Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmes

Você sabe o que é o terror de Hagsploitation?

Um bom e clássico exemplo desse subgênero do terror - e que deu origem a ele - é O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, de 1962

05/07/2019

Filmado em 1962, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? se tornou um fenômeno tão grande que acabou dando origem a um subgênero do terror chamado Hagsploitation. O filme, baseado no romance de mesmo nome, de Henry Farrell, lançado pela DarkSide Books, colocou fim em um eterno conflito entre as atrizes hollywoodianas Bette Davis e Joan Crawford

O terror de Hagsploitation explora mulheres de meia idade como protagonistas que, de alguma forma, enlouqueciam por algum fato do passado e passavam a vida se lamentando ou nutrindo sentimentos ruins que as transformariam em criminosas hediondas no futuro, como é o caso de Baby Jane, por exemplo. O longa dirigido por Robert Aldrich consagrou as atrizes na Hollywood clássica e foi a própria Crawford quem sugeriu o nome de sua arqui-inimiga para o papel de Blanche Hudson – elas se odiaram durante muitos anos. Mas a genialidade do elenco aliada ao poder da história de Baby Jane revolucionaram o cinema para sempre.  

O Hagsploitation também escancarou o preconceito que atrizes mais velhas sofriam ao encararem Hollywood depois da juventude. As protagonistas desses filmes de terror eram, em sua maioria, atrizes premiadas na juventude e que agora faziam papéis de velhas insanas, malucas e perigosas para ainda se manterem nas telas do cinema. Pouco depois do sucesso de O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, Bette e Joan estrearam outros clássicos do Hagsploitation: Alguém Morreu em Meu Lugar e Almas Mortas, ambos lançados em 1964.

Outros títulos copiavam o molde de Baby Jane sem esconder, como: Whatever Happened to Aunt Alice, que no Brasil foi lançado como Mansão dos Desaparecidos, estrelado por Geraldine Page, What’s the Matter With Helen (Obsessão Sinistra) com Debbie Reynolds e Shelley Winters, além de Whoever Slew Auntie Roo (Fábula Macabra) também com Shalley Winters e Hush… Hush, Sweet Charlotte (Com a Maldade na Alma), lançado em 1964. Esse último trata-se de um conto do autor Henry Farrell que também está presente na edição brasileira de O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

No vídeo abaixo, Max Valarezo, do canal Entre Planos, fala muito mais sobre as origens do terror de Hagsploitation e como as atrizes Joan Crawford, Bette Davis e muitas outras enxergaram nesse subgênero a chance de continuar fazendo o que mais amavam na vida: atuar diante das câmeras.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Colecionador
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

The Curse: Está na água! (e essa é uma péssima notícia)

Bem, não é exatamente um segredo que nós adoramos filmes com um bom começo. E...

Por Cesar Bravo
Crime SceneDocumentáriosSéries

10 Produções para fãs de Damas Mortais e Lady Killers

Os catálogos dos streamings e canais de televisão nunca estiveram tão recheados de...

Por DarkSide
DocumentáriosNovidades

The Enfield Poltergeist: Apple TV anuncia série documental sobre caso Enfield

A Apple TV anunciou uma série documental baseada no caso Enfield, que estreia em 27 de...

Por DarkSide
DarkloveLançamento

Lançamento: Realeza das Bruxas: A Irmandade Secreta de Sua Majestade, por Juno Dawson

A Irmandade Secreta de Sua Majestade (ISSM) é o maior coven do Reino Unido, cuja...

Por DarkSide
DarkloveLançamento

Lançamento: A Última Contadora de Histórias, por Donna Barba Higuera

A Última Contadora de Histórias é mais do que um livro — é uma experiência...

Por DarkSide