Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


LivrosMagicae

Witcherature: A vez das bruxas na literatura

Por que estamos fascinados por bruxaria?

16/01/2023

A bruxaria está nos livros, nas redes sociais, em releituras de clássicos e no streaming. Até onde não há a bruxaria propriamente dita, a estética e temas relacionados se fazem presentes, como é o caso do sucesso da série Wandinha. Afinal, por que estamos tão fascinados pelo tema?

LEIA TAMBÉM: 10 LIVROS PARA FÃS DE WANDINHA

No inglês já surgiu até a palavra “witcherature”, uma junção das palavras “witch” [bruxa] e “literature” [literatura], para sintetizar esse fenômeno cultural. Se em séculos passados elas eram perseguidas e assassinadas — aliás, muitas mulheres que nem eram bruxas acabaram acusadas desse “crime” — hoje elas estão tomando conta do imaginário popular e deixando de ser um mercado que há até pouco tempo pertencia a um nicho bem restrito para dominar as livrarias.

Perseguição, contos de fadas e feminismo

Se por um lado as perseguições às bruxas massacraram pessoas — em sua maioria mulheres —, as bruxas nunca foram completamente queimadas nas fogueiras ou enforcadas. Elas permaneceram muito vivas no imaginário popular, ainda que em uma visão bem deturpada do que a bruxaria realmente significa.

Nos contos de fadas elas eram as vilãs frequentemente representadas como feiticeiras invejosas da juventude e da beleza das princesas. Até mesmo nas versões mais “familiares” da Disney elas carregavam consigo a essência do mal. E se você leu Princesas Dark sabe que essas histórias possuem contornos ainda mais sinistros.

Banner Princesas Dark

Mas de umas décadas para cá essa visão tão negativa e unilateral sobre as bruxas vem sendo questionada de maneira gradativa — não coincidentemente acompanhando a evolução do movimento e das pautas feministas. Hoje entendemos que muito do que era considerado bruxaria era simplesmente feminismo, como não se casar nem ter filhos, administrar a própria fortuna e bens materiais, deter conhecimentos sobre plantas e ervas e adotar práticas espirituais alternativas ao cristianismo são apenas alguns exemplos. Se você se identificou com pelo menos um deles, é bem provável que você seria acusada de bruxaria há alguns séculos.

Trazendo para o nosso século XXI, há uma nova onda de feminismo que está dedicada a revisitar a luta pelos direitos das mulheres ao longo da história e observar a repercussão de tais injustiças. Desde o cerceamento a direitos reprodutivos em países como Brasil e Estados Unidos até notícias sobre a opressão sofrida por mulheres no Irã e no Afeganistão, a leitura sobre as injustiças históricas cometidas contra elas estabelece um revoltante vínculo entre o passado e o presente.

LEIA TAMBÉM: A BRUXARIA É UM ATO POLÍTICO

Uma obra essencial para conhecer melhor a história da bruxaria diante da sociedade é Grimório das Bruxas, escrita pelo pesquisador Ronald Hutton. Motivado pela relação entre medo e bruxaria estabelecida ao longo dos séculos, o autor mergulha numa pesquisa profunda, analisando seus contextos, crenças e origens históricas e culturais. 

grimório das bruxas

Bruxaria natural e colapso ambiental

Uma das vertentes que está despertando o interesse das pessoas atualmente é o da bruxaria natural. Além de permitir uma prática mais independente, é talvez um dos ramos da bruxaria que mais valorize a nossa conexão com o universo e com o nosso planeta sem esbarrar em muitas regras, tornando-se bem acessível para quem ainda está dando os seus primeiros passos na prática.

A bruxaria natural encontra respaldo em um movimento urgente de rever a relação do ser humano com o nosso planeta, principalmente no que diz respeito à utilização de recursos naturais. Adeptos da prática não enxergam árvores apenas como fornecedoras de matéria-prima, a água como algo para matar a sede ou animais como mero bichinho de estimação. Bruxas e bruxos naturais honram cada presente da natureza e se dedicam a respeitá-los, estabelecendo uma relação harmoniosa e responsável com a vida em todas as suas formas.

DarkSiders que queiram estreitar a sua conexão com o planeta têm em Arin Murphy-Hiscock uma mentora com experiência de sobra. A sacerdotisa é autora dos livros Bruxa Natural e A Casa da Bruxa Natural, com dicas, receitas e ensinamentos valiosos sobre nos reconhecermos em meio às dádivas do universo, a relação com os elementos da natureza e como transformar o nosso lar nesse santuário natural e repleto de significado.

bruxa natural

Em busca de respostas

Um dos motivos que tem tornado a literatura bruxa mais popular envolve a jornada de autoconhecimento pela qual muitas pessoas estão optando por passar. Nesse sentido, diversas obras são procuradas como oráculos, interpretações ou mensagens para o nosso dia a dia.

Esse tipo de conteúdo costuma ser procurado principalmente quando a sociedade enfrenta crises, como as políticas, financeiras ou sanitárias, como a pandemia de Covid-19. Para encontrar algum tipo de sentido, sinal ou estrutura, as pessoas recorrem a esses guias como um contraponto ao caos e às incertezas do dia a dia.

E quem disse que essas publicações não podem nos reservar lições valiosas ou aquele sinal que você tanto queria? O Livro das Respostas, por exemplo, funciona como um verdadeiro oráculo, partindo do princípio que nada na nossa vida acontece por acaso — nem a página em que você decidiu abrir o livro. Já o Dicionário dos Sonhos reúne mais de 10 mil possibilidades de explicações para o que o seu inconsciente está tentando lhe dizer.

livro das respostas

Agora se você é daqueles que sabe que cada dia possui alguma oportunidade ou lição, o Diário Mágico é um ótimo acompanhante para todas as manhãs, com informações, curiosidades, rituais e mensagens repletas de significado para uma jornada mais abundante nos caminhos da magia.

De vilãs a donas da própria história

Vilanizadas, demonizadas e perseguidas, as bruxas agora estão no centro da busca por um contraponto sobre a percepção que a sociedade criou delas. Mas se engana quem acha que o seu novo papel é o de vítimas. Não, as bruxas estão dispostas a mostrar que o mundo é muito mais complicado e belo do que o simples “bem contra o mal”.

Elas conquistaram o centro da narrativa, contemplando todo o seu poder para desafiar as estruturas patriarcais que as subjugaram por tanto tempo. Uma dessas histórias que conquistou DarkSiders de todos os cantos é Reino das Bruxas: Irmandade Mística, de Kerri Maniscalco. Na trama, uma bruxa chamada Emilia investiga o assassinato da irmã para conseguir sua vingança.

Alexis Henderson também colocou essas personagens no centro da narrativa em O Ano das Bruxas, uma ficção especulativa que desenterra um passado de violência contra essas mulheres. A jovem Immanuelle é tida pelos moradores de Betel como uma pessoa amaldiçoada, não importa o quanto ela se esforce para seguir o Protocolo Sagrado. Quando se encontra com os espíritos de bruxas assassinadas pelo Profeta, ela passa a compreender a injustiça da sociedade em que vive.

o ano das bruxas

Mas não foi apenas o cristianismo que perseguiu as bruxas. Genevive Gornichec ambientou a trama de No Coração da Bruxa em meio à mitologia nórdica para contar a história de Angrboda, uma gigante bruxa que foi punida por Odin quando ela lhe negou conhecimentos sobre o futuro. 

Há algo empoderador em ver tantas mulheres desafiando o preconceito e a misoginia. Seja para conhecer melhor a história da bruxaria, seguir uma jornada mágica, obter respostas e inspiração ou acompanhar jornadas de personagens poderosas, a witcherature se conecta à rebeldia que cada um carrega consigo. Isso acaba estabelecendo um senso de comunidade entre leitores e leitoras que questionam essa demonização sobre a bruxaria, escrevendo uma nova história para praticantes da magia em todo o mundo.

LEIA TAMBÉM: AFINAL, O QUE É BRUXARIA?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Casa da Bruxa Natural + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide