Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFilmes

Relembre todos os filmes da franquia Sobrenatural

Você tem coragem de visitar o Além?

03/07/2023

ATENÇÃO: O POST A SEGUIR PODE CONTER SPOILERS DOS FILMES

James Wan e Leigh Whannell já são nomes bastante conhecidos no mundo do terror. Além de carreiras individuais impressionantes, a dupla de amigos é conhecida por suas colaborações inovadoras e muitas vezes assustadoras. Após se conhecerem na faculdade de cinema e se tornarem amigos, os dois escreveram um pequeno roteiro que mais tarde se transformaria em nada mais, nada menos do que Jogos Mortais

LEIA TAMBÉM: 7 CURIOSIDADES SOBRE A FRANQUIA JOGOS MORTAIS

Lançado em 2004, o filme foi um fenômeno de bilheteria, iniciando a prolífica e sangrenta carreira do assassino em série Jigsaw. Nesta primeira colaboração, Wan ocupou a cadeira de direção enquanto Whannell desempenhou simultaneamente o papel de roteirista e ator. Poucos anos mais tarde, em 2007, eles voltaram a colaborar em Gritos Mortais, um filme sobre um jovem viúvo que retorna à sua cidade natal procurando respostas sobre a morte da esposa, encontrando pelo caminho um boneco ventríloquo para lá de bizarro. 

Finalmente, em 2010, Wan e Whannell mostraram toda sua versatilidade e criatividade lançando mais uma franquia de sucesso: Insidious, ou como ficou conhecida em português, Sobrenatural. Feito com um orçamento de menos de 2 milhões de dólares, o primeiro filme da série foi um enorme sucesso de bilheteria, chamando atenção dos fãs de terror por sua história assustadora, elenco de peso e jump scares bem posicionados

SOBRENATURAL

Composta até o momento por quatro filmes, com um quinto que chega aos cinemas brasileiros em 6 de julho, Sobrenatural é definitivamente uma das franquias de terror de maior sucesso dos últimos tempos. Para entrar no clima do aguardado Sobrenatural: A Porta Vermelha, a Caveira hoje visita a residência da família Lambert, desbravando novas dimensões enquanto tenta se esquivar de ardilosos demônios e aparições, tudo para recapitular essa franquia tão amada que já rendeu momentos e sustos icônicos em todos nós. 

Como tudo começou: Sobrenatural (2010)

Após o sucesso de Jogos Mortais, que revolucionou o subgênero do torture porn, James Wan desejava fazer algo menos gráfico. Um terror mais atmosférico, diga-se de passagem. Tanto ele quanto Leigh Whannell eram grandes fãs de histórias de fantasmas e casas mal-assombradas, desejando desde sempre fazer sua própria versão dessas narrativas. 

Wan contou que se conseguissem filmar algo com um orçamento mais limitado poderiam manter completo controle narrativo da produção. Segundo o diretor, o mais importante era que o filme fosse assustador e por isso, a dupla mergulhou fundo no mundo da projeção astral e das viagens interdimensionais. 

LEIA TAMBÉM: A PSICOLOGIA POR TRÁS DO MEDO DE CASAS MAL-ASSOMBRADAS

Whannell escreveu então um roteiro simultaneamente assustador e emocional, inicialmente intitulado The Further [O além]. No entanto, Wan convenceu o amigo a mudar o título para Insidious, pois soava melhor para um filme sobre possessão fantasmagórica e entidades de outras dimensões. O roteiro atraiu os produtores Oren Peli, diretor do primeiro Atividade Paranormal, e Jason Blum, fundador da Blumhouse. Nascia assim Sobrenatural

Embora o orçamento fosse pequeno, cerca de 1,5 milhão de dólares, a produção conseguiu reunir não apenas uma bela equipe técnica, mas também um elenco de peso. Lin Shaye, Rose Byrne, Patrick Wilson (com quem Wan colaboraria mais tarde na franquia Invocação do Mal) e Barbara Hershey foram alguns dos nomes que entraram para o filme. Sobrenatural foi então filmado em um impressionante período de 24 dias e editado na própria residência de Wan. 

sobrenatural

O filme teve sua estreia no dia 14 de setembro de 2010 no Festival Internacional de Cinema de Toronto e chamou atenção da Sony, que decidiu distribuí-lo nas salas de cinemas em 2011. O longa foi um imenso sucesso de crítica e bilheteria, arrecadando mais de 100 milhões de dólares e conquistando uma fiel legião de fãs. 

