Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesGraphic NovelMacabra

Tudo que sabemos sobre O Telefone Preto

Prestes a chegar no Brasil, filme traz diversas referências clássicas

09/07/2022

Poderia um telefone receber ligações do além? No novo filme da Blumhouse, não apenas o aparelho pode receber ligações do além como pode ajudar um garotinho a salvar sua vida. 

Estrelado por Ethan Hawke no papel mais assustador de sua carreira, O Telefone Preto é produzido, dirigido e co-escrito por Scott Derrickson, o roteirista e diretor de A Entidade, O Exorcismo de Emily Rose e Doutor Estranho da Marvel. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 21 de Julho.

Finney Shaw, um menino tímido e inteligente de apenas 13 anos, é sequestrado por um assassino sádico e preso em um porão à prova de som, onde gritar é de pouca utilidade. Quando um telefone desconectado na parede começa a tocar, Finney descobre que pode ouvir as vozes das vítimas anteriores do assassino. E elas estão determinadas a garantir que Finney não terá o mesmo destino.

Créditos: Blumhouse

Baseado no conto The Black Phone, de Joe Hill, o longa é uma colaboração entre Scott Derrickson e C. Robert Cargill que vinha sendo planejada desde que a dupla estava envolvida com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Com a saída de ambos do filme da Marvel, o caminho estava livre para produzir a adaptação.

Parceria de longa data

Essa não é a primeira vez que Ethan Hawke se une a Derrickson: em 2012, o longa A Entidade trouxe Hawke em um papel tão sinistro que ele quase não o aceitou quando leu o roteiro. No ano seguinte, a dupla repetiu a parceria em Uma Noite de Crime (alguns olhos atentos podem notar a leve semelhança entre as máscaras usadas nesse filme e a máscara usada por Hawke em Telefone Preto). 

Créditos: Blumhouse

Na 3ª vez em que a dupla se encontrou, não foi para produzir um terror. The Good Lord Bird, série co-criada por Hawke, traz a história do abolicionista John Brown e de um escravo que lideram um grupo que luta pelo fim da escravidão.

Créditos: Blumhouse

Para tornar o filme ainda mais assustador, os produtores sabiam que precisariam de uma máscara icônica e aterrorizante. Partindo da premissa de que a máscara deveria representar um demônio e de que seria usada durante a maior parte do filme, Derrickson estava ciente de que acertar o design seria crucial para o sucesso do longa, tanto artística quanto comercialmente.

Criação da máscara

A criação da máscara exigiu muita pesquisa (e muitos orçamentos) até o projeto final, que foi executado por ninguém menos que Tom Savini, um dos maiores maquiadores de todos os tempos. Responsável pela maquiagem e efeitos visuais de grandes clássicos slasher como Sexta-feira 13, Despertar dos Mortos e XXX, Savini credita seu interesse em maquiagem ao trabalho de Lon Chaney, o Homem de Mil Faces.

LEIA TAMBÉM: TOM SAVINI: O MESTRE DAS MAQUIAGENS DOS FILMES DE TERROR

Créditos: Blumhouse

O Callosum Studios, dirigido por Tom Savini e Jason Baker, é especializado em efeitos visuais e criação de máscaras personalizadas. Enquanto Savini se ocupou no design, Baker foi o responsável pela produção da máscara que envolveu, entre outras coisas, a criação de um molde do rosto de Hawke:

“Uma das maiores coisas que Scott [produtor do filme] disse foi ‘Nós temos que ver os olhos de Ethan, não importa o que aconteça. Estamos contratando alguém como Ethan Hawke? É por isso que os olhos estão tão arregalados na máscara, então você pode ver que é Ethan.”

Em entrevista ao Entertainment Weekly, Baker detalhou como se deram os teste das máscaras:

“Levamos todas as máscaras ao escritório de Ethan para garantir que tudo se encaixasse e ele estivesse confortável. Ethan é tão doce e acolhedor. Eu apareço e Ethan tem, tipo, um café com leite de soja e um muffin vegano para mim. Então ele coloca as máscaras, e de repente as coisas começam a clicar, você pode ver as engrenagens começando a virar, e eu fico tipo ‘eu sei que fiz isso, mas eu não gosto e quero ir embora’. É plena luz do dia e ele está fazendo pequenas manobras e sussurrando e falando. Eu fiquei tipo: Isso é aterrorizante.”

As referências usadas são os monstros da década de 1920, como Gwynplaine (personagem vivido por Conrad Veidt no longa O Homem que Ri) e Professor Edward C. Burke (personagem vivido por Lon Chaney em London After Midnight). Aliás, Lon Chaney foi o responsável pela criação dos vilões com sorrisos diabólicos em uma época em que os maquiadores de cinema ainda não eram muito comuns.

Telefones no terror

Outro elemento de destaque é o telefone que, inclusive, dá nome ao filme. Pelo menos desde a década de 70, o aparelho vem ganhando bastante destaque no terror, sendo um elemento central em filmes como Quando um Estranho Chama (1979), Pânico (1996) e O Chamado (2002).

LEIA TAMBÉM: TELEFONEMAS MORTAIS

SCREAM, Drew Barrymore, 1996

Se por um lado o telefone pode ser uma ameaça quando utilizado para aterrorizar os protagonistas, por outro lado ele também pode ser encarado como uma ferramenta para escapar dos perigos. É por isso que muitos diretores estão desenvolvendo soluções criativas para tornar os telefones inutilizáveis. Um exemplo disso é o filme Corra!, de 2017; nele, Chris Washington (Daniel Kaluuya) passa a desconfiar que as coisas estão realmente saindo do controle ao notar que alguém anda desconectando seu celular da tomada quando ele tenta carregá-lo.

Créditos: Universal Pictures

No caso do filme O Telefone Preto, o aparelho não conseguiria oferecer uma solução para Finney porque está desconectado, mas ao receber ligações de pessoas mortas, o telefone passa a ser explorado de uma forma que poucos filmes o fizeram: ele é transformado em um aparelho que consegue se conectar com o além.

Créditos: Blumhouse

Misturando serial killers com máscaras assustadoras, histórias sobrenaturais e fantasmas atormentados, O Telefone Preto traz uma nova faceta de Ethan Hawken — conhecido por papéis sérios e de mocinhos — o astro encara um de seus primeiros vilões.

A herança de Lon Chaney

Lon Chaney surpreendeu o mundo com suas transformações e maquiagens que desafiavam os padrões da época. “O Homem de Mil Faces”, como ficou conhecido, era um mago inovador da maquiagem e aterrorizava o público com criações macabras e bem construídas que deram força a suas obras. Pioneiro no ofício de maquiador, Lon Chaney usou sua experiência para se esconder e encantar. 

Créditos: Metro-Goldwyn-Mayer

Chaney pode até ter vivido há mais de um século, mas deixou um importante legado para o cinema no que diz respeito ao uso de maquiagem como efeitos especiais, inspirando artistas como o igualmente metamorfo ator Doug Jones — de O Labirinto do Fauno e A Forma da Água —, até Tom Savini, a lenda das maquiagens e efeitos visuais. Sua vida e obra foram narradas no quadrinho Fala Comigo, Lon Chaney, de Pat Dorian, publicado pela DarkSide® Books.

Uma homenagem nostálgica e espirituosa a um grande ator, que influenciou muitas gerações de comediantes e humoristas, chegando até os dias de hoje, e que também reverencia os tempos do cinema mudo em que Lon Chaney construiu sua carreira artística, este lançamento vai encantar os fãs do cinema, dos quadrinhos e das artes visuais. Acomode-se na poltrona. O filme acaba de começar.

LEIA TAMBÉM: 7 CURIOSIDADES SOBRE A DISCRETA VIDA DE LON CHANEY

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Fala Comigo, Lon Chaney + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Dama e a Criatura + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide