Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListasMedo Clássico

10 Adaptações e filmes inspirados em Frankenstein

Ele está vivo e eternizado nestas produções

15/05/2023

Frankenstein é provavelmente uma das obras de horror e ficção científica que mais vezes foi adaptada para as grandes e pequenas telas. Mesmo depois de dois séculos de sua primeira publicação em 1818, o romance escrito por Mary Shelley é continuamente adaptado e reimaginado nos mais diferentes meios midiáticos. Victor Frankenstein e sua monstruosa Criatura nunca estiveram tão vivos, saindo das páginas da literatura para protagonizar filmes e séries de televisão dos mais diversos estilos. 

LEIA TAMBÉM: FRANKENSTEIN NA CULTURA POP

A jornada do cientista que cria vida e não consegue lidar com as consequências disso foi apropriada por múltiplos estúdios, gerando um mar de adaptações e novas versões, algumas mais próximas do livro, outras nem tanto. 

Para comemorar que a obra-prima de Mary Shelley voltou a caminhar entre nós aqui na DarkSide® Books em Frankenstein: Monster Edition, a Caveira separou 10 adaptações de uma das histórias mais famosas de todos os tempos que você precisa conferir! 

1. Frankenstein (1931)

Embora a produção dirigida por James Whale não seja a primeira adaptação do livro (houve pelo menos três curtas antes, incluindo um de 1910 produzido pela Edison Studios), nem sua versão mais fiel, ela é certamente uma das mais famosas

boris karloff em frankenstein 1931

Vindo diretamente da Universal Studios, a clássica versão em preto e branco inaugurou (junto com Drácula de Tod Browning) os famosos Monstros da Universal. Em um dos papéis mais marcantes de sua carreira, Boris Karloff brilha como a monossilábica Criatura, abandonada à própria sorte por seu criador. A maquiagem de Karloff, feita por Jack Pierce, se tornou o visual mais icônico e popular do Monstro, sendo reproduzida até os dias atuais e o filme deu origem a uma das sequências mais famosas do horror: A Noiva de Frankenstein (1935). 

2. A Maldição de Frankenstein (1957)

Na década de 1950, diversos monstros clássicos ganharam novas (e sangrentas) versões nas mãos do estúdio britânico Hammer e não é surpreendente o fato de Frankenstein ter sido o primeiro. Podemos até dizer que se trata de um poético retorno a sua terra natal… 

a maldição de frankenstein

A Maldição de Frankenstein foi o primeiro filme de horror em cores da Hammer Studios, abrindo porta para novas adaptações de Drácula (1958) e A Múmia (1959). Com a icônica dupla Peter Cushing e Christopher Lee nos papéis de Victor Frankenstein e de sua Criatura, respectivamente, o filme dirigido por Terence Fisher é um dos primeiros a centrar novamente a história no cientista arrogante e sem escrúpulos que dá nome ao romance de Shelley. Embora não tenha sido muito bem recebido pelos críticos, o filme foi um sucesso de bilheteria e gerou mais seis sequências, cinco delas protagonizadas por Cushing como o imoral cientista.

3. Carne para Frankenstein (1973)

Lançado em 1973 sob direção de Paul Morrissey, mais conhecido por suas colaborações com Andy Warhol, Carne Para Frankenstein é o filme ideal para quem procura uma versão camp, perversa e absurda da história. 

carne para frankenstein

Originalmente exibido em 3D para que os espectadores fossem confrontados com entranhas e cabeças decepadas, o filme traz Udo Kier como o Barão Frankenstein, um cientista fascista determinado a criar dois seres perfeitos a partir de cadáveres humanos. Seu objetivo é nefasto: manter as criações sob seu controle e fazê-las se reproduzirem, gerando assim a raça perfeita. Carne Para Frankenstein é sangrento, satírico e um entretenimento de primeira para quem gosta de filmes exploitation

LEIA TAMBÉM: POR QUE FRANKENSTEIN É CHAMADO DE PROMETEU MODERNO?

4. O Jovem Frankenstein (1974)

Provando que não só de horror vive a história de Frankenstein, em 1974 Mel Brooks dirigiu a comédia O Jovem Frankenstein. A paródia protagonizada por Gene Wilder como o Dr. Frederick Frankenstein é uma colcha de retalhos de antigos filmes de horror da Universal ao mesmo tempo em que presta uma grande homenagem à produção de 1931 e ao livro de Mary Shelley.

o jovem frankenstein

Exibido em preto e branco, O Jovem Frankenstein conta a história de Frederick, o neto de Henry Frankenstein que volta para a Transilvânia para inspecionar a propriedade que acabou de herdar.  Lá, ele descobre o processo de reanimação de cadáveres e segue os passos do avô. Além de Wilder, integram o elenco: Peter Boyle como o Monstro (que dessa vez aparece com um zíper no pescoço, afinal era a Universal quem detinha os direitos dos parafusos) e Marty Feldman, como Igor, o icônico assistente corcunda.

5. Frankenstein, o Monstro das Trevas (1990)

Frankenstein com viagem no tempo? Sim, isso existe! Dirigido por Roger Corman em seu último trabalho ocupando a cadeira de direção, Frankenstein, O Monstro das Trevas traz John Hurt como o dr. Buchanan, um engenhoso inventor de armas que é sugado por uma fenda temporal, o que o faz sair de 2031 e parar na Genebra de 1817

frankenstein o monstro das trevas

O mais fascinante de Frankenstein, O Monstro das Trevas é a metalinguagem, já que no passado Buchanan não apenas encontra Victor Frankenstein e seu Monstro, como também a própria Mary Shelley e seu companheiro, Percy. É também difícil resistir a Raul Julia, nosso eterno Gomez Addams, como o inescrupuloso e narcisista cientista. 

6. Frankenstein de Mary Shelley (1994)

Considerada uma das adaptações mais próximas ao romance, Frankenstein de Mary Shelley traz Kenneth Branagh (que também dirige o filme) como Victor e Robert De Niro como o Monstro, além de Helena Bonham Carter como Elizabeth, a noiva do cientista. 

frankenstein de mary shelley

Diferente de outras versões, o filme traz momentos do livro que nunca haviam sido adaptados anteriormente e parte de uma narrativa semelhante à de Shelley, iniciando com um isolado Victor narrando os eventos passados para a tripulação de um navio no Oceano Ártico. A produção traz à tona muitos dos temas levantados pelo romance e se afasta do subgênero “filme de monstro”, apresentando uma Criatura muito mais sofrida, inteligente e que desperta a simpatia do público. 

7. Frankenstein (2004)

Com quase 3h30 de duração, a minissérie de 2004 segue de perto a obra original, especialmente no que diz respeito ao seu Monstro, interpretado por Luke Goss. 

frankenstein minissérie 2004

Enfatizando mais a tragédia do que o horror presente na história e suavizando muitos de seus momentos, Frankenstein oferece uma representação fiel do Monstro, que é construído de forma desconcertante, simultaneamente inspirando nossa compaixão e medo. 

8. Frankenweenie (2012)

Tim Burton já havia atestado seu amor por Frankenstein em Edward Mãos De Tesoura (1990) e A Noiva Cadáver (2005), mas foi no stop-motion Frankenweenie que o diretor entregou sua própria versão do romance de Mary Shelley. 

frankenweenie

Nesta refilmagem de um curta do próprio Burton de 1984, acompanhamos Victor Frankenstein, um menino apaixonado por ciência e cinema, que decide utilizar o poder da eletricidade para ressuscitar seu querido cãozinho, Sparky. O caos se instaura quando seus colegas utilizam a fórmula em seus falecidos animais de estimação, resultando em grandes problemas. 

9. Frankenstein (2015)

Esqueça os castelos góticos e o século XIX, esta adaptação transporta a história de Frankenstein para a Los Angeles dos dias atuais, em uma reimaginação que adota o ponto de vista do Monstro, inserindo elementos tecnológicos da contemporaneidade. 

frankenstein 2015

Dirigido por Bernard Rose, que comandou O Mistério de Candyman (1992), o filme segue um casal de cientistas, Victor e Elizabeth Frankenstein (interpretados por Danny Huston e Carrie-Anne Moss), que cria Adam, um jovem rapaz com a mente de uma criança. É óbvio que as coisas não correm bem e a dupla prontamente rejeita sua criação quando ela começa a desenvolver deformidades na face e no rosto. Xavier Samuel interpreta a trágica Criatura forçada a viver nas margens da sociedade, enquanto o próprio Candyman, Tony Todd, aparece como um ombro amigo para o ser atormentado. 

10. Penny Dreadful (2014-2016)

Embora não seja centrada especificamente na história de Frankenstein, a série de televisão Penny Dreadful traz Victor Frankenstein e sua Criatura como importantes personagens de sua trama. 

penny dreadful

Interpretada por Rory Kinnear, a Criatura, nomeada inicialmente de Caliban e posteriormente de John Clare, corresponde a muitas das descrições presentes no livro de Mary Shelley. Além de se manter próxima a história original, Penny Dreadful oferece a diversão de presenciarmos o entrelaçamento das narrativas góticas que mais amamos. Se prepare para encontrar monstros como o próprio Drácula, Dr. Jekyll, Mr. Hyde e o narcisista Dorian Gray. Praticamente uma reunião da nossa marca Medo Clássico!

Frankenstein para todos os gostos

Frankenstein é tão popular e versátil que fica até difícil escolher apenas dez versões deste Monstro tão amado! Seja em adaptações mais fiéis, reimaginações, paródias e homenagens, todos nós adoramos assistir essa trágica história. 

Presente em tributos como The Rocky Horror Picture Show (1974) e em comédias como Abbott & Costello Encontram Frankenstein (1948), a Criatura chegou até mesmo a viajar para o Japão em 1965 no filme Frankenstein Contra o Mundo, em que enfrenta um monstro gigante à lá Godzilla. 

Mais recentemente, foi noticiado que o cineasta Guillermo Del Toro finalmente dirigiria sua própria versão de Frankenstein, o que faz bastante sentido, considerando o amor que o diretor tem pela obra. Por aqui nós mal podemos esperar para ver onde Del Toro vai levar a clássica história de Mary Shelley.

guillermo del toro frankenstein

Já a Caveira ama tanto essa história que trouxe o famoso Prometeu Moderno de volta à vida em uma nova edição de tirar o fôlego: Frankenstein: Monster Edition, que não só acompanha a versão original do romance como também ilustrações arrebatadoras de Bernie Wrightson e uma introdução do mestre Stephen King!

E para o DarkSider que precisa saber de tudo que acontece no universo das nossas obras favoritas de ficção, a Caveira se uniu à Macabra para trazer até você Frankenstein: Anatomia de Monstro, resultado de uma pesquisa rica e aguçada que examina os fatos científicos no complexo mundo construído por Mary Shelley em 1818.

frankenstein anatomia de monstro

Está na hora de completar sua coleção e gritar conosco: Ele está vivo! Está vivo! 

LEIA TAMBÉM: GUILLERMO DEL TORO QUER FAZER SUA VERSÃO DE FRANKENSTEIN

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Frankenstein
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide