Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Cine Book ClubFilmes

Você sabe o que é o terror de Hagsploitation?

Um bom e clássico exemplo desse subgênero do terror - e que deu origem a ele - é O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, de 1962

Filmado em 1962, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? se tornou um fenômeno tão grande que acabou dando origem a um subgênero do terror chamado Hagsploitation. O filme, baseado no romance de mesmo nome, de Henry Farrell, lançado pela DarkSide Books, colocou fim em um eterno conflito entre as atrizes hollywoodianas Bette Davis e Joan Crawford

O terror de Hagsploitation explora mulheres de meia idade como protagonistas que, de alguma forma, enlouqueciam por algum fato do passado e passavam a vida se lamentando ou nutrindo sentimentos ruins que as transformariam em criminosas hediondas no futuro, como é o caso de Baby Jane, por exemplo. O longa dirigido por Robert Aldrich consagrou as atrizes na Hollywood clássica e foi a própria Crawford quem sugeriu o nome de sua arqui-inimiga para o papel de Blanche Hudson – elas se odiaram durante muitos anos. Mas a genialidade do elenco aliada ao poder da história de Baby Jane revolucionaram o cinema para sempre.  

O Hagsploitation também escancarou o preconceito que atrizes mais velhas sofriam ao encararem Hollywood depois da juventude. As protagonistas desses filmes de terror eram, em sua maioria, atrizes premiadas na juventude e que agora faziam papéis de velhas insanas, malucas e perigosas para ainda se manterem nas telas do cinema. Pouco depois do sucesso de O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, Bette e Joan estrearam outros clássicos do Hagsploitation: Alguém Morreu em Meu Lugar e Almas Mortas, ambos lançados em 1964.

Outros títulos copiavam o molde de Baby Jane sem esconder, como: Whatever Happened to Aunt Alice, que no Brasil foi lançado como Mansão dos Desaparecidos, estrelado por Geraldine Page, What’s the Matter With Helen (Obsessão Sinistra) com Debbie Reynolds e Shelley Winters, além de Whoever Slew Auntie Roo (Fábula Macabra) também com Shalley Winters e Hush… Hush, Sweet Charlotte (Com a Maldade na Alma), lançado em 1964. Esse último trata-se de um conto do autor Henry Farrell que também está presente na edição brasileira de O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

No vídeo abaixo, Max Valarezo, do canal Entre Planos, fala muito mais sobre as origens do terror de Hagsploitation e como as atrizes Joan Crawford, Bette Davis e muitas outras enxergaram nesse subgênero a chance de continuar fazendo o que mais amavam na vida: atuar diante das câmeras.

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Colecionador
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime ScenePerfil

Quem foi Robert K. Ressler, o agente do FBI que entrou na mente dos serial killers

Se você é fã do selo Crime Scene não precisamos reunir muitas evidências para...

Por DarkSide
FilmesHalloweenMacabra

31 Dias de Terror: Desafio Halloween

Por Macabra Você não precisa sair de casa para ter um mês de outubro aterrorizante....

Por DarkSide
MacabraPerfil

Jack Ketchum: “As pessoas me assustam mais do que qualquer monstro”

A ficção pode trazer histórias assustadoras, mas a realidade muitas vezes tem a...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Mindhunter Profile: Serial Killers chega ao selo Crime Scene

“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se...

Por DarkSide
DarkSide BooksEntrevista

Dia do Tradutor: Conheça curiosidades e desafios da profissão

Eles não são dicionários bilíngues ambulantes e muito menos aplicativos de...

Por DarkSide