Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DocumentáriosNovidades

Tubarão: A História de um Clássico chegará no Disney+

O documentário estreia em 10 de julho

17/06/2025

No dia 20 de junho de 1975 um tubarão mudou para sempre o cinema. Cinquenta anos atrás, espectadores dos Estados Unidos foram os primeiros a experimentar as emoções de um filme que deixaria para sempre suas presas em todos nós. 

LEIA TAMBÉM: 14 Filmes de tubarão que você precisa assistir

Dirigido por Steven Spielberg, Tubarão é muito mais do que um filme. É uma experiência cinematográfica. Uma aula de como fazer audiovisual. Um marco no chamado cinema blockbuster. Estrelado por Roy Schneider, a história é relativamente simples: um grande tubarão-branco desencadeia o caos na cidade turística de Amity Island, atacando os banhistas desavisados que se divertem na água. Correndo contra o tempo e contra a ineficácia das autoridades locais, o chefe de polícia Martin Brody, se une a um biólogo marinho e um caçador profissional de tubarões para tentar capturar e deter essa grande ameaça. 

Baseado no livro homônimo de Peter Benchley, publicado no Brasil pela DarkSide® Books, Tubarão é considerado um divisor de águas na história do cinema, estabelecendo um novo modelo de negócios em Hollywood e conquistando gerações de fãs. Permanecendo tão atual e aterrorizante quanto era cinquenta anos atrás, não é surpresa nenhuma que o filme esteja recebendo todos os tipos de eventos especiais para comemorar seu 50º aniversário. Um relançamento teatral, baldes de pipoca especiais, festividades em Martha’s Vineyard (a ilha que desempenhou o papel da fictícia Amity Island) e uma nova edição em Blu-ray são apenas algumas etapas dessa grande celebração .

filmes com tubarão

Além disso, os fãs também serão presenteados com um novo documentário da National Geographic, que vai oferecer o relato mais abrangente já produzido dos bastidores de Tubarão. A Caveira reuniu todas as informações que você precisa saber sobre Tubarão: A História de um Clássico. 

O que sabemos sobre Tubarão: A História de um Clássico

Dirigido por Laurent Bouzereau, cineasta francês conhecido por documentários aclamados como Music by John Williams e Faye, Tubarão: A História de um Clássico é um documentário de 90 minutos que celebra o filme que redefiniu Hollywood cinco décadas atrás. 

Com o sloganO filme você conhece. A história não, Tubarão: A História de um Clássico é o único documentário autorizado e conectado às celebrações do filme. Com participação (e benção!) de Steven Spielberg, o longa é produzido pela Amblin Documentaries, fundada pelo cineasta em 1984, e pela Nedland Films, ao lado de Wendy Benchley, esposa do falecido Peter Benchley, e Laura Bowling

 Tubarão: A História de um Clássico

Apresentando imagens raras de arquivo e inúmeras entrevistas, o filme traça a jornada do livro de Benchley até as telonas, assim como sua transformação em um blockbuster que inspirou uma onda de novos cineastas e abriu caminho para um subgênero inteiro focado em tubarões. Tubarão: A História de um Clássico também inclui reflexões recentes do próprio Spielberg, que relembra o caos das filmagens – incluindo a luta contra o mau funcionamento dos tubarões mecânicos, as condições climáticas adversas e até mesmo o estresse pós-traumático que sofreu durante a pós-produção. Como se não bastasse, o documentário ainda inclui filmagens inéditas dos arquivos pessoais do diretor e do autor de Tubarão, Peter Benchley, além de cenas deletadas e vídeos caseiros. 

Nomes confirmados 

Além da emblemática participação de Spielberg, Tubarão: A História de um Clássico conta com entrevistas com o elenco e equipe de produção do filme original, como o compositor John Williams (responsável por uma das trilhas sonoras mais memoráveis do cinema!), a atriz Lorraine Gary, o roteirista Carl Gottlieb e o designer de produção Joe Alves. 

Amity Island tubarão

O documentário também traz entrevistas com outros cineastas e artistas, que refletem sobre como Tubarão influenciou seu trabalho e a própria história do cinema. Estão confirmados nomes como J.J. Abrams, George Lucas, James Cameron, Jordan Peele, Guillermo del Toro, Robert Zemeckis e inúmeros outros. Além disso, o filme conta com a participação de familiares de Peter Benchley e especialistas em tubarões. 

Uma mensagem sobre a conservação de tubarões

Tubarão: A História de um Clássico está muito longe de ser apenas um olhar nostálgico e uma celebração do filme de Steven Spielberg. O documentário tem como missão abordar o muito debatido “efeito Tubarão”, uma onda global de medo e ações negativas contras esses animais, a qual teria sido desencadeada pelo sucesso do filme de 1975. O objetivo aqui é divulgar a mensagem de proteção desses animais e reformular o legado de Tubarão como um de admiração e conservação desses seres marinhos. 

Para isso, o longa conta com a participação de cientistas marinhos renomados, como Philippe Cousteau, Candace Fields, Austin Gallagher, Gibbs Kuguru, John Mandelman e Greg Skomal, assim como do fotojornalista da National Geographic, Brian Skerry, que exploram como o filme também ajudou e inspirou esforços reais de conservação e proteção de tubarões. 

Tubarão
Universal Pictures/Divulgação

Desta forma, Tubarão: A História de um Clássico se alinha com a missão da própria National Geographic, que desde 2008 promove o SharkFest, um evento anual que celebra os tubarões e seus ecossistemas. 

Quando estreia Tubarão: A História de um Clássico?

A boa notícia é que o documentário já tem data de estreia e chega na Disney+ no dia 10 de julho. Enquanto isso, você pode iniciar suas comemorações com o clássico romance de Peter Benchley, que deu origem ao primeiro grande blockbuster da história. Em uma edição histórica, com pôster e marcador exclusivos, Tubarão finalmente está em praias brasileiras, com aquele toque feroz que só a Caveira consegue dar. Depois dessa, você definitivamente vai pensar duas vezes antes de entrar no mar. 

LEIA TAMBÉM: 5 curiosidades macabras sobre o filme Tubarão

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Tubarão + Brindes Exclusivos
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarkSide Books

DarkSide® Books: Um sonho de terror que encanta há 13 anos

Quantas histórias um livro pode contar? Tem a narrativa em si, a história de vida do...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

A influência da Condessa Báthory na cultura pop

Vampira, bruxa, obcecada por juventude e a primeira assassina em série da história....

Por DarkSide
DarksideEntrevista

Cesar Bravo: “Eu precisei descansar do inferno por alguns anos”

A faca de Cesar Bravo segue afiada e, quase dez anos depois, o autor retornou aos...

Por DarkSide
CaveirinhaLivrosNovidades

9 livros da DarkSide altamente recomendáveis pela FNLIJ 2025

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil anunciou os livros indicados com...

Por EducaDark
CuriosidadesFilmesMedo Clássico

Um Fantasma da Ópera por Guillermo del Toro?

Depois de muita expectativa,  Frankenstein de Guillermo del Toro finalmente chegou...

Por DarkSide