Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Cine Book ClubFilmes

Tudo o que você precisa saber antes de assistir ao filme El Camino

Produção da Netflix, que estreia nesta sexta (11), narra os acontecimentos após o fim da série (contém spoilers de Breaking Bad)

Breaking Bad é um marco no mundo das séries de TV. A história de um professor de química com câncer e um ex-aluno envolvido com tráfico de drogas levou apenas cinco temporadas para reunir fãs de todo o mundo, conquistar o respeito da crítica e expandir o seu universo com o spin-off Better Call Saul e agora com o filme da Netflix El Camino: A Breaking Bad Film.

LEIA TAMBÉM: FILME DE BREAKING BAD PODE TER HISTÓRIA FOCADA EM JESSE PINKMAN

A série de Vince Gilligan reuniu cerca de 4 milhões de espectadores por episódio e ficou marcada pela inteligência do roteiro, as atuações da dupla de protagonistas Bryan Cranston e Aaron Paul, coadjuvantes carismáticos, cenas emblemáticas e um monte de sutilezas com referências sagazes sobre história, cultura, cinema e, claro, química. Todos estes detalhes estão no livro Breaking Bad da DarkSide® Books, um guia definitivo da série organizado por David Thompson, escritor e historiador de cinema. Aliás, é uma leitura obrigatória para quem for assistir a El Camino.

A Netflix manteve bastante segredo sobre o filme, principalmente quanto ao seu elenco — apenas cinco nomes estão no IMDb —, mas com a ajuda do trailer e de algumas entrevistas, já podemos especular algumas coisas:

1. Será um filme para os fãs de Breaking Bad

Assim como em Better Call Saul, El Camino promete ferver de referências e easter eggs de Breaking Bad. O próprio Gilligan já declarou em uma entrevista ao The Hollywood Reporter que o foco é na base de fãs da série e, segundo ele, “se você passou 12 anos sem assistir a Breaking Bad, é muito difícil que comece agora”. Apesar disso, ele disse que para escrever o roteiro tomou alguns cuidados para ser uma história compreensível ao novo público, mas que estas pessoas não vão conseguir aproveitar El Camino da mesma forma que os fãs da série. “Nós não vamos desacelerar para ficar explicando as coisas a uma audiência que não conhece Breaking Bad”, afirmou Gilligan.

2. A história começa logo depois do fim da série

Se você também achou que Jesse Pinkman merecia mais ao final da série, El Camino pode vir justamente para consertar isso. Na última temporada de Breaking Bad, Jesse trabalhou cozinhando metanfetamina para um grupo de supremacistas brancos e, ao ser libertado, abriu mão de se vingar de Walter White, que ao longo de cinco temporadas só causou tragédia na vida do ex-aluno. Em vez disso, ele sai dirigindo um Chevrolet El Camino (de onde vem o nome do filme) rumo ao nada, e essa é a última vez que o vimos. 

Na época, o próprio Gilligan pensou que o desfecho direcionava Jesse para um final feliz, mas começou a ponderar sobre como isso pode ter repercutido: “Com o que o final — e vamos chamá-lo apenas de final, nem feliz e nem triste — se pareceu?”. Por isso, o showrunner decidiu continuar tudo exatamente do ponto em que ele parou. El Camino começa imediatamente após o final de Breaking Bad, dando uma continuidade à história de Jesse. 

No livro Breaking Bad, Gilligan dá uma entrevista exclusiva em que define com poucas palavras cada personagem. Para Jesse Pinkman ele afirmou: “Jesse é um líder que acha que é um seguidor”, então podemos esperar um pouco mais disso no filme.

3. Quem deve aparecer

Como já comentamos, os nomes do elenco permanecem um mistério. Por enquanto temos certeza da presença de Jesse (Aaron Paul), Skinny Pete (Charles Baker) e Badger (Matt Jones), que aparecem no teaser. Também aparecem listados no elenco Larry Hankin, que era Old Joe, o cara do ferro-velho, e um coadjuvante bem querido do público: Mike (Jonathan Banks). Apesar de Mike ter morrido durante a série, é bem possível que ele apareça em flashbacks, até porque foi um dos principais mentores de Jesse durante a série — provavelmente mais até do que o próprio Walter White.

O mistério deixa bastante coisa aberta para especulação, então podemos imaginar que os personagens que ficaram vivos na série têm certa chance de aparecer. A matéria do Hollywood Reporter para a qual Gilligan e Paul concederam entrevista cita que os fãs irão reencontrar 10 rostos familiares da série. Entre as principais expectativas temos o advogado Saul Goodman (Bob Odenkirk), estrela do spin-off Better Call Saul. Na série ele deu um jeito de escapar com vida e, segundo as palavras de Gilligan, “Saul Goodman é como uma barata — mesmo depois que o apocalipse chegar ele vai dar um jeito de sobreviver”. 

A família de Walter White também sobrevive à série, então há alguma possibilidade. Como Skyler (Anna Gunn) deu um jeito de levar a família para longe na última temporada, é difícil especular sobre uma possível aparição no filme. No entanto, um endereço tem chamado a atenção dos fãs: a esquina das ruas Holly e Arroz. A referência tem ligação com o nome da namorada de Gilligan, Holly Rice (arroz em inglês). Porém, Holly também era o nome da filha mais nova de Walter White, e um dos motivos da preocupação do personagem em conseguir tanto dinheiro. Pode ser apenas um easter egg inocente, mas já desperta a imaginação dos fãs.

4. Quem não deve aparecer

É quase seguro dizer que personagens que já morreram na série não devem voltar do mundo dos mortos, com exceção de Mike, que aparece nos créditos. A não ser que o filme pese muito a mão em flashbacks, não devemos ver Hank, nem Gus Fring e nenhum dos membros da família Salamanca

5. E Walter White? Alguma esperança de retorno?

A pergunta que não quer calar é sobre a possibilidade de um retorno de Walter White. Como o personagem acabou morto na série (pelo menos é o que fomos levados a acreditar), teoricamente ele não voltaria à história. Flashbacks são sempre uma possibilidade, até porque Mike está “voltando do mundo dos mortos” também. 

A especulação ficou ainda mais forte após declarações do ator Bryan Cranston de que adoraria participar de um filme de Breaking Bad. Quando Aaron Paul foi questionado sobre esta possibilidade, ele apenas declarou que “as pessoas vão ficar bem felizes com o que elas vão ver”. 

El Camino tem tudo para focar em um Jesse buscando reparar o passado para construir um futuro. Como Pinkman tem um ressentimento muito forte por todas as tragédias que o professor provocou na sua vida — incluindo a morte de pessoas queridas —, com ou sem Bryan Cranston é seguro dizer que o fantasma de Walter White estará presente.


LER MAIS

Indicados para você!

Labirinto
R$ 49,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Breaking Bad
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

Que tal uma lista de filmes aterrorizantes para o Natal?

Nem só de comédias românticas e filmes infantis sobrevivem as produções natalinas....

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Metal, alquimia e muito sangue em Semblant: Blood Chronicles

O diálogo entre o metal, em seus diversos estilos, o terror e as histórias em...

Por DarkSide
Graphic NovelPerfil

Henry David Thoreau: “Fui para o bosque porque queria viver deliberadamente”

Em Silvestre, publicação da linha Graphic Novel da DarkSide® Books, o autor Wagner...

Por DarkSide
CuriosidadesListas

Candyman, Maria Sangrenta… histórias reais ou lendas urbanas?

Alguém provavelmente já te desafiou a repetir três vezes o nome da Maria Sangrenta...

Por DarkSide
DarkloveLançamentoListas

Hora de girar a chave chronos: 8 Filmes e séries com viagem no tempo

Se você pudesse embarcar numa viagem no tempo, para onde você iria? A possibilidade...

Por DarkSide