O sucesso não foi para menos. Embora parta de uma premissa bastante conhecida no universo do terror: uma casa mal-assombrada com entidades que atormentam uma inocente família, Sobrenatural conseguiu escapar dos clichês, entregando uma história original e aterrorizante. No longa acompanhamos a família Lambert, formada pelo casal Renai (Rose Byrne) e Josh (Patrick Wilson), e seus três filhos, Dalton, Foster e a bebê Cali, que acabou de se mudar para uma nova casa. O que era para ser um momento de felicidade, logo se torna um pesadelo quando Dalton súbita e inexplicavelmente entra em coma

Após três meses de tratamentos médicos que não acarretam na melhora do filho, os Lambert começam a desconfiar que o problema esteja relacionado a algo maligno em sua casa. Eles decidem se mudar, mas não encontram sossego, finalmente descobrindo que a residência não era o problema, e sim que uma entidade estava ligada a um dos membros da família. Eles então recorrem à ajuda de Elise, uma experiente médium, e seu time de investigadores paranormais. 

sobrenatural

Sobrenatural chamou a atenção do público pela ótima atmosfera de terror. Recheado de sustos, efeitos sonoros bem inseridos e aparições assustadoras, o filme entrega uma história original, que mescla o drama da família Lambert com o mundo sobrenatural do roteiro, definido por projeção astral e viagens ao mundo dos espíritos, nomeado como “O Além”. Um dos pontos altos é justamente quando um dos membros da família precisa se projetar no Além para resgatar Dalton, revelando um cenário digno dos piores pesadelos.  

O primeiro filme também ficou eternizado pelos jump scares icônicos, como a súbita aparição do demônio vermelho (em inglês conhecido como Lipstick-Face Demon) atrás do personagem de Patrick Wilson. Aliado a bons personagens e intérpretes, Sobrenatural escapa dos clichês e ainda entrega uma bela e inesperada surpresa ao final, abrindo as portas para uma aguardada continuação. Era o início de uma poderosa franquia. 

Sobrenatural 2 (2013)

Três anos após o sucesso do primeiro filme, em 2013, Wan e Whannell retornaram para a esperada continuação da história da família Lambert. Ainda com produção de Jason Blum e Oren Peli, Sobrenatural 2 parte de onde o primeiro filme parou, dando as respostas que os fãs estavam ansiosos por. 

sobrenatural 2

Expandindo o universo da franquia, o longa conta com o mesmo elenco de seu antecessor, com Rose Byrne e Patrick Wilson voltando como Renai e Josh Lambert. Dessa vez, o foco da narrativa (e consequentemente alvo das entidades) não é mais o filho do casal, mas sim o próprio Josh, que durante sua viagem ao Além acabou possuído por uma entidade chamada Bride in Black (em português: Noiva de Preto). Sobrenatural 2 então nos conta o que aconteceu com Josh desde a última vez que o vimos nas telas, ao mesmo tempo em que explora sua infância nos anos 1980. 

Talvez o maior problema enfrentado por Sobrenatural 2 tenha sido lidar com a ausência de Elise, que inesperadamente foi morta ao final do primeiro filme. A personagem de Lin Shaye se tornou uma das mais queridas da franquia e a continuação conseguiu trazê-la de volta por meio de sua presença enquanto um espírito e flashbacks da infância de Josh. Neste retorno à 1986 relembramos que a médium e os Lambert já haviam se encontrado anteriormente, quando o jovem Josh era perseguido por uma sinistra entidade. De volta ao presente, os Lambert e a equipe de Elise se reúnem para tentar salvar o patriarca da família. Dessa vez os papéis se invertem e quem viaja ao Além é Dalton, que com a ajuda do espírito de Elise, resgata seu pai e o traz para o mundo dos vivos.  

De forma surpreendente, Sobrenatural 2 consegue romper com a maldição que orbita muitas continuações de filmes de terror, entregando uma produção tão boa quanto a primeira. O roteiro de Leigh Whannell revisita e aprofunda as ideias do filme original, ao mesmo tempo em que abre novas portas desse universo. Ainda recheado de jump scares efetivos e seres sobrenaturais assustadores (como a famigerada “Noiva de Preto”), o longa desenvolve de forma interessante seus personagens e entrega o que parece ser um ótimo desfecho para a família Lambert. 

sobrenatural 2

Com esse capítulo do universo Sobrenatural concluído, os fãs apenas poderiam indagar qual seria o novo caminho tomado pela franquia. Todos sabíamos que este não era o fim, principalmente devido ao sucesso do segundo filme, que rendeu mais de 160 milhões de dólares contra um orçamento de 5 milhões. Era certo que a franquia continuaria e felizmente, a resposta não demorou para aparecer. 

Voltando no tempo: A Origem (2015) e A Última Chave (2018)

Dando até logo aos Lambert, que estavam precisando de um merecido descanso (convenhamos, ser atormentado por entidades é cansativo!), chegou a hora de voltarmos no tempo e conhecermos novas histórias — e famílias. Foi assim que em 2015 chegou aos cinemas Sobrenatural: A Origem, o terceiro filme da franquia. 

A Origem foi o primeiro filme da série que não contou com a direção de James Wan, que permaneceu apenas como produtor executivo. Quem assumiu seu lugar foi alguém mais do que familiarizado com a história: o próprio Leigh Whannell, que também roteirizou e atuou no filme. Aqui também contamos com óbvias mudanças no elenco. Quem assume o protagonismo de forma definitiva é Lin Shaye, que reprisa seu papel como Elise Rainier, acompanhada por nomes como Stefanie Scott e Dermot Mulroney. 

sobrenatural a origem

Embora seja o terceiro filme da série, a história de Sobrenatural: A Origem é uma prequela para o primeiro filme, passando-se três anos antes do coma de Dalton Lambert em Sobrenatural. Somos apresentados então a uma nova família, os Brenner, que precisam lidar com uma presença maligna em sua casa. Tudo começa quando a filha adolescente da família, Quinn, decide contatar a mãe falecida por meios ocultos. Obviamente as coisas dão terrivelmente errado e ela acaba atraindo uma entidade sombria que deseja arrastá-la para o Além. Sem ter mais ninguém para recorrer, seu pai decide recorrer à médium Elise para resolver o problema. 

No entanto, diferentemente dos dois primeiros longas, aqui encontramos uma Elise relutante e lidando com seus próprios problemas pessoais. Nisso, temos o vislumbre da história sobrenatural da personagem que nos acompanha desde o primeiro filme. É claro que a médium muda de ideia e decide ajudar quando percebe a difícil situação de Quinn e sua família. 

Sobrenatural: A Origem faz um ótimo trabalho como prequela da franquia. Ao mesmo tempo em que se relaciona com os outros filmes e se aprofunda em Elise, também oferece uma nova história, com bons sustos e atmosfera apavorante. Para além de rostos já conhecidos, como a Noiva de Preto e o demônio vermelho, que fazem seu retorno (ou seria estreia?), aqui temos a introdução de outra entidade maligna para lá de bizarra. O “homem que não consegue respirar” tem um visual impactante e com certeza é uma boa adição ao hall da fama das entidades da franquia. 

sobrenatural a origem

O filme foi outro sucesso de bilheteria, arrecadando cerca de 113 milhões de dólares, o que deixou as portas abertas para mais continuações. Embora a história da família Brenner estivesse finalizada, ainda havia muito a ser contado sobre Elise e os seres que habitam o Além…

Foi assim que em 2018 estreou Sobrenatural: A Última Chave. Sob direção de Adam Robitel, conhecido por filmes de terror como A Possessão de Deborah Logan e Escape Room, e roteiro de Leigh Whannell, o filme se aprofunda ainda mais em Elise, contando com flashbacks de sua infância e adolescência, assim como sua jornada até se tornar uma investigadora paranormal. 

Embora seja o filme mais recente da franquia, A Última Chave se passa depois dos eventos de Sobrenatural: A Origem, ainda servindo como uma prequela para os dois primeiros longas (se toda a cronologia está parecendo confusa, não se preocupe que no final desse post a Caveira elaborou uma ordem para você assistir a todos os filmes!). 

sobrenatural a última chave

Aqui conhecemos mais sobre Elise, sua infância traumática e seus primeiros contatos com o sobrenatural, oferecendo um importante pano de fundo para a personagem e sua demonologia. Voltando ao presente, logo após os eventos de A Origem, vemos Elise e sua equipe receberem a ligação de um homem que diz estar sendo atormentado por demônios. No entanto, isso está longe de ser um caso corriqueiro para o grupo, já que o indivíduo mora na residência de infância de Elise, sendo atormentado por uma entidade que ela mesmo acidentalmente liberou

Fazendo Elise enfrentar seus piores medos, Sobrenatural: A Última Chave faz muita justiça à personagem, nos fazendo entender sua personalidade e trajetória. Também conhecemos sua família e somos apresentados a mais um demônio, apelidado pela pequena Elise como KeyFace (algo como Rosto de Chave, em português). Seguindo a tradição da franquia, o filme ainda conta com muitos momentos tensos e sustos bem posicionados, especialmente quando o grupo visita o Além. A grande surpresa vem ao final, quando é feito um gancho com os eventos do primeiro filme e a família Lambert é apresentada ao espectador, dando a satisfatória sensação de círculo completo. 

Mas seria esse o final definitivo da série? 

Sobrenatural: A Porta Vermelha (2023)

Para alegria dos fãs, em 2020 foi anunciado que Sobrenatural ganharia mais um filme, dessa vez dirigido por Patrick Wilson, que não apenas faria sua estreia como diretor, mas também voltaria ao papel de Josh Lambert. Intitulado de Sobrenatural: A Porta Vermelha, o filme está com estreia mundial marcada para o dia 6 de julho de 2023. 

sobrenatural a porta vermelha

Além de Wilson, o elenco dos dois primeiros filmes também está de volta, com Rose Byrne, Andrew Astor e Lin Shaye reprisando seus papéis icônicos. Atuando como uma continuação direta de Sobrenatural 2, vamos reencontrar velhos amigos em uma história que se passa uma década após os eventos que atormentaram a família Lambert. Embora tenham reprimido suas habilidades de projeção astral ao final do segundo longa, agora Josh e um jovem Dalton precisam se unir e voltar ao Além, encontrando pelo caminho demônios do passado, assim como e novos terrores. 

Além do reencontro com os Lambert em Sobrenatural: A Porta Vermelha, os fãs podem ficar animados, pois já foi confirmado um spin-off da franquia! Ainda sem data de lançamento, o filme foi temporariamente intitulado de Thread: An Insidious Tale e está em fase de pré-produção. O que sabemos até agora é que o longa, dirigido por Jeremy Slater, conta com Mandy Moore e Kumail Nanjiani como um casal que utiliza de meios ocultos para voltar no tempo e tentar salvar sua filha. É claro que já sabemos que as coisas não vão sair como o esperado e consequências desastrosas vão acontecer. Agora, como o filme vai se conectar ao mundo de Sobrenatural ainda permanece um mistério. 

Qual a ordem dos filmes de Sobrenatural?

Ao longo da última década, a franquia Sobrenatural vem alimentando os fãs de terror com um universo assustador, ótimos jump scares e entidades que assombram nossos pesadelos. Seja seguindo os Lambert ou Elise, cada filme nos oferece uma história intrigante e arrepiante, que prende a atenção do começo ao fim. Conquistando uma legião de fãs e mantendo a consistência, é seguro falar que Sobrenatural já entrou no hall de franquias clássicas do subgênero de filmes paranormais. Contudo, como toda boa franquia de terror, a linha do tempo pode ficar um pouco confusa, já que os filmes não seguem uma ordem cronológica. Mas não precisa se assustar, que a Caveira preparou um guia para você assistir tudo.

sobrenatural a ultima chave

Caso você queira assistir pela ordem de lançamento de cada filme, basta seguir a ordem desse texto: Sobrenatural (2010); Sobrenatural 2 (2013); Sobrenatural: A Origem (2015); Sobrenatural: A Última Chave (2018) e Sobrenatural: A Porta Vermelha (2023).

Agora, se você deseja seguir a ordem cronológica da história principal, basta dar play em:

1. Sobrenatural: A Origem (2015);

2. Sobrenatural: A Última Chave (2018);

3. Sobrenatural (2010);

4. Sobrenatural 2 (2013);

5. Sobrenatural: A Porta Vermelha (2023).

É claro que cada um assiste como quiser! E enquanto esperamos ansiosamente pelo nosso reencontro com a família Lambert em Sobrenatural: A Porta Vermelha, que tal preparar a pipoca, reunir os amigos e se jogar em uma maratona da franquia? Fique atento aos demônios pelo caminho, tome cuidado com a projeção astral e não esqueça de contar para a Caveira qual é o seu filme favorito da franquia

LEIA TAMBÉM: 20 ESTREIAS DO TERROR PARA FICAR DE OLHO EM 2023

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Objetos Sobrenaturais + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Elementais + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide