O terceiro filme da boneca tem início no mesmo ponto que Invocação do Mal, mas sua história se passa um ano após Annabelle ter chegado a casa do casal Warren. O que faz com que o longa se entrelace de vez a história dos famosos demonologistas.

Em Annabelle 3, um ano depois de decidirem trazer a boneca para que o mal dentro dela não atinja mais ninguém, a própria filha do casal Warren se torna um alvo fácil para o brinquedo amaldiçoado. 

Invocação do Mal 2 – 1977 (2016)

Nesta sequência de Invocação do Mal continuamos a seguir o casal Ed e Lorraine Warren, que agora precisa viajar até a cidade de Enfield na Inglaterra. O evento paranormal em questão é uma mãe atormentada após uma brincadeira com o tabuleiro ouija.

É neste filme que a freira Valak aparece e descobrimos que ela tem uma forte ligação com Ed Warren por conta de sua educação, já que o personagem estudou em uma escola religiosa.

Invocação do Mal 3 – 1981 (2021)

No filme mais recente da franquia o casal Ed e Lorraine Warren se envolve no caso de Arne Cheyenne Johnson, o primeiro caso a usar possessão demoníaca como defesa de um homicídio.

David Glatzel, irmão da namorada de Johnson, é o primeiro a ser possuído e, após diversas sessões de exorcismo, o demônio deixa seu corpo e passa para Johnson, levando-o ao assassinato de seu senhorio, Alan Bono. Aqui acompanhamos o casal investigando a possessão de Johnson e correndo contra o tempo para evitar que ele seja possuído de forma definitiva.

LEIA TAMBÉM: INVOCAÇÃO DO MAL 3: CONHEÇA O CASO ARNE CHEYENNE JOHNSON

Preparados para essa maratona sobrenatural? Então separem a pipoca e cuidado ao apagar as luzes da sala. E não se esqueça da super promoção Combo ‘Invocação do Mal’, 3 livros com 30% de desconto e frete grátis até 10/05/2020.

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

3 Comentários

  • Sneider

    2 de novembro de 2020 às 23:05

    Faltou o filme Amityville’ pois é narrado a história da casa em: Invocação do mal 2

  • Mychelli

    20 de março de 2021 às 20:21

    Gostei me ajudou muito. As pessoas se confunde, deveriam fazer um filme só.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ed & Lorraine Warren - Demonologistas
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Ed & Lorraine Warren - Lugar Sombrio
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMacabra

Crimes Vitorianos Macabros: Curiosidades sobre Jack, o Estripador

A Londres do final do século XIX parecia o centro do mundo: com seus imponentes...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabraMedo Clássico

Conheça C. Auguste Dupin, o pai dos detetives de ficção

Grandes escritores buscam inspiração e mentoria em outros grandes escritores. Em...

Por DarkSide
Crime SceneOssos do Ofício

Minha vida de editor na DarkSide, parte 1

Gente mui querida que adora a Caveira, vim aqui pra gente desfiar um-dois minutinhos de...

Por Lielson Zeni
Vários

Todos sofrem de nomofobia: Millenials, Geração Z e cringe

Uma batalha de gerações tomou conta das redes sociais nas últimas semanas: a...

Por DarkSide
DarkloveMagicae

Nós e as Estrelas: Como a astronomia uniu ciência e mitologia

Pense que você está próximo a uma árvore. Mais especificamente, você está...

Por DarkSide