Richard Donner, um dos maiores e melhores diretores de todos os tempos, nos deixou repentinamente hoje, mas seu legado de histórias continuará por gerações. O diretor foi uma das figuras mais importantes e influentes de Hollywood, responsável por clássicos inesquecíveis.
Ao longo de mais de 40 anos de atividades, Donner levou para a TV e cinema aventuras emblemáticas como Os Goonies, Além da Imaginação e A Profecia. A Caveirinha é muito fã do diretor e fez uma lista com algumas de suas produções favoritas para todos os darksiders conferirem.
Produzido por Steven Spielberg e dirigido por Richard Donner, o filme Os Goonies foi lançado em 1985 e até hoje emociona os inúmeros fãs pelo mundo. Nele, um grupo de amigos sai em busca de um tesouro e vive altas confusões, incluindo enfrentar uma família de bandidos italianos. O livro que deu origem ao filme foi o 1º livro publicado pela Caveirinha, quase 10 anos atrás, e carrega o DNA Dark nele.
Mas a carreira de Donner começou bem antes d’Os Goonies. Voltando um pouco mais no tempo, encontramos Donner como um dos diretores da série de ficção científica/mistério Além da Imaginação, de 1964, onde ele foi responsável pela direção de 6 episódios. A série teve 5 temporadas e ganhou um remake recentemente.
O 1º sucesso comercial de Donner para as telonas foi o filme A Profecia, de 1976. No filme um diplomata americano adota uma criança de origem desconhecida após sua esposa dar à luz um bebê morto. Quando mortes misteriosas começam a atingir pessoas próximas à família, surge a desconfiança de que a criança, na verdade, seja o anticristo. Arriscado e chocante para a época, o filme se tornou um clássico do horror.
Em 1978 Donner adaptou dos quadrinhos para as telonas a história do homem de aço em Superman: O Filme, que mostra desde a origem de Kal-el, do planeta Krypton, até a sua vida adulta como Clark Kent no planeta Terra. À época, foi o filme mais caro já produzido, com um orçamento de 55 milhões de doláres (totalmente recuperados pela bilheteria de 300 milhões apenas na rodada original de sua exibição). O sucesso estrondoso abriu as portas para outras franquias de filmes de super heróis que, até hoje, atraem grande público.
Donner também foi o responsável pelos 4 filmes de Máquina Mortífera, onde uma dupla de policiais com temperamentos completamente diferentes se une para enfrentar os crimes, começando por uma quadrilha internacional de traficantes. Os filmes, que unem ação e comédia, foram sucesso absoluto, com grande parte disso sendo mérito do diretor.
Sem os sonhos desse darksider, não existiríamos. NEVER SAY DIE! (Este post é dedicado a Richard Donner e a Willie Caolho).
Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...
A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...
Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...
De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...
Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...
1 Comentário
Vanuza
17 de julho de 2021 às 12:40
Vanuza
17 de julho de 2021 às 12:40
Singela e bela homenagem. Mais um gênio se vai. Nós não somos seres vivos eternos, mas alguns de nós conseguem deixar no Hall da fama, a marca de sua genialidade.