Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmes

Você sabe o que é o terror de Hagsploitation?

Um bom e clássico exemplo desse subgênero do terror - e que deu origem a ele - é O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, de 1962

Filmado em 1962, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? se tornou um fenômeno tão grande que acabou dando origem a um subgênero do terror chamado Hagsploitation. O filme, baseado no romance de mesmo nome, de Henry Farrell, lançado pela DarkSide Books, colocou fim em um eterno conflito entre as atrizes hollywoodianas Bette Davis e Joan Crawford

O terror de Hagsploitation explora mulheres de meia idade como protagonistas que, de alguma forma, enlouqueciam por algum fato do passado e passavam a vida se lamentando ou nutrindo sentimentos ruins que as transformariam em criminosas hediondas no futuro, como é o caso de Baby Jane, por exemplo. O longa dirigido por Robert Aldrich consagrou as atrizes na Hollywood clássica e foi a própria Crawford quem sugeriu o nome de sua arqui-inimiga para o papel de Blanche Hudson – elas se odiaram durante muitos anos. Mas a genialidade do elenco aliada ao poder da história de Baby Jane revolucionaram o cinema para sempre.  

O Hagsploitation também escancarou o preconceito que atrizes mais velhas sofriam ao encararem Hollywood depois da juventude. As protagonistas desses filmes de terror eram, em sua maioria, atrizes premiadas na juventude e que agora faziam papéis de velhas insanas, malucas e perigosas para ainda se manterem nas telas do cinema. Pouco depois do sucesso de O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, Bette e Joan estrearam outros clássicos do Hagsploitation: Alguém Morreu em Meu Lugar e Almas Mortas, ambos lançados em 1964.

Outros títulos copiavam o molde de Baby Jane sem esconder, como: Whatever Happened to Aunt Alice, que no Brasil foi lançado como Mansão dos Desaparecidos, estrelado por Geraldine Page, What’s the Matter With Helen (Obsessão Sinistra) com Debbie Reynolds e Shelley Winters, além de Whoever Slew Auntie Roo (Fábula Macabra) também com Shalley Winters e Hush… Hush, Sweet Charlotte (Com a Maldade na Alma), lançado em 1964. Esse último trata-se de um conto do autor Henry Farrell que também está presente na edição brasileira de O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

No vídeo abaixo, Max Valarezo, do canal Entre Planos, fala muito mais sobre as origens do terror de Hagsploitation e como as atrizes Joan Crawford, Bette Davis e muitas outras enxergaram nesse subgênero a chance de continuar fazendo o que mais amavam na vida: atuar diante das câmeras.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Colecionador
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ListasLivros

Dicas de livros para presentear nesse fim de ano

O período de festas e confraternizações está chegando, e com ele aquela eterna...

Por DarkSide
DarkloveListasLivros

10 Livros com lições valiosas da marca DarkLove

Uma narrativa nunca se limita ao universo de seus personagens. Ela ressoa nas...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic NovelListas

Vampiros made in Brazil: Conheça 7 personagens

Quando se fala em vampiros, geralmente lembramos da Romênia e seu Conde Drácula ou...

Por DarkSide
Graphic NovelListas

10 Histórias em quadrinhos que vão te surpreender

Quadrinhos podem até ter sido uma das primeiras maneiras de prender a leitura das...

Por DarkSide
ListasLivrosMacabra

10 Livros macabros que você precisa conhecer

Até os DarkSiders mais trevosos já devem ter passado por isso: a sua leitura está...

Por DarkSide