Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

14 Filmes de tubarão que você precisa assistir

O guia definitivo de produções que vão do clássico ao trash

22/05/2023

Existe uma quantidade absurda de filmes de tubarão por aí. Tubarão assassino, tubarão fantasma, tubarões no plural, tornado de tubarões… a lista é IMENSA. É só você pensar em qualquer assunto que garantimos que existe algum filme de tubarão correspondente a ele. E vamos admitir, não importa o quanto alguns sejam terrivelmente ruins, nós continuamos amando e querendo mais. 

LEIA TAMBÉM: TUBARÃO: AS LOCAÇÕES DO FILME EM 1975 E HOJE

Uma das coisas mais legais desse subgênero é que existem filmes para todos os gostos. De traumatizantes histórias reais a narrativas ridículas, tem um filme de tubarão para cada pessoa.

Mas se você ainda não encontrou um para chamar de seu, não se preocupe que a Caveira te ajuda com essa listinha com alguns filmes de tubarão essenciais para mergulhar nesse subgênero tão amado. 

1. Tubarão (1975)

É praticamente impossível falar de filme de tubarão sem citar o clássico de 1975 dirigido por Steven Spielberg e baseado no homônimo livro de Peter Benchley. Tubarão é uma aula de como fazer cinema e também o pai de todos os outros filmes dessa lista, um clássico que jamais será destronado. Responsável por fazer muitas pessoas pensarem duas vezes antes de nadar no oceano, o longa é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. 

tubarão

Na trama, um grande tubarão-branco ameaça banhistas da fictícia praia de Amity Island em plena alta temporada de verão, levando o chefe da polícia local (Roy Scheider) a reunir forças para combater o animal. Repleto de ótimos personagens e diálogos, momentos memoráveis, uma trilha sonora icônica e cenas assustadoras, Tubarão é um filme obrigatório, sendo responsável pela proliferação nos anos seguintes de produções protagonizadas por animais assassinos, entre eles jacarés, cobras e piranhas.

LEIA TAMBÉM: O LADO DARK DE STEVEN SPIELBERG

2. Do Fundo do Mar (1999)

Existem filmes de tubarão assustadores e existem aqueles que apenas são divertidos. Do Fundo do Mar se encaixa com maestria nesta última categoria, sendo um pequeno tesouro do cinema da década de 1990.

do fundo do mar

Dirigido por Renny Harlin, o filme acompanha um grupo de cientistas em um centro de pesquisa isolado que realiza testes em cérebros de tubarões buscando a cura da doença de Alzheimer. O jogo vira quando os animais se mostram mais inteligentes e perigosos do que o esperado, escapando de suas celas e atacando todo mundo.  Bobo e despretensioso, Do Fundo do Mar tem uma ambientação sufocante e ótimos momentos de entretenimento, abrindo caminho para diversas produções com esse mesmo tom nos anos seguintes. Se você ainda precisa ser convencido a assistir, aqui vai mais um motivo: Samuel L. Jackson

3. Mar Aberto (2003)

Troque diversão por trauma e você tem Mar Aberto, filme de 2003 baseado na história real de um casal norte-americano que foi esquecido no oceano durante uma expedição de mergulho.

mar aberto

Dirigido por Chris Kentis e usando tubarões de verdade, o filme segue os eventos reais, com o casal ficando preso na água e sendo cercado por tubarões famintos. Extremamente imersivo, o longa se beneficia de uma abordagem minimalista, que nos deixa apreensivos do começo ao fim. Enquanto o que aconteceu com o verdadeiro casal permanece um mistério, Mar Aberto resolve a história oferecendo um final para lá de pesado.

4. Perigo em Alto-Mar (2010)

Também baseado em eventos reais, Perigo em Alto Mar conta uma história bastante parecida com a de Mar Aberto. Após seu barco virar, um grupo de amigos tenta procurar ajuda nadando até uma ilha próxima, mas se vê em uma água dominada por um grande tubarão-branco

perigo em alto mar

O filme australiano de 2010 foi dirigido por Andrew Traucki, que também utilizou tubarões reais e um estilo de filmagem minimalista para passar a sensação de desespero dos jovens amigos. As cenas são angustiantes e com certeza vão te fazer pensar duas vezes antes de entrar novamente em um barco. 

5. Jurassic Shark (2012)

Jurassic Shark é ideal para quem está à procura de um filme que consiga parodiar duas produções de Steven Spielberg de uma só vez: Tubarão e O Parque dos Dinossauros. Este filme canadense acompanha um tubarão pré-histórico que é libertado por uma empresa petrolífera e acaba indo atrás de um grupo de pessoas isoladas em uma ilha. 

jurassic shark

Podemos dizer que é o antepassado mais barato e menos refinado de Megatubarão.

6. Sharknado (2013)

Para aqueles que desejam um filme que não se leva nem um pouco a sério, Sharknado é a escolha perfeita. Esqueça tudo que você já viu em uma produção envolvendo tubarões e abrace o absurdo desse filme feito diretamente para a televisão e que até agora já rendeu cinco sequências e mais três spin-offs.

sharknado

O título já diz tudo: um desastre chega em Los Angeles e a cidade é assolada por um ciclone. Os estragos da tempestade são amplificados por trombas d’ água que arrancaram milhares de tubarões do oceano e os levaram até a cidade. Agora os animais caem do céu e destroem tudo que há pela frente. 

Você também não odeia quando está tranquilamente andando pela sua cidade e uma tubarão cai do céu? Pois é. 

7. Shark Exorcist (2015)

Achou que tubarão e exorcismo não se misturavam? Pense de novo! Shark Exorcist torna a ameaça ainda mais mortal quando uma freira demoníaca convoca o próprio Satanás para possuir um enorme tubarão-branco

shark exorcist

Se um tubarão já é perigoso, imagine um tubarão-demônio… com certeza um caso difícil até mesmo para os Warren.

8. Águas Rasas (2016)

Dirigido por Jaume Collet-Serra, o mesmo diretor de A Órfã e A Casa de Cera, Águas Rasas é definitivamente um discípulo de Tubarão. Protagonizado por Blake Lively, o filme acompanha uma estudante de medicina que após a morte da mãe vai surfar em uma isolada praia no México, mas acaba ficando ilhada em uma pedra a 200 metros da costa. É claro que nessa jogada temos um tubarão-branco rodeando o local, o que força a jovem a lutar por sua sobrevivência. 

águas rasas

Com um animal gerado 100% por computação gráfica e um elenco e cenários reduzidos, o filme é muito bem executado e rende momentos genuinamente angustiantes. Apesar de nascer do clichê, Águas Rasas o supera e dá fôlego ao subgênero, com certeza satisfazendo o desejo de quem gosta de uma produção mais séria sobre tubarões.  

9. Medo Profundo (2017)

Protagonizado por Mandy Moore, Medo Profundo conta a história de duas irmãs que vão passar as férias no México e decidem praticar mergulho com tubarões. Obviamente, durante o passeio, o sistema de correntes que estava prendendo a gaiola se rompe e a dupla se vê presa debaixo da água. E como se não fosse suficiente o fato de que seus suprimentos de ar não vão durar muito, elas ainda têm um grande tubarão-branco rondando a gaiola.

medo profundo

Medo Profundo definitivamente não é uma obra-prima no quesito filme de tubarão, mas cumpre o propósito de colocar suas protagonistas em uma situação para lá de angustiante.

10. Megatubarão (2018)

Filmes com tubarão já são divertidos, mas filmes com tubarões gigantes e pré-históricos são simplesmente a cereja do bolo. Em Megatubarão temos Jason Statham lutando contra um megalodonte com mais de 2 milhões de anos

megatubarão

Dirigido por Jon Turteltaub, o filme é baseado no livro de 1997 de Steve Alten e acompanha um grupo de cientistas que ao trabalhar em uma missão de resgate no fundo do Oceano Pacífico encontra um megalodon, um tubarão supostamente extinto que agora decide subir à superfície

Se você gostou de Megatubarão, aqui vai uma boa notícia: uma sequência está em desenvolvimento e com previsão de estreia para agosto de 2023! 

11. Ouija Shark (2020)

Tubarão assassino, tubarão gigante, tubarão inteligente, tubarão possuído… tubarão FANTASMA! Sim, é isso mesmo que você leu. 

Ouija Shark nos mostra que nada é impossível no mundo dos filmes de tubarão. Nele, um grupo de adolescentes (que aparentemente nunca assistiram a um filme de terror) invoca um antigo tubarão após mexer em um tabuleiro de Ouija encontrado na praia.

ouija shark

Se você gosta de um tubarão sobrenatural vindo do além, não deixe de assistir também O Tubarão Fantasma de 2013. Mas a Caveira adverte: assista por sua própria conta e risco. 

12. Sharks of the Corn (2021)

Uma das coisas mais legais de filmes de tubarão é ver até onde a imaginação dos envolvidos vai. E às vezes elas vão longe mesmo, digamos que até mesmo para fora das águas.

sharks of the corn

O recado de Sharks Of The Corn é simples: esqueça Colheita Maldita de Stephen King (de quem o filme parodia a premissa e o título), pois o verdadeiro perigo dos milharais agora são tubarões. No filme, coisas estranhas estão acontecendo em uma pequena cidade no Kentucky, conhecida por suas imensas plantações de milho. No entanto, os moradores afirmam que as plantações não são seguras e que grandes tubarões brancos estão nadando por lá. Para saber o resto, só assistindo e abraçando o absurdo dessa premissa.

13. Shark Side of the Moon (2022)

Em um subgênero onde já vimos títulos como Sharks of the Corn e Shark Encounters of the Third Kind (sim, este último é uma referência à outro filme de Spielberg: Contatos Imediatos do Terceiro Grau), não é nenhuma surpresa alguém ter pego The Dark Side of the Moon, o icônico álbum do Pink Floyd, e colocado um tubarão no meio.

shark side of the moon

Bem, e se tubarões podem nadar em plantações de milho, então o que os impede de ir à lua, não é mesmo? Shark Side of the Moon volta para a época da Guerra Fria, quando a União Soviética estava fazendo experimentos com híbridos de humanos e tubarões. É óbvio que, como sempre, tudo deu errado e as criaturas se libertaram. A solução? Colocar os híbridos em uma nave e mandá-los para a lua. Infelizmente, quarenta anos depois um azarado grupo de astronautas norte-americanos precisa cumprir uma missão na lua e… bem, já dá para ter uma ideia do que eles vão encontrar por lá, não é mesmo?

14. Sharkula (2022)

O último item da nossa lista é para os fãs dos monstros clássicos. Afinal, nem mesmo eles se salvaram do destino de se tornarem personagens em filmes de tubarão. 

sharkula

Se você gosta de filmes de baixo orçamento com péssimos efeitos especiais, então Sharkula foi feito para você. Essa superprodução inclui monstros, sangue, um culto sinistro e até o próprio Drácula! Ah, e é claro um tubarão vampiro que se alimenta de sacrifícios humanos.

Depois dessa, Frankenstein que se cuide… 

Tubarões para todos os gostos

Nossa lista mostra que filmes de tubarão são para todo mundo. Se você está procurando uma história séria e angustiante: filme de tubarão. Uma baseada em fatos reais? Filme de tubarão. Uma que abraça o absurdo e o ridículo? FILME DE TUBARÃO! 

Agora, se você precisa de mais filmes de tubarão absurdos, a lista é interminável: Sharktopus (metade tubarão, metade polvo!), Mega Shark vs. Giant Octopus (agora um tubarão gigante lutando contra um polvo gigante), O Ataque do Tubarão de 3 Cabeças (o título diz tudo aqui. Agora, se você tiver interesse, os títulos seguintes vão aumentando as cabeças, chegando até 6!) e Tubarão Tóxico (um tubarão que expele ácido tóxico pela boca). 

Sim, tubarões podem protagonizar todos os tipos de filmes e isso é justamente o que nos atrai tanto a eles. O subgênero acabou se tornando esse lugar incrível para uma mescla de produções que adotam os mais diferentes tons e orçamentos. 

Mas muita calma nessa hora! Por mais que muitos desses filmes despertem nosso medo em relação a tubarões e nos façam nunca mais querer pisar no oceano (sim, estou falando com vocês, Tubarão e Mar Aberto), não precisa se desesperar. O número de pessoas que morrem por ataques de tubarões é relativamente baixo e esses animais geralmente gostam de manter distância de seres humanos. Como todos os filmes envolvendo “animais assassinos”, vale lembrar que o cinema adora aumentar essas ameaças em nome do entretenimento. 

LEIA TAMBÉM: 5 CURIOSIDADES MACABRAS SOBRE O FILME TUBARÃO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Jacinto leite

    5 de outubro de 2023 às 20:02

    Metade dos filmes é trash

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Tubarão + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Pescador + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesGamesLivros

12 Histórias de suspense que se passam em lugares gélidos e isolados

Imagine a seguinte cena: uma lareira aconchegante situada na sala de estar enquanto o...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

Backrooms: Bastidores da realidade?

Ao longo dos anos, a internet se mostrou um lugar particularmente fértil para a...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Brain Dead: Seu cérebro nunca será desligado

Depois de tudo o que foi feito pelo horror nos anos 1980, nosso gênero mais amado (e...

Por Cesar Bravo
Graphic NovelNovidades

Spa, de Erik Svetoft, é finalista do Prêmio Eisner

Tem história publicada pela DarkSide® Books entre os finalistas do Prêmio Eisner...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Alpha: terceiro filme de Julia Ducournau vem aí

A cineasta francesa Julia Ducournau se estabeleceu como uma verdadeira visionária do...

Por DarkSide