Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Coven MagicaeDarkloveMagicae

Uma carta aberta para todas as bruxas

Que vocês se reconheçam cada vez mais e com mais consciência

21/02/2022

A bruxaria está para nós, travestis, mulheres trans, mulheres cis, como uma possibilidade de caminho espiritual livre e emancipador. E é justamente pela bruxaria nos acolher que precisamos ter cada vez mais e mais consciência a respeito dela e de nós mesmas dentro dela. Não é só a potência magística que faz uma bruxa, mas a forma como nos olhamos, nos localizamos e nos posicionamos dentro da bruxaria. Não há magia que dê conta de uma inconsciência cegada pelas ideias tortas de uma anulação da vida social, política e cultural em prol de uma ideia distante e utópica de bruxaria. Há muito o que ser conversado e revisto dentro de nossas práticas, a fim de evitar uma alienação espiritual. Sinto que o primeiro passo é nos desfazermos de uma visão idealizada e elitizada de quem somos nós. Muito se tenta higienizar a bruxaria falando que nossos saberes mágicos são europeus, mas vocês já se perguntaram quem foram essas mulheres europeias? Vocês se perguntam o que a Europa fez com elas? Vocês leram no noticiário o que a Europa ainda faz com a memória delas*?

Muitas das bruxas europeias foram enviadas para a então colônia portuguesa sob graves acusações de heresia e bruxaria. Mulheres pobres, analfabetas, muitas delas doentes. O requinte e o elitismo europeu andou e anda em contramão do que é ser bruxa, feiticeira. A relação sempre se deu no campo do oculto, pois a nobreza usufruía do feitiço, mas depois assassinava a feiticeira. Portanto, reitero a importância de desassociarmos a bruxaria e as bruxas europeias de um lugar de glamour, requinte e nobres postos sociais. Com isso, entro num lugar muito importante que é o de simplificar o nosso caminho. 

LEIA TAMBÉM: PARA TORNAR VISÍVEL O SAGRADO TRAVESTI

Créditos: Bárbara Macedo

Proponho, com essa ideia de simplificar, a acessibilidade de quem a bruxaria acolhe. Essa figura da “bruxona” ou do “bruxão” – estouradas nas redes sociais, com cenários riquíssimos, ensinando outras pessoas a “enriquecerem” sem fazer nenhum recorte social ou partindo de uma ideia de espiritualidade meritocrática – precisa ser repensada. Porque ela é inacessível. E reiterá-la como o único referencial possível nos limita e traz a bruxaria para um campo de incompreensão. Afinal, essas pessoas estão dizendo: “veja só como é fácil e simples ser uma bruxa, você só precisa pagar R$ 997 reais no meu curso para isso”, do contrário, a propagação do não compartilhamento de um conhecimento com a desculpa de “quando eu aprendi, foi sozinha” ou qualquer outra baboseira, só atesta que você não aprendeu absolutamente nada do que estudou. Essa bruxaria que segrega e inviabiliza é um caminho de apagamento e resquício de um pensamento colonial, onde quem pode pagar pelo acesso ao conhecimento paga; e quem não pode… bom, volte algumas linhas e releia sobre o destino das bruxas pobres e analfabetas. A bruxaria não pode cair, novamente, no campo da incompreensão. É importante que seja o caminho oposto e para que a gente se compreenda, precisamos nos olhar de frente, olho no olho, e não de baixo para cima. 

Quanto mais a gente reforçar que uma grande bruxa é aquela que tem um altar luxuoso, aquela que possui gigantescas imagens de suas divindades, aquela que possui infinitos livros (todos em inglês) sobre o tema, centenas de ervas e árvores cultivadas em seu enorme jardim, centenas de cristais (sem se preocupar com a forma de extração deles), mais a gente vai distanciar desse caminho as pessoas que mais precisam dele. As bruxas contemporâneas, que são constantemente acusadas de serem hereges de uma sociedade cis-hétero-branca-normativa. Aquelas pessoas que, provavelmente, não se encontraram em outros caminhos espirituais. 

A bruxaria é um caminho expansivo e que se renova. É um dos caminhos que eu sigo porque ele me acolheu mesmo quando o meu altar consistia em dois elementos num banquinho plástico. E é assim que deve ser. A bruxaria não é um caminho pronto, é um caminho que está em constante acontecimento e se faz importante trazê-lo para a contemporaneidade e para os recortes sociais, para que ele siga sendo o que se propõe: uma prática espiritual verdadeiramente acolhedora que está interessada muito mais no seu desejo de autoconhecimento e na não segregação do conhecimento adquirido. Quanto mais a “bruxona” for travesti, negra, periférica, mãe solo, indígena, quilombola, guerrilheira, latino-americana, mais acessível ela será. E quanto mais acessível ela é, mais verdadeira ela se torna. Maior é o número de mulheres que se sentem representadas e representatividade se dá na ação. 

LEIA TAMBÉM: SOBRE MAGIA E ABRIR JANELAS

Créditos: Bárbara Macedo

A bruxa literária Clarice Lispector escreve, em Mineirinho, de 1964: “Para que a minha casa funcione, exijo de mim como primeiro dever que eu seja sonsa, que eu não exerça a minha revolta e o meu amor, guardados. Se eu não for sonsa, minha casa estremece. Eu devo ter esquecido que embaixo da casa está o terreno, o chão onde nova casa poderia ser erguida. Enquanto isso dormimos e falsamente nos salvamos.” 

Ser bruxa nos faz contrárias a sermos “sonsas”. Não nos cabe o lugar do funcionamento em troca do não exercício da revolta e do amor. A bruxaria nos espelha, entre nós mesmas, para que uma encoraje a outra a falar, a sorrir, a chorar, a gritar, a amar. A bruxaria é esse próprio chão de Clarice, onde erguemos novas casas à medida que as anteriores não funcionam mais. E conhecer Clarice e seus mistérios é vivenciar o poder alquímico que sua escrita traz. Recomendo o livro Bruxas Literárias – Alquimia das Palavras, de Taisia Kitaiskaia e Katy Horan para que vocês localizem outras referências para a bruxaria de vocês. 

Gosto muito de uma passagem do livro Bruxa Natural (sim, ele de novo!) em que a autora diz: “(…) para uma bruxa natural, o mundano é mágico. Quando ela sente, responde e toca nos fluxos de energia da natureza ao seu redor, nada pode ser mais natural. Ela realiza magia natural. A natureza em si é mágica. O dia a dia é sagrado para a bruxa natural”. Quando pensamos nessa sacralização do mundano, não estamos banalizando o caminho. Estamos entrando em um alinhamento maior com a essência da bruxaria, que não é de escassez, mas de simplicidade. De reconhecer o poder de um rezo bem rezado, de um raminho de alecrim para abrir caminhos de forma alegre, de um chá de hortelã bem intencionado para trazer foco.

Esta é uma carta aberta para que todas as bruxas se desprendam do discurso de serem netas de alguém para validar sua própria magia. Nem sempre a bruxaria vai vir de linhagem na sua vida. E independente da forma como ela chegar, sua parte é olhar para ela e para si com consciência e presença. O resto, como diria a poesia, “cresce livre e verde longe da tua cegueira”. Viva a sua magia, bruxa!

LEIA TAMBÉM: BRUXA, SE PERMITA ERRAR!       

*Em matéria publicada pela BBC News, “Catalunha concede perdão a centenas de mulheres executadas por bruxaria”. Essa ação só reitera o pensamento eurocêntrico e nos mostra que, se houvesse possibilidade, as fogueiras ainda estariam acesas em praças públicas. 

Sobre Bárbara Macedo

Avatar photoBárbara Macedo é uma travesti bruxa e makumbeira. Trabalha como oraculista, magista e mentora espiritual. Tem como enorme desejo auxiliar as pessoas a romper com os olhares binários acerca de sua própria espiritualidade e, consequentemente, visão de mundo. Pesquisa as relações entre a população da qual faz parte (travesti) e espiritualidade, com enfoque na bruxaria e na umbanda. Conheçam seu trabalho no instagram @barbara_macedo37.

7 Comentários

  • Simone Agostinho da Silva Santos

    21 de fevereiro de 2022 às 15:50

    Maravilhosa sua carta aberta, amo o mundo místico tenho vontade de aprender muito sobre a bruxaria.. um abraço

  • strega

    21 de fevereiro de 2022 às 19:14

    Muito bacana Bárbara você alertar para a contradição do elitismo de muitos auto-proclamdos bruxos e bruxas, que nega a condição marginalizada e excluída dos que encantavam e encantam a vida no dia-a-dia!

  • Laura

    21 de fevereiro de 2022 às 21:50

    Maravilhosa!! Arrasou! Adoro esse mundo místico, apesar de saber pouco sobre

  • Manoela

    21 de fevereiro de 2022 às 22:00

    Essencial na nossa caminhada, que texto maravilhoso

  • strega

    21 de fevereiro de 2022 às 22:04

    É isso aí: Elitismo e Exclusão são a antítese da Magia.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide