Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

Entenda a ordem cronológica de toda a saga Star Wars [ATUALIZADO]

Relembre a linha do tempo do universo de George Lucas

Com a chegada do Disney+ no Brasil contendo todos os filmes e derivados de Star Wars, os fãs da saga finalmente poderão assistir todas as produções em ordem cronológica e prestigiar a série O Mandaloriano. Desde a estreia do primeiro filme de Guerra nas Estrelas em 1977, o universo criado por George Lucas ganhou proporções que alimentam gerações de fãs.

O roteiro da trilogia original já virou até livro pela DarkSide® Books. A edição Star Wars: Dark Edition reúne as histórias de Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Uma publicação épica que merece estar na coleção de qualquer fã.

LEIA TAMBÉM: 13 CURIOSIDADES DE OUTRA GALÁXIA SOBRE A SAGA STAR WARS

Mas se você, em meio a tantos filmes, séries, animações e spin-offs, acabou se perdendo um pouco na cronologia da trama, não tem problema. A gente tenta relembrar em que ordem os eventos da história ocorreram (o que não tem nada a ver com a ordem em que eles foram lançados).

No universo de Star Wars, os anos são contados a partir da Batalha de Yavin, o evento decisivo do ‘Episódio IV – Uma Nova Esperança’, que resulta na destruição da primeira Estrela da Morte. A partir desse ponto, as datas são contadas como BBY (“before the Battle of Yavin”) e ABY (“after the Battle of Yavin”). É como o nosso “antes de Cristo” (a.C.) e “depois de Cristo” (d.C.). Anos anteriores à batalha contam regressivamente, enquanto as datas seguintes avançam progressivamente.

Basicamente, até agora a cronologia do universo de Star Wars se divide em três grandes eras: República — antes da ascensão de Darth Vader ao Império; Rebelião — aquela que conhecemos no primeiro filme lançado, com a Aliança Rebelde combatendo o Império de Darth Vader; e Resistência — a era pela qual os filmes se encontram agora, com a tentativa de restabelecimento da Ordem Jedi. Veja a seguir onde cada filme e série se encaixa na história:

A Era da República

1. Episódio I: A Ameaça Fantasma (32 BBY)

Tudo começou com Obi-Wan Kenobi e seu mestre Jedi Qui-Gon Jinn conhecendo a Rainha Padmé Amidala e o jovem Anakin Skywalker. Esqueça o papo dos midi-chlorians e a existência do Jar Jar Binks e conseguimos ter um filme com acontecimentos importantes para a saga: conhecemos C-3PO e R2-D2, ficamos sabendo da existência dos Sith, Qui-Gon enfrenta Darth Maul e Palpatine se torna Chanceler Supremo da República Galática, abrindo seu caminho para o Império.

 Rainha Padmé Amidala
Rainha Padmé Amidala

2. Episódio II: Ataque dos Clones (22 BBY)

Dez anos se passaram desde o primeiro filme e somos apresentados a um Anakin Skywalker crescido e bem interessado em Padmé, que parece não ter envelhecido nada (o que colocam na água em Naboo?). O romance dos dois já evolui para casamento ao mesmo tempo em que o Conde Dooku, um secreto Lorde Sith, tenta liderar planetas separatistas da República. Enquanto isso, a Guerra dos Clones funciona como uma desculpa para dar poderes emergenciais a Palpatine. É neste filme que Anakin descobre sobre a morte de sua mãe, abrindo caminho para o Lado Negro.

Anakin Skywalker e Padmé

3. A Guerra dos Clones (22 BBY a 19 BBY) – longa de animação

Ambientado na mesma época dos episódios II e III, este longa de animação se concentra mais nos eventos da Guerra dos Clones, como o próprio nome diz. A trama expande os eventos do conflito entre a República e os Separatistas, com um roteiro em que a Ordem Jedi é culpabilizada pelo sequestro do filho de Jabba the Hutt. Nesta animação conhecemos a padawan de Anakin: Ahsoka Tano.

A Guerra dos Clones
A Guerra dos Clones

4. The Clone Wars (22 – 19 BBY) – série de animação

Também ambientada durante a Guerra dos Clones, esta série de animação tenta preencher algumas lacunas não explicadas na trilogia da Era da República. Em seis temporadas, os episódios conseguem aprofundar os conflitos da República e dos Separatistas, abordando os casos de corrupção no Senado e na Ordem Jedi. É nesta série que Yoda aprende a utilizar a Força para reaparecer como fantasma.

 The Clone Wars
The Clone Wars

5. Episódio III: A Vingança dos Sith (19 BBY)

Apenas três anos após os eventos do Episódio II, a Guerra chega a seu ponto crucial. Influenciado por Palpatine e assustado com visões de Padmé morrendo, Anakin sucumbe mais profundamente ao Lado Negro. Um ultimato contra a Ordem Jedi, com a ajuda do próprio Anakin, força Obi-Wan e Yoda a se esconderem. É neste filme que Padmé dá à luz Luke e Leia e então morre (de desgosto, a gente imagina). Para fechar a Era da República, o Império é criado e Anakin se torna Darth Vader.

Anakin
Anakin antes de se tornar Darth Vader

6. The Bad Batch (18 BBY) – série de animação

A série de lançada pelo Disney+ se passa logo após o fim do ‘Episódio III’, nos primeiros anos do Império. A história segue clones de elite e experimentais, “Os Malfeitos” (introduzidos pela primeira vez em ‘A Guerra dos Clones’), um esquadrão único de clones que variam geneticamente de seus irmãos – cada um com uma habilidade excepcional e singular que os torna soldados extraordinariamente eficazes e uma tripulação formidável.

Os Malfeitos

A Era da Rebelião

7. Han Solo: Uma história Star Wars (13 BBY a 10 BBY)

Como este spin-off se encaixa entre a ascensão do Império e o início das atividades da Aliança Rebelde, ele já pode ser encaixado na Era da Rebelião. O filme de Han Solo dá um pouco mais de contexto ao contrabandista mais querido da galáxia, apresentando ao público seu passado com Lando Calrissian e também o início de sua amizade com Chewbacca.

Han Solo e Chewbacca
Han Solo e Chewbacca

8. Obi-Wan Kenobi (9 BBY)

A série Obi-Wan Kenobi começa começa 10 anos após os dramáticos eventos de Star Wars: A Vingança dos Sith, onde Kenobi enfrentou sua maior derrota. Os eventos de Han Solo: Uma história Star Wars acabaram de acontecer e o jovem contrabandista fez amizade com Chewbacca, com quem está voando pelo espaço na Millennium Falcon, trapaceando e contrabandeando para sobreviver. Os Jedis estão sendo perseguidos pelo Império e Obi-Wan precisa se esconder no planeta Tatooine, onde Luke Skywalker — um dos filhos de Anakin — também está escondido. Para não ser descoberto pelo Império, Obi-Wan não usa os poderes da força e abandona o sabre de luz.

9. Star Wars Rebels (5 BBY a 1 BBY) – série de animação

Os primeiros passos da Aliança Rebelde são apresentados nesta série de animação, que foi produzida entre 2014 e 2018. Além de apresentar ao público diversos personagens originais, alguns rostos familiares marcam presença, como Leia, Obi-Wan, Lando, Darth Maul e Mon Mothma. A série termina logo antes da batalha entre o Império e a Rebelião começar a esquentar.

Star Wars Rebels
Star Wars Rebels

10. Rogue One: Uma história Star Wars (0 BBY)

Este spin-off funciona praticamente como um prólogo para Uma Nova Esperança. Concebido como um filme de guerra, Rogue One se concentra na tentativa para roubar os planos de construção da Estrela da Morte, resultando na destruição quase total da frota da Aliança Rebelde.

10Cassian Andor e Jyn Erso

11. Episódio IV: Uma Nova Esperança (0 BBY)

Pois é, o primeiro filme de Star Wars no nosso universo é na verdade o 9º item da cronologia. Por causa de um pedido de socorro enviado pela Princesa Leia, Luke Skywalker embarca em sua grande aventura, com mentoria de ninguém menos do que Obi-Wan Kenobi. Com a ajuda de Han Solo e Chewbacca, eles enfrentam Darth Vader, Luke começa a aprender sobre a Força e a Estrela da Morte destrói Alderaan (para depois ser destruída pela Aliança Rebelde).

Princesa Leia

12. Episódio V: O Império Contra-Ataca (3 ABY)

A sequência penetra de forma mais sombria no universo de George Lucas, apresentando novos personagens e dramas familiares. Luke começa a treinar com Yoda enquanto Leia e Han Solo buscam refúgio com Lando, somente para cair numa emboscada de Darth Vader. Um dos plot twists mais famosos da história é revelado. Algo sobre alguém ser pai de outra pessoa, mas quem é a gente pra dar spoiler, não é mesmo?

Luke Skywalker X Darth Vader

13. Episódio VI: O Retorno do Jedi (4 ABY)

O último filme desta trilogia inicia com o resgate de Han Solo, que ficou aprisionado por Jabba the Hutt no filme anterior. Feito isso, a Rebelião volta ao trabalho de tentar impedir o Império de construir uma segunda Estrela da Morte. Darth Vader e o Império tentam persuadir Luke a migrar para o Lado Negro. O filme marca o fim do Império e da Era da Rebelião. Ah! Também é neste filme que descobrimos que dois personagens são irmãos, mas se você leu todo o nosso resumo da cronologia você já sabe quem são.

LukeSkywalkereDarthVader

A Era da Resistência

14. The Mandalorian (10 ABY) – série de TV

Lançada pelo Disney+, a série é ambientada após a queda do Império e antes da ascensão da Primeira Ordem. Então na verdade ela fica numa espécie de limbo entre a Era da Rebelião e a da Resistência. A série apresenta os contratempos de um pistoleiro que vive nos confins da galáxia, longe da autoridade da Nova República. Quase como um faroeste, só que no universo de Star Wars. É também a série que está causando surtos no mundo inteiro por apresentar o personagem Baby Yoda — o auge da fofura.

The Mandalorian

15. O Livro de Boba Fett (10 ABY) – série de TV

Um spin-off de ‘Mandaloriano’, a série apresenta o caçador de recompensas Boba Fett (Temuera Morrison) em suas aventuras pela galáxia. A série estreou em dezembro de 2021 no Disney+.

16. Star Wars: Resistance (34 ABY) – série de animação

Esta continuação de Star Wars Rebels é ambientada seis meses antes dos eventos de O Despertar da Força. Como uma das fundadoras da Nova República, a agora General Leia começa a entender a ameaça da Primeira Ordem para a galáxia. A animação também conta com alguns rostos familiares da nova trilogia, como Poe Dameron e a Capitã Phasma.

Desenho animado Star Wars: Resistance

17. Episódio VII: O Despertar da Força (34 ABY)

Trinta anos após O Retorno de Jedi, a nova Resistência, liderada pela General Leia, enfrenta os resquícios do Império, mantidos pelo Supremo Líder Snoke, também conhecidos como a Primeira Ordem. Paralelamente, um ex-stormtrooper faz amizade com Rey, uma mulher com passado desconhecido. Eles logo se juntam a Han, Chewie e Leia para ajudá-los a eliminar uma nova arma destruidora de planetas. Como se tudo isso não fosse suficiente, Kylo Ren, filho de Han e Leia, está do lado errado da história. Rey descobre alguns poderes relacionados à Força e tenta encontrar um solitário Luke Skywalker. 

Rey, Finn e BB-8

18. Episódio VIII: Os últimos Jedi (34 ABY)

Este filme explora os eventos que ocorrem logo após o fim de O Despertar da Força. A Resistência está com poucos recursos para escapar da Primeira Ordem. Enquanto isso, Rey aprende o que pode com um relutante Luke Skywalker que tenta convencê-la que a Ordem Jedi está acabada e que ele não poderá ajudar a Resistência. Além disso, Rey mostra alguma conexão estranha com Kylo Ren e tenta fazê-lo abandonar o Lado Negro, mas ele acaba enfrentando seus dois mestres: Snoke e Luke. O filme termina com um grande desafio para Rey: liderar os Jedi em uma nova era e reunir os sobreviventes da Resistência.

Kylo Ren X Rey

LEIA TAMBÉM: STAR WARS: A ASCENSÃO DO SKYWALKER GANHA NOVO TEASER E PÔSTER

19. Episódio IX: A Ascensão Skywalker (35 ABY)

O último filme de Star Wars se passa um ano depois de onde a história parou. A Resistência está tendo dificuldades em juntar forças contra a Primeira Ordem de Kylo Ren. Além disso, há a expectativa de que o espectro de um antigo inimigo reacenda a velha batalha entre Jedi e Sith, que deve chegar a uma conclusão definitiva. 

Será este o último episódio da saga?

Ainda está perdido? Confira o resumo da cronologia liberado na D23 Expo:

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

25 Comentários

  • rafael

    9 de junho de 2020 às 10:07

    acho muito legal como conseguiram juntar a ordem de uma série com tantas expansões mas ela é tão boa que isso só seria questão de tempo parabéns pelo trabalho

    • DarkSide

      9 de junho de 2020 às 12:25

      Caveirinha é fã de Star Wars!

  • Fernanda

    13 de junho de 2020 às 03:20

    Darkside, não vai ter livro da era da república e da era da resistência, pra ter a história todinha e ficar com três livros bem bonitos na estante? Haha, por favorzinho, façam.

  • Rafael Matias

    16 de novembro de 2020 às 23:20

    Muito bom Man! Parabéns!!!

  • Bacelar

    18 de novembro de 2020 às 14:35

    Muito boa, mas eu nao decartaria tambem os jogos na cronologia pois eles tb respondem muitas questões em aberto!!!!

  • yoda

    30 de novembro de 2020 às 18:35

    bom so para a visar sou do futuro bo parabens foi otimo o jeito que juntou tudo valeu

  • Luigi Ewen

    12 de dezembro de 2020 às 15:10

    Essa lista vai ser atualizada quando chegarem as novas séries do Disney+?

    • DarkSide

      14 de dezembro de 2020 às 12:06

      Sim, Caveira vai sempre manter atualizada por aqui!

  • Felipe

    15 de dezembro de 2020 às 00:39

    Caravana da coragem se encaixa aonde?

  • Roberto

    19 de dezembro de 2020 às 00:49

    Caravana da Coragem Foi Otimo Felipe! Parece até que o Felipe meu primo! Kkkk
    Mas vem cá? Não é Grocu o Nome do Baby yoda?? Entao quem é o Jedi que leva ele para ser trinado? Não era o Luke? Logo o Grocu (baby yoda) não é o yoda… to certo? Até por que a AsokaTano disse que ja havia conhecido o Mestre Yoda e era o unico da especie antes dele… muito doida essa cronologia! Mas gostei!! Valeu só fiquei com essa duvida

  • Fernanda

    19 de dezembro de 2020 às 06:34

    Não entendo como o Darth Maul aparece no final de Han solo e depois morre no Ep. I … No um Anakin ainda eh criança e se a história rola antes do Darth Maul morrer ele eh mais velho que o Pai do Luke ? Aí depois aparece com a ideia próxima ao Luke?

  • Djalucca

    21 de dezembro de 2020 às 22:03

    Caravana da coragem não faz mais parte da linha dos filmes.

  • Felipe 2

    27 de dezembro de 2020 às 01:21

    Entre o 5º e o 6º episódios.

  • Gustavo

    28 de dezembro de 2020 às 05:10

    Ficou muito bom
    PARABÉNS pelo trabalho!!!

  • Germano

    1 de janeiro de 2021 às 01:18

    Quem sabe um dia contem sobre a nova ordem jedi ate o ultimo purgo.

  • Davikyuss

    1 de janeiro de 2021 às 09:24

    A serie Clone wars(2003) é diferente da The Clone Wars(2008). É possivel pular a série de 2003 na historia? ou há acontecimentos importantes ali tambem?
    Bem que de qualquer forma eu pretendo maratonar ambas ^^.

  • Thiago

    5 de janeiro de 2021 às 01:42

    Tomara que os eventos em mandalorian tenham algum efeito em futuros filmes…

    • DarkSide

      11 de janeiro de 2021 às 15:55

      Estamos ansiosos para ver tudo se conectar!

  • makoto

    12 de janeiro de 2021 às 06:46

    Disney só c4g0u na franquia.

  • netoamil

    15 de março de 2021 às 09:43

    Muito bom! Poderiam incluir na ordem cronológica tb os spin-offs do Disney+ e as hqs, mesmo as histórias não canônicas

  • Fernando

    31 de maio de 2021 às 23:45

    Os filmes e Series em cartoons da saga Clonicas acho que passam entre o Episodio I e II, e agora com Bad Batch deve ir do III ao IV, é isso mesmo?

  • Lucas

    3 de março de 2022 às 14:53

    Chega da gosto de ler! Pra quem é fã, se torna um verdadeiro mapa de como seguir por uma jornada incrível, o universo star wars é magnifico exatamente por isso, pq explora essa ideia da viagem galáctica na nossa imaginação, o que com ctz um dia será possível! está de parabéns pelo resumão! mandou bem!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Star Wars: Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Os Goonies - Classic Edition
R$ 39,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneFilmes

Novo filme sobre o caso Richthofen começa a ser planejado

Depois do sucesso alcançado pelos longas A Menina que Matou os Pais e O Menino que...

Por DarkSide
Cine Book ClubSéries

A 4ª temporada de Stranger Things já está entre nós

Chegou o grande dia: Após 3 anos de espera, os primeiros episódios da 4ª temporada...

Por DarkSide
FilmesListasPerfil

Ray Liotta, para sempre um bom companheiro

Em 1990, a adaptação de Os Bons Companheiros dirigida por Martin Scorsese lançou o...

Por DarkSide
Graphic NovelListas

As florestas mais mágicas do Japão + hábitos relacionados a elas

Os fãs dos títulos japoneses lançados pela Caveira já se depararam com florestas...

Por DarkSide
DarkloveListasMagicae

8 Seres peculiares da mitologia eslava

O livro A Fabulosa Casa com Pernas apresenta ao leitor o aspecto mágico da mitologia...

Por DarkSide