Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmesListas

13 curiosidades de outra galáxia sobre a saga Star Wars

Com frases que foram incorporadas ao vocabulário popular, Star Wars foi além dos limites do cinema e se tornou um marco cultural

03/05/2019

Star Wars não é apenas uma saga de ficção científica. Trata-se de um universo mitológico que extrapolou os limites das salas de cinema e entrou definitivamente na cultura pop como um dos maiores clássicos de sci-fi da história. Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante, George Lucas lançou, em novembro de 1976 , o livro que seria o primeiro contato do público com o lendário Luke Skywalker. Escrito pelo ghostwriter Alan Dean Foster, Star Wars: From the Adventures of Luke Skywalker foi lançado seis meses antes da estreia nos cinemas e já revelava todo o potencial de sua trama.

Desde então, tudo que seja relacionado a este mítico universo é sucesso garantido. Em dezembro deste ano estreia nos cinemas Star Wars: The Rise of Skywalker, o nono e último filme da saga Star Wars que promete enlouquecer os aficionados pela saga e encerrar uma das jornadas mais emocionantes da ficção científica. Pela DarkSide Books, a saga mais famosa dos cinema virou o livro Star Wars, A Trilogia, que reúne os romances inspirados nos três primeiros filmes do universo fantástico criado por George Lucas: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi.

Na última quinta-feira, no entanto, a notícia da morte do ator Peter Mayhew, que interpretou o lendário personagem Chewbacca, deixou os fãs da saga tristes e trouxeram um novo tom às comemorações do #MayThe4thBeWithYou, uma espécie de feriado não-oficial dos fãs da saga. Star Wars se tornou uma das principais referências do universo sci-fi e marcou a carreira de todos os atores envolvidos nas produções milionárias e memoráveis. Os filmes da saga sempre são marcados por fatos interessantes que vão muito além das telas do cinema. Confira algumas curiosidades abaixo:

1 – Luke Skywalker se chamava Luke Starkiller no roteiro original


Até Mark Hamill, ator que interpretou Luke Skywalker, queria que o nome original fosse mantido, mas não teve jeito. A mudança para Skywalker foi feita pela produção do filme com base em testes feitos com o público. Em entrevista, Hamill confessou que chegou a gravar uma cena onde falava que seu nome era Luke Starkiller e achou que o nome deixava o personagem “mais durão”.

2 – C-3PO é interpretado pelo mesmo ator até hoje


Anthony Daniels é, além do ator que interpreta C-3PO desde sua primeira aparição nos cinemas, um verdadeiro fã de Star Wars. Ele dá vida ao querido androide atrapalhado desde sua criação e coleciona objetos relacionados ao filmes, como todo bom fã. O trabalho de Daniels nos cinemas ao longo dos anos na saga foi realmente de fã para fã.

3 – O nome do robô R2-D2

Um dos robôs mais querido dos cinemas, O pequeno e simpático R2-D2 só ganhou esse nome porque durante o processo de finalização de outro filme de George Lucas, chamado Loucuras de Verão (1973), o editor de som pediu o R2-D2 a Lucas, que nada mais era do que a fita 2, do segundo diálogo do filme (Reel 2 – Dialogue 2). Lucas achou a sigla engraçada e eternizou o robô ao lado de seu fiel companheiro C-3PO.

4 – C-3PO foi inspirado na robô Maschinenmensch, do filme alemão Metropolis (1927)

O androide queridinho de Star Wars foi inspirado na robô Maschinenmensch, do filme alemão Metropolis, lançado em 1927 e dirigido pelo austríaco Fritz Lang. Clássico do cinema, o filme retrata uma sociedade futurística no ano de 2026. A semelhança entre os robôs é clara e, nos primeiros filmes da saga Star Wars, Anthony Daniels, ator que interpreta C-3PO, chegava a demorar cerca de duas horas para vestir e tirar sua roupa durante as filmagens.

5 – A marcha imperial de Darth Vader

Reproduzida por inúmeras orquestras ao redor do mundo, a marcha imperial que marca a aparição de Darth Vader em cena é inesquecível até mesmo para quem nunca conseguiu completar os filmes da saga. Até a banda Metallica já regravou a icônica música de entrada de Vader, composta por John Williams, especialmente para o personagem.

6 – O idioma dos Jawas foi inspirado no Zulu

Um dos idiomas oficiais da África do Sul inspirou a fala dos Jawas, espécie que habitava a desértica Tatooine. Os produtores do filme, no entanto, escolheram acelerar as falas em Zulu para construírem a voz dos personagens. O resultado todos nós conhecemos: pequenos seres enigmáticos com falas aceleradas e até cômicas.

7 – Anthony Daniels tem peças originais da Millenium Falcon

Durante entrevista, o ator Anthony Daniels revelou que tem em sua casa parte originais da Millenium Falcon. O ator que dá vida ao robô C-3PO e participou de todos os filmes da saga, é um verdadeiro fã de Star Wars e pegou as peças da icônica nave enquanto a equipe se desfazia dos cenários do primeiro filme.

8 – Harrison Ford recebeu US$ 10 mil por seu papel

Em 1977, no Episódio IV da saga Star Wars, o ator Harrison Ford recebeu apenas 10 mil dólares por seu papel. Ford interpretou ninguém menos que Han Solo e quase recusou o papel devido ao valor baixo do cachê, mas o que ele mal esperava era que os valores fossem subir consideravelmente nos próximos filmes.

9 – Algumas construções feitas na Tunísia para o filme ainda estão de pé

Para gravar as cenas em Tatooine, a produção de Star Wars construiu pequenas e estranhas casas em regiões amplas e bucólicas da Tunísia. Algumas ainda estão de pé e outras são habitadas. Já pensou morar em um antigo cenário de um dos maiores filmes de todos os tempos?

10 – May the 4th Be with You: a data comemorativa

A saga Star Wars se revelou muito maior do que as telas do cinema de todo mundo e fez do dia 4 de Maio a data mais importante do calendário para os fãs dos filmes. Uma das frases mais icônicas dos filmes “May the Force be with you” é o motivo para esse feriado não-oficial ser comemorado no dia 4 de Maio. Em inglês, então, criou-se o trocadilho “May the Fourth Be with You” — algo como “Que o 4 de maio esteja com você” e, desde então, a data é celebrada por milhares de pessoas ao redor do mundo das mais diversas formas, até corridas de rua com temática da série foram criadas.

11 – Clone Troopers x Stormtroopers

Os Clone Troopers são considerados o primeiro braço armado da antiga república, que anos mais tarde seriam substituídos pelos Stormtroopers, uma nova força militar criada para defender Palpatine. Os antigos Clone Troopers acabaram se tornando instrutores dos jovens Stormtroopers, mas essas tropas intergalácticas tem muitas outras subdivisões dentro do universo Star Wars. Divididos em hierarquia e área de atuação, os Snowtroopers são treinados para batalhas em locais gelados, já os Sandtroopers, especialistas em confrontos no deserto, os Shocktroopers são uma espécie de força policial do Império e os enigmáticos Deathtroopers surgem em Rogue One. Há também os Shadowtroopers, e muitas outras variações são encontradas nos filmes da saga.

12 – O penteado icônico da Princesa Leia

O penteado marcante da Princesa Leia foi inspirado na guerreira mexicana Clara de La Rocha. Os coques laterais já eram usados pela revolucionária em meados dos anos 1910, durante a Revolução Mexicana.

13 –Chewbacca era uma gigante gentil

Peter Mayhew, ator que interpretou Chewbacca, tinha 2,18 m de altura e foi escolhido justamente por seu tamanho imponente. Mayhew que interpretou brilhantemente o melhor amigo de Han Solo e co-piloto da nave Millenium Falcon foi diagnosticado com gigantismo aos 8 anos de idade e começou a trabalhar no cinema depois que um repórter o fotografou enquanto ele trabalhava no Hospital King’s College, na Inglaterra.

Bonus track – Uma edição épica para uma saga eterna

Cinco anos após o lançamento de Star Wars: A Trilogia, a DarkSide Books anunciou uma nova edição para este clássico que traz as histórias da trilogia inicial, iniciada em 1977, com Uma Nova Esperança, e finalizada em 1983, com O Retorno de Jedi.

Star Wars: Dark Edition tem detalhes em dourado, material semelhante à capa de Darth Vader e, claro, faz parte da Experiência Dark, que conta com marcadores exclusivos dos personagens Chewbacca, C-3PO, R2-D2, Yoda e Princesa Leia. Uma verdadeira bíblia geek, o manual que todo e qualquer mochileiro Jedi precisa ter em sua coleção.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Gabiberries

    8 de maio de 2019 às 10:57

    Gostei das curiosidades! Nunca imaginei que o cabelo da Leia tivesse uma inspiração tão significativa, acho que isso me faz gostar ainda mais dela 🙂

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide