Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMagicae

10 Lugares perfeitos para bruxas viajantes

Pegue sua mochila mágica e se solte pelo mundo

27/12/2023

Existem lugares que carregam magia, outros que carregam história e alguns que carregam um pouco dos dois. E muitos deles possuem um significado todo especial para praticantes de bruxaria.

LEIA TAMBÉM: 10 HISTÓRIAS DE BRUXA DA DARKSIDE QUE VÃO TE ENFEITIÇAR

Você já esteve em algum lugar e sentiu uma energia diferente? Ou teve a sensação de que conhece aquilo ali, mesmo sem nunca ter pisado antes? Pode ser a energia das bruxas ancestrais se manifestando e carregando consigo toda a sua história. 

Tais lugares acabam se tornando alvo de peregrinações, curiosidade e alguns até viram atrações turísticas bem exploradas nos dias de hoje. A Caveira listou algumas sugestões para incluir no roteiro das bruxas mochileiras. 

1. Stonehenge, Inglaterra

Descoberta na época em que os romanos invadiram a Grã-Bretanha, acredita-se que o complexo de Stonehenge exista há mais de 5 mil anos. Considerada um mistério tanto pela sua construção como pelo seu uso, acredita-se que o local era utilizado para cerimônias relacionadas a épocas específicas do ano, como solstícios e equinócios — as pedras se alinham perfeitamente com a luz solar nesses dias.

stonehenge

Especula-se que o local também possa ter sido um cemitério, um lugar onde os líderes tribais se reuniam ou até mesmo uma espécie de computador do mundo antigo. Há, no entanto, um consenso de que o local era utilizado como um templo solar. Até os dias de hoje, Stonehenge é palco de celebrações pagãs em datas como solstícios e equinócios.

2. Salem, Estados Unidos

Salem acabou se popularizando na cultura pop em filmes e séries relacionados a bruxas, tal qual a graphic novel Salem, que mistura ficção com elementos históricos. O local foi uma das colônias da Nova Inglaterra onde famílias puritanas vindas da Europa se instalaram e trouxeram consigo seus medos e superstições em relação às bruxas. Salem foi palco de uma caça às bruxas no século XVII que culminou em um dos julgamentos mais conhecidos e infames da história ocidental. 

salem

Atualmente, a cidade que fica no estado norte-americano de Massachusetts acabou se tornando uma atração turística para quem se interessa por bruxaria e por essa história trágica. O local é considerado a “capital mundial do Halloween”

LEIA TAMBÉM: COMO A CIDADE DE SALEM SE TORNOU UM PONTO TURÍSTICO

3. Florianópolis, Brasil

Tem destino para bruxas aqui no Brasil, sim. Um exemplo é a capital catarinense, apelidada de “Ilha da Magia” justamente por abrigar uma infinidade de lendas e histórias místicas atreladas ao seu passado. Longe das badaladas praias do norte da ilha, como Daniela e Jurerê Internacional, há uma lenda conhecida entre os locais sobre as gigantes pedras na praia de Itaguaçu, na parte que ainda fica no continente.

praia de itaguaçu
Destino Florianópolis/Reprodução

Diz a lenda que o local foi escolhido pelas bruxas da região para fazer uma festa por ser o mais belo cenário da Terra. Todos seriam convidados, como lobisomens, vampiros e seres do folclore indígena, como curupiras, boitatás, entre outros. Só o Diabo não seria convidado. Só que o intruso decidiu aparecer e, furioso, castigou todos os presentes, transformando-os nas pedras gigantes que existem na praia até hoje.

4. Edimburgo, Escócia

A capital da Escócia oferece um roteiro bem completo para amantes da bruxaria — e isso não tem nada a ver com as inspirações para as histórias de Harry Potter. Vários locais foram usados tanto para os rituais das bruxas, como para, mais tarde, executá-las. A Calton Hill, por exemplo, é um monte localizado entre a Cidade Antiga e a Cidade Nova que era palco de festivais pagãos, como o Beltane. A colina da cidade mais associada à bruxaria é a Arthur’s Seat, onde foram encontradas dezessete miniaturas de bonecas de pano no século XIX, que se acredita serem parte de rituais mágicos.

edimburgo
National Geographic/Reprodução

Porém, Edimburgo também possui locais com uma história triste e revoltante para o mundo bruxo. O Poço das Bruxas, por exemplo, é uma homenagem às mulheres que foram acusadas e executadas por bruxaria na cidade entre os séculos XV e XVIII. A fonte de bronze fica localizada na esplanada do Castelo de Edimburgo, onde muitas bruxas foram queimadas na fogueira. Os túmulos de muitas delas ainda podem ser visitados nos vários cemitérios da Cidade Antiga, como o Greyfriars Kirkyard.

5. Mercado das Bruxas, Peru

O xamanismo tem fortes origens no Peru e acredita-se que tenha se desenvolvido em conjunto com a cultura de construir templos suntuosos em vários locais do país. Tradicionalmente, os xamãs usavam alucinógenos naturais para se comunicar com o mundo espiritual e os deuses.

mercado de bruxas

Os turistas podem conhecer um pouco das tradições xamânicas no Mercado de Bruxas de Lima, que fica no subsolo da Estação Gamarra. Ali são comercializados artefatos de todos os tipos com a promessa de que são terapêuticos, incluindo todo um arsenal de banha de cobra, tripas de rãs e fetos de lhamas

6. Montanha da Bruxa, Irlanda

A Irlanda é um país que respira magia, seja pelas tradições bruxas dos celtas ou lendas relacionadas a fadas. Campos, castelos e locais espalhados pela ilha inteira respiram mitologia. Mas tem um lugar que merece destaque: a Montanha da Bruxa.

montanha da bruxa

Oficialmente chamada de Loughcrew, a Montanha da Bruxa fica localizada no condado de Meath, a noroeste de Dublin, e é um terreno com tumbas datado de 3200 a.C., com uma gigante pilha de pedras em formato de pirâmide construída por humanos. Por lá acontece uma iluminação toda especial no pôr do sol dos equinócios. Diz a lenda que os monumentos de Loughcrew foram criados por uma bruxa que estava sobrevoando o local e jogou várias pedras de seu avental.

7. Catemaco, México

Ao lado das belas cachoeiras e praias desertas de Catemaco, uma das principais atrações turísticas do local está atrelada a um histórico de feitiçaria, praticada principalmente por bruxos homens. Serviços de magia são oferecidos o ano inteiro para turistas — mas há muitos farsantes também.

catemaco

A origem exata desses rituais é motivo de debate entre antropólogos há tempos, mas há um consenso de que eles partam crenças pré-coloniais que acabaram se misturando ao catolicismo. A cidade até já teve um prefeito bruxo e anualmente é realizado um festival de três dias no mês de março com direito a uma “missa negra” perto do lago de Catemaco.

8. New Orleans, Estados Unidos

Há quem defenda que New Orleans seja o verdadeiro lar da magia nos Estados Unidos, não Salem. Isso graças a uma rica história associada às magias vodu e hudu. A cidade abriga um mix único de espíritos da África Ocidental e santos católicos que sobrevive desde o século XVIII graças à lenda inabalável de Marie Laveau, uma famosa curandeira e sacerdotisa vodu — retratada em American Horror Story: Coven por Angela Basset.

new orleans marie laveau

A prática moderna de vodu é um tanto limitada na cidade hoje em dia, mas você pode conhecer um pouco mais dessa cultura no Museu Histórico do Vodu, localizado no famoso Quarteirão Francês, ou pegar um dos vários tours guiados pela cidade. 

9. Siquijor, Filipinas

Chamado de “Ilha das Bruxas” pelos colonizadores espanhóis no século XVII, Siquijor mantém até hoje uma forte tradição de curandeiros (mananambal) e feiticeiros (mambabarang). Os mananambal realizam um grande Festival de Cura uma semana antes da Páscoa como resultado de sete semanas reunindo ingredientes naturais todas as sextas-feiras da quaresma. Eles são utilizados para produzir poções do amor ou de cura. Durante o festival também são realizados rituais ou sessões de adivinhação.

siquijor

O local ainda conta com uma árvore de 400 anos considerada encantada. Além de ser a mais antiga desse tipo na província, ela abriga uma nascente que vem diretamente de suas raízes entrelaçadas. 

10. Ilha de Blå Jungfrun, Suécia

Diz a lenda que essa é a localização verdadeira de Blåkulla, uma ilha onde bruxas supostamente confabulavam com o Diabo e que só era acessível voando — algo bem mais impressionante numa época em que não existiam aviões. Por muitos anos as pessoas deixavam oferendas na orla com a esperança de agradar as estranhas criaturas que pudessem viver ali. 

bla jungfurn

Agora o local virou um parque nacional e abriga um intrigante labirinto de pedras. Arqueólogos também descobriram recentemente evidências de altares pré-históricos e rituais em algumas cavernas. A ilha permanece inabitada e turistas não são incentivados a visitar o local. Para os insistentes, há regras rígidas sobre apenas seguir os caminhos determinados e todos devem ir embora antes do cair da noite. Também é proibido levar pedras embora da ilha — e dizem que elas trazem muito azar para quem se atrever. Não é incomum que turistas arrependidos voltem ao local para devolver as pedras roubadas.

LEIA TAMBÉM: 7 LIVROS PARA A PRÁTICA DE BRUXARIA SOLITÁRIA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Solitária + Brindes Exclusivos
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Salem + Brinde Exclusivo
R$ 124,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmes

Você sabia que Viagem Maldita foi inspirado num caso real?

Não existe nada mais aterrorizante do que um filme de terror baseado em uma história...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Dark Night of the Scarecrow: Frank De Felitta como você nunca imaginou

Vocês já pararam para se perguntar de onde vem nosso fascínio pelos filmes antigos?...

Por Cesar Bravo
DarksideMúsica

Celebre os Heróis do Blues, Jazz & Country com essa playlist

Além de um ilustrador brilhante, Robert Crumb era um apaixonado pela música dos anos...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Crianças podem ser consideradas psicopatas?

O ser humano é mau até que prove o contrário ou ele nasce bom e a sociedade o...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

4 Profissões da morte que você não imaginava que existiam

Você já pensou em trabalhar diretamente com a morte? Quando pensamos em...

Por DarkSide