Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmes

‘Romero Lives!’ Cidade americana exibe filmes e legado do mestre George Romero

Pittsburgh foi palco das filmagens de A Noite dos Mortos-Vivos, clássico que marcou a história da cidade e atrai milhares de turistas

22/03/2019

Foi em um cemitério de Pittsburgh, na Pensilvânia, que o o apocalipse zumbi começou pelas mãos de George Romero. Foi nesta cidade que o mestre filmou parte das cenas de um dos maiores clássicos da história do terror: A Noite dos Mortos-Vivos. O filme, que iniciou a era dos zumbis no cinema, também marcou a história da cidade de mais de 300 mil habitantes e deu origem ao movimento Romero Lives!.

Milhares de fãs de George Romero e de seu trabalho nos cinemas vão até Pittsburgh para comemorar os feitos do mestre pela cidade e pela sétima arte. A iniciativa Romero Lives! começou no final do ano passado e atraiu escritores de ficção em um retiro na cidade que contou com zumbis e, claro, exibição comemorativa de 50 anos do lançamento do clássico A Noite do Mortos-Vivos no mesmo cinema em que o filme estreou. No Brasil, A Noite dos Mortos-Vivos, de John Russo – roteirista do filme original junto com Romero -, ganhou uma edição comemorativa de 50 anos pela DarkSide Books, com capa dura, ilustrações de Danilo Beyruth (autor de Samurai Shirô, também lançado pela DarkSide) e um tiro nos miolos, que furou a capa e todas as folhas do livro.

A Romero Lives! despertou a atenção até mesmo da Fundação George A. Romero, que já levantou a possibilidade de criar um museu sobre os filmes de terror do diretor em Pittsburgh. Em entrevista ao jornal The York Times, o prefeito da cidade declarou que Romero “é um exemplo do que Pittsburgh representa”.

Um dos locais mais visitados pelos fãs de Romero é o seu busto esculpido em bronze, no Monroeville Mall, a cerca de 20 minutos do centro de Pittsburgh. Feito pelo escultor local Christian Stavrakis e instalado em junho passado, a obra fica no mesmo shopping center onde Romero filmou Despertar dos Mortos, outro clássico dos zumbis, em 1978. Romero cresceu no Bronx, conhecido bairro de Nova York, mas escolheu Pittsburgh para estudar cinema e chegou aproveitar os moradores locais para suas filmagens.

O estacionamento do shopping Monroeville e sua sinalização permanecem praticamente iguais à época das filmagens de 1978. Um encontro anual de fãs de George Romero acontece no shopping e a próxima convenção está marcada para junho deste ano. Outro bairro que se tornou atração principal é Evans City, subúrbio a cerca de 50 quilômetros do centro da cidade, onde Romero filmou A Noite dos Mortos Vivos.

Já no Evans City Cemetery, os visitantes podem dirigir na mesma estrada do filme e passear entre as lápides vistas no cena de abertura. No centro da cidade, o Living Dead Museum, preserva adereços e memorabilia do filme, e a cultura zumbi alimentada até hoje por fãs do gênero. O culto em torno da obra de Romero é tão celebrado que todo mês de outubro há um festival ao ar livre para comemorar  A Noite dos Mortos Vivos.

De acordo com o The New York Times, não se sabe quanto a iniciativa Romero Lives! movimenta no turismo da cidade, mas há uma procura cada vez maior sobre esse tipo de turismo e Pittsburgh soube entender e aproveitar sua história.


O turismo que explora rotas de filmes de terror já funciona muito bem em lugares como o Stanley Hotel, no Colorado, que inspirou O Iluminado – tanto o romance quanto o filme, e o Acampamento No-Be-Bo-Sco em Nova Jersey, também conhecido como Camp Crystal Lake, onde aconteceram as filmagens de Sexta-Feira 13. Os organizadores do evento esperam que o Romero Lives! possa movimentar ainda mais o turismo da cidade e se tornar um celebração anual.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

SHIRÔ
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesMedo ClássicoNovidades

Veja a primeira imagem de Frankenstein, de Guillermo del Toro

Ele está vivo — e entre nós. Guillermo del Toro está adaptando o clássico de Mary...

Por DarkSide
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